TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Design Thinking Design Thinking é estratégico para inovação

Design Thinking já é realidade no mercado brasileiro e é estratégico para inovação.

Com esta trilha queremos ajudar os nossos líderes a entenderem como o Design Thinking está sendo aplicado na prática.

Queremos co-criar insights sobre como escalar sua prática neste universo Ágil de Transformação Digital de serviços baseados na Cloud, na Internet das Coisas, na Computação Cognitiva e em todas as tecnologias que usamos e amamos para entregar inovações estratégicas centradas no usuário.

Queremos envolver todas as áreas e especialidades da estratégia, da user experience e da criação de produtos para mostrar de que forma o foco nas pessoas para as quais criamos pode acontecer e impactar positivamente nos processos e resultados.

Aguardamos vocês nesta jornada onde juntos construímos o amadurecimento do Design Thinking frente nossos desafios de escalar em mundo de entrega contínua e onde cada vez mais precisamos conquistar quase que pessoalmente cada cliente.


Facilitadora Visual

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Comece com a Empatia
Karin Keller

A primeira etapa do processo de design thinking é Empatizar. Mas o que é, de fato, empatia? Mais do que uma etapa, é uma competência, que precisa ser desenvolvida antes de ser possível, de fato, aplicar esta etapa. Nesta palestra, vamos construir uma estrutura para que seja possível ser mais empático no dia a dia, e, quem sabe, conseguir iniciar esta etapa do processo com muito mais clareza.

Creative Problem Solving: garantindo que estamos resolvendo o problema certo
Vinicius Campos Silva
Creative Problem Solving (CPS) é um método cunhado por Alex Osborn e Sid Parnes na década de 1940, sendo o primeiro, o criador do famoso Brainstorming, tão banalizado por disfunções no dia a dia e que por vezes não atacamos o verdadeiro problema. Vamos juntos discutir como esse método pode ser facilmente aplicado na sua próxima resolução de problemas.
11:10 às 12:00 Product Discovery Framework v2: um modelo validado com 181 Construtoras e ganhou o IBM Beacon Awards 2019
Jefferson Alex Silva
Essa palestra vai mostrar um modelo replicável, no formato de framework para Product Discovery, criado a partir de adaptações de modelos que integram P.O, UX e Dev em um ciclo de atendimento. Dividido em 4 etapas, simples de estruturar, sempre incluindo validação em cada etapa, conseguimos desenvolver um ERP inovador em 10 meses que inclui Processamento de Linguagem Natural (Watson), o projeto foi ganhador do IBM Beacon Awards 2019.
Design Sprint: Entregando valor antes de Codar
Alexandro Upits
A utilização do Design Sprint está muito no hype, mas para que ela realmente serve? Nesta apresentação vamos mostrar as vantagens de utilizar e quando passar longe. Quais foram os acertos e erros que tivemos ao tentar utilizar uma metodologia que pede concentração total de uma equipe durante 5 dias e como vender esta idéia em uma empresa que não quer perder tempo nem dinheiro.
12:10 às 13:00 Design + Engenharia | Convergindo dois mundos
Thiago Borba

Designer, você sabe o que é uma API? Developer, você sabe o que é DT? Dois mundos, completamente diferentes convergindo para o mesmo objetivo, entregar valor para o cliente. Design é mais do que UX e UI. Software é mais que linhas de código. Nessa talk, vamos fazer uma jornada em casos do mundo real, onde Designers e Developers caminham juntos e o resultado dessa parceria. Além disso, vamos conhecer conceitos de desenvolvimento de software e engenharia para humanos.

10 aprendizados com a Concepção de Produtos Digitais
Karina Klein Hartmann / Gabriela Sombrio
Vamos compartilhar os aprendizados que tivemos realizando mais de 200 concepções com startups, scale-ups e empresas consolidadas de diferentes portes. Durante esse processo nós exploramos ideias, fazemos pesquisa, amadurecemos modelos de negócio e estruturamos produtos digitais. Conheça nosso método e o quanto evoluímos nesses últimos 5 anos realizando concepções.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Como estamos integrando o UX à Metodologia Ágil
Diego Dalalba da Silva
A metodologia ágil vem sido utilizada por grande parte das empresas de TI atualmente no mercado. Aqui na CWI utilizamos como base o Scrum cujo metodologia foi focada inicialmente para o time de desenvolvimento. Mas como inserir os designers neste ciclo de forma eficiente? Na palestra mostrarei como fizemos a inserção do Design e a criação de um modelo produtivo, buscando evitar retrabalhos da equipe de desenvolvimento e ao mesmo tempo tornar visível ao PO as entregas e a importância da equipe de Design.
Personas Inclusivas não é uma média de atributos que imaginamos que nosso cliente possua
Antonio Dias / Rafael Alves
Realizando uma reflexão, trago uma provocação sobre as personas que criamos. Na construção de personas, porque consideramos sempre a média de atributos que imaginamos que nosso cliente possua? Porque raramente construimos personas com alguma dificuldade, seja permanente ou situacional, do tato, visão, audição ou a fala? Nesta palestra quero apresentar um novo olhar sobre a construção de personas, considerando suas dificuldades de tato, visão, audição ou a fala.
15:10 às 16:00 Cloud + Design Thinking = sucesso na sua empresa!
Lourenço Taborda

Você verá uma abordagem de execução de Design Thinking com critérios práticos para a migração da infraestrutura e das aplicações corporativas executadas em ambiente local (on-premises) para a nuvem pública (cloud computing). Esta abordagem é aplicável em organizações de qualquer tamanho. A computação em nuvem será brevemente contextualizada nas suas camadas de operação. Os critérios de migração serão expostos com base na criticidade de negócio e, consequentemente, na alta disponibilidade e complexidade exigidas da infraestrutura para suportar o negócio, mapeadas durante uma sessão de Design Thinking.

Implementation of the "Design clinique" concept
Márcio Martins / Gabriel Ratzlaff

In the struggle to implement design culture at our almost 50 years old tech company, I thought about a service where people would come to find "medication" to their projects using Design practices. The program reached the company like an infection disease: ~12 teams, ~24 design sessions, ~40h of consulting.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Designer na Era dos Dados
Luana Hohmann

Designers, em geral, utilizam-se de dados qualitativos e quantitativos para projetar e informar o desenvolvimento de produtos, serviços e sistemas. Quais são as competências que o designer deve considerar explorar para enriquecer suas soluções quando da atuação em organizações que lidam com grande volume de dados e inteligência artificial? Nessa palestra vamos dialogar sobre a evolução das atitudes de design em organizações orientadas a dados.

Painel de Perguntas com os Palestrantes
Painel de Perguntas com os Palestrantes
17:40 às 18:30 Inovando no serviço público do Estado de Santa Catarina com Service Design
Allan Rett
Existem diversos desafios quando falamos de serviços públicos, são problemas complexos que afetam toda a sociedade. Para melhorar o serviço prestado pelo Estado de Santa Catarina foram realizadas oficinas de Service Design em conjunto com os servidores do Estado, para inovar a forma como o serviço público é prestado. A palestra visa demonstrar as técnicas utilizadas, dinâmicas realizadas, como foi feito o engajamento dos servidores públicos para que possam inovar no serviço prestado ao Estado e ao cidadão.
Empatia - como ela pode mudar o processo de descoberta do produto?
Michele Citolin
Como a escuta ativa dos clientes pode mudar o processo de descoberta de um produto? Durante essa etapa muitas vezes o foco é em como será a experiência do usuário final, mas nem sempre as dinâmicas saem como planejadas e isso pode prejudicar todo o andamento de um projeto. Dando exemplos a partir de cases vivenciados, vou mostrar a necessidade da escuta ativa e empática do cliente para adequar e avaliar quais as melhores metodologias de design devem ser utilizadas no planejamento de dinâmicas, entregando assim o melhor produto para o cliente.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 30 de Novembro de 2019

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas interessados em inovação e que entendem a importação do usuário na criação de soluções.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Design Thinking

Antonio Dias
Antonio Dias
Whitecibe
Jefferson Alex Silva
Jefferson Alex Silva
Proz Educação
Luana Hohmann
Luana Hohmann
Globo.com
Thiago Borba
Thiago Borba
CWI, além do software

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Programa +Diversidade


Realização

Instituição Parceira

TDC Online