TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DevOps II Maximizando a integração entre equipes para entregar valor

DevOps é um dos tópicos mais discutidos do momento. DevOps engloba um conjunto de práticas, ferramentas e interações entre pessoas para aumentar a colaboração, comunicação e integração entre Desenvolvimento (Devs) e Operações de TI (Ops) para entregar software de modo mais eficiente, freqüente e confiável.

Venha conhecer nesta trilha diversas ferramentas, casos de sucesso e dicas práticas de como DevOps pode lhe ajudar e ser aplicado na sua carreira e empresa.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Agilidade na Infra? Sim é possível!
Gustavo da Silva Mesquita
Você já se perguntou: Como evoluir de forma estruturada para um modelo Ágil sem impactar na operação? Este é um dilema da maioria das organizações e que eu também vivi. Quero compartilhar com você como foi a minha experiência na estruturação de um processo de transição de uma infraestrutura e operações tradicionais para uma mais flexível, em uma instituição financeira de crédito de grande porte.
Um Jarvis no Gitlab do Sicredi. Como boas práticas e padrões vêm sendo controlados, sem tirar a autonomia das pessoas.
Daniel Gonçalves Jacobsen
Nesta palestra serão demonstrados os motivadores de Gestão de Configuração, para a criação de controles sobre o uso do Gitlab no Sicredi. Além disso, será apresentado como este controle vem sendo realizado e automatizado com o uso de Shell Scripts, Gitlab API, Influxdb e Grafana.
11:10 às 12:00 Kubernetes + Azure DevOps: do Pod ao Deployment Automatizado na nuvem
Renato Groffe / Milton Camara Gomes
A plataforma de cloud computing da Microsoft conta com o AKS (Azure Kubernetes Service), um serviço gerenciado que simplifica em muito o uso de Kubernetes e sem grandes complicações em termos de infraestrutura. E ao adotar esta opção podemos ir além, com o deployment automatizado de nossas aplicações empregando para isto o Azure DevOps. Acompanhe esta apresentação e saiba mais como a combinação AKS + Azure DevOps pode ser extremamente útil em projetos de grande criticidade.
A experiência de decompor monolitos com API Management, Kubernetes e Istio Service Mesh
Robisson Oliveira
Micro serviços é a palavra do momento, mas implementar não é fácil, manter e seguir evoluindo é mais difícil ainda. Nessa palestra quero compartilhar a experiência de entrar na jornada dos micro serviços começando a decompor uma aplicação monolítica de 10 anos. As ferramentas bases para essa transição foram Kubernetes, Istio e um API management.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Como fazemos deploys no Nubank
Allan David / Erick Mattos

Hoje no Nubank temos mais de 300 microsserviços em produção e realizamos mais de 50 deploys por dia ??Essas mudanças no nosso backend acontecem de maneira contínua e são feitas por mais de 300 engenheirxs de modo transparente para nossos clientes.

Queremos contar como entregamos valor de maneira incremental tão frequentemente, evitando que bugs cheguem ao ambiente de produção. Também iremos falar sobre como lidamos e recuperamos quando problemas acabam surgindo em produção.

CD Mobile no Nubank: do commit até loja
Miguel Lemos / Newton Rhomel Beck Angelini

Como o app do Nubank é shipado? Falaremos sobre como funcionam os repositorios, build, deploy e release dos apps. Quais dificuldades enfrentamos com o crescimento da equipe e da variedade tecnologias utilizadas em cada plataforma, e das soluções que implementamos que permite qualquer mudança chegar na loja de forma confiável, sem comprometer a qualidade dos apps.

14:10 às 15:00 Como chaos engineering garante a resiliência dos seus serviços
Elder Moraes

Uma coisa é fato: uma hora, algo dá errado. Seus serviços estão preparados para este momento? Não se trata apenas de prever falhas de todo o tipo, mas como lidar com o imprevisto. Pergunte a si mesmo: meus serviços são de fato resilientes? Nesta sessão aprenderemos sobre como a engenharia de caos fornece as abordagens para deixar o seu sistema pronto para o que der e vier! Junte-se a nós para discutir sobre como o caos pode trazer ordem aos seus serviços.

DevOps for Blockchain Applications
Rogério Rodrigues

Sabemos que o DevOps é um conjunto de boas práticas unido a pessoas e ferramentas para entregar dia a dia projetos de software com qualidade.

No universo Blockchain não seria diferente.

Vamos entender como podemos também ter entrega com qualidade e de forma fluida em aplicações descentralizadas e smartcontracts utilizando dessas boas práticas e ferramentas como o Azure DevOps da Microsoft e o Azure Blockchain Development Kit de forma fácil e rápida.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 A Magica dos Actions - Colocando sua aplicação em Produção com o Github
Julio Arruda
Já pensou em como automatizar a implantação de suas aplicações .Net utilizando o Github? Que tal fazer isso utilizando o proprio Github, sem ferramentas de terceiros? Vamos conhecer o Github Actions, e colocar nossa aplicação em Produção "Automagicamente"
10 Anos DevOps: O que vi em Ghent, onde tudo começou
Fabricia Doria

Gostaria de compartilhar a experiência inesquecível em representar o Brasil nos 10 Anos do DevOpsDays em Ghent na Bélgica, realizado agora em Outubro. Foram mais de 150 organizadores de todo o mundo e mais de 700 participantes, onde durante três dias inteiros de imersão, pudemos compartilhar lições aprendidas, o que acreditamos que funcionou e principalmente o que precisamos melhorar. A adoção de DevOps requer uma completa transformação, e aspectos humanos como cultura e liderança são tão importantes quanto tecnologia e ferramentas. São 10 anos deste movimento que se espalhou pelo mundo, com diferentes culturas, desafios e problemas, porém todos com o mesmo propósito. E de tudo que vimos lá, do que aconteceu ao redor do mundo ao longo destes 10 anos, o que se conecta com a nossa realidade no dia a dia? É sobre isto e muito mais que vamos falar.

16:40 às 17:30 Uma Jornada DEVSECOPS Desafios e Recompensas
Alessandra Monteiro Martins
Um dos grandes problemas sobre adoção de ciclo de vida de desenvolvimento de aplicações é o tempo e o custo, manter isso sobre controle é um grande desafio, soma-se a isso a necessidade de Segurança da Informação, Compliance com novas leis dentro e fora do Brasil, Governança de Dados, são tantas buzzy words e processos, que fica aquela questão, é possível praticar/fazer/acontecer DevSecOps e ainda alinhando as pessoas e expectativas de negócios envolvidas? Anda Pensando em implantar uma Cultura Devops e processos mais seguros, com uso de ferramentas mais especificas para incluir a segurança, mas, como evitar as armadilhas durante a jornada dos usuários na saga DevSecOps ?
Além do IaC - Infraestrutura imutável com Stateful applications (databases)
Everton Martins / Luiz G P Tonello
Quando começamos a trabalhar com Infra as Code, logo nos deparamos com dois tipos de abordagem: evoluir nossa infraestrutura para o estado desejável [Configuration Management]; ou recriá-lo, construindo o estado desejado [Immutable Servers]. Nesta palestra será apresentado as duas abordagens de IaC, uma comparação entre elas, seus benefícios e peculiaridades. Destruir ambiente de produção e recriá-lo do zero parece loucura? Imagina com banco de dados? Claro, um dos principais desafios no uso de imutável são os ambientes statefull, como por exemplo bancos de dados. Será apresentado um case de sucesso de IaC imutável com MongoDB utilizado no Agibank.
17:40 às 18:30 SRE: Decisões de software com métricas de performance e resiliência
Guilherme Vierno da Silveira
Nesta talk irei explorar os conceitos de métricas para tomada de decisão baseada em performance e resiliência de aplicações, uma visão data-driven sobre disponibilidade de ambientes de produção. A estratégia que irei mostrar é baseada nos ensinamentos da implementação de DevOps do Google (Site Reliability Engineering). Usarei exemplos reais da implementação de tais métricas na globo.com, focando nos nossos resultados e aprendizados.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2019

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Sysadmins, Gestores, Arquitetos de solução, Analistas de Infraestrutura, Analista de Suporte e outras áreas afins


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha DevOps II

Fabricia Doria
Fabricia Doria
BanQi Casas Bahia
Julio Arruda
Julio Arruda
Microsoft
Renato Groffe
Renato Groffe
Microsoft
Robisson Oliveira
Robisson Oliveira
Incoders Tecnologia

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Programa +Diversidade


Realização

Instituição Parceira

TDC Online