TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DevOps Tools Cultura e automação, ingredientes que fazem o DevOps

A trilha DevOps Tools tem o intuito de apresentar uma série de ferramentas que buscam integrar mais os times de desenvolvimento e operações entregando agilidade e aceleração ao negócio.

Nela teremos apresentações de diversas ferramentas e processos como, Kubernetes, Cloud, Pipelines, Terraform, Ansible, Puppet, Sonar, entre outras. Além disso, as apresentações visam mostrar detalhes técnicos e os resultados obtidos em ambientes diversos.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 DevOps Tools 101
Gabriela Dias

O principal objetivo de uma pipeline é automatizar o processo de entrega de software em produção de forma rápida, ao mesmo tempo garantindo sua estabilidade, qualidade e resiliência. Nessa palestra discutiremos a evolução de uma pipeline focada no ciclo de desenvolvimento para o que chamamos de Pipeline DevOps de forma prática.

11:10 às 12:00 Kubernetes Reliability by Security Policies (SRE & Security)
Bruno S. Brasil
Quando o assunto é Kubernetes, muito se fala sobre as possibilidades de escalabilidade, resiliência, imutabilidade, ambientes dinâmicos e o auxilio para a cultura DevOps em diversos tipos de organizações. Mas a confiabilidade que o Kubernetes pode entregar aos produtos de TI vai MUITO além dessas estratégias! Precisamos falar sobre estratégias que possibilitem ambientes seguros, homogêneos e com políticas que entreguem, junto das aplicações, mais confiança pela segurança, sem onerar a produtividade dos times e o desempenho das aplicações altamente disponíveis. Durante a palestra vou abordar: - SRE vs Security - Admission Controllers - Vault - OPA: Open Policy Agent
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Para onde vão minhas pipelines?
Flávio Pimenta
Antigamente eu era pragmático em sugerir o Jenkins como ferramenta para CI/CD. Atualmente, quando inicio um projeto novo procuro analisar qual caminho os grandes projetos e comunidades estão seguindo. Uma das minhas fontes é o landscape da CNCF. Meu objetivo é apresentar um comparativo entre ferramentas em destaque na CNCF, inclusive o Jenkins, para que possam considerar a ferramenta mais aderente a cada necessidade.
Modernizando CI/CD com Openshift Pipelines
Bruno Balint de Andrade / Mauricio Magnani
Existem muitas tecnologias que atendem às necessidades das soluções de CI/CD, porém grande parte delas não foram contruídas para trabalhar em ambientes containerizados e podem não se encaixar arquitetura de Microservices. O Tekton é um framework open-source de CI/CD Kubernetes-native, que permite automatizar deployments em várias plataformas (Kubernetes, Servless, VMs, etc). Neste talk, discutiremos ela funciona na prática e por que está se tornando a ferramenta de CI/CD padrão no Openshift Container Platform.
14:10 às 15:00 Automação Ansible, do CLI para uma solução mais Enterprise.
Deivid de Castro Pilla
Automação Ansible, o que é e como automatizar suas tarefas. Movendo da linha de comando para solução enterprise com Ansible AWX. A media que o time vai amadurecendo com automatização, podemos ver a necessidade de migrar para uma solução que possibilita centralizar tudo em um único lugar, com logs, auditoria, segurança e poder delegar as tarefas para outros usuários, criar workflow e surveys, e tudo isso em um ambiente gráfico.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Infraestrutura imutável com Packer+Terraform
Everton Martins / Luiz G P Tonello
Você sabe o que é infra imutável? Quais seus principais benefícios? E principalmente, como podemos implementá-la? Nesta palestra será apresentado uma aplicação prática de infraestrutura imutável, utilizando as ferramentas Packer e Terraform da Hashicorp na AWS. Um dos principais desafios no uso desta prática são os ambientes stateful, como por exemplo bancos de dados. Para provar o conceito, faremos o rollout de um ambiente com mongoDB.
Um Jarvis no Gitlab do Sicredi. Como boas práticas e padrões vêm sendo controlados, sem tirar a autonomia das pessoas.
Daniel Gonçalves Jacobsen
Nesta palestra serão demonstrados os motivadores de Gestão de Configuração, para a criação de controles sobre o uso do Gitlab no Sicredi. Além disso, será apresentado como este controle vem sendo realizado e automatizado com o uso de Shell Scripts, Gitlab API, Influxdb e Grafana.
16:40 às 17:30 Como o Ansible está ajudando a Nelogica a expandir um ambiente multicloud Microsoft
Pablo Soares
A necessidade de alta disponibilidade e baixa latência exige que a infraestrutura da Nelogica esteja distribuída em diversos pontos próximos aos datacenters da B3 (bolsa de valores oficial do Brasil) em São Paulo. Para atender essa necessidade, é necessário lidar com um grande custo operacional devido a diferenças de tecnologia e processos entre esses ambientes. O Ansible está ajudando a reduzir a complexidade operacional de manter a infraestrutura e a expandi-la conforme a necessidade do negócio. Nessa palestra será apresentado como essa ferramenta está sendo utilizada para disponibilizar servidores Windows em datacenters on premise e cloud.
17:40 às 18:30 Estudo de caso: executando o Apache Kafka na memória
Pedro Arthur Pinheiro Rosa Duarte

O Apache Kafka e seu ecossistema de serviços estão hoje na arquitetura de diversos pipeline de dados devido a simplicidade e desempenho. Porém, essa simplicidade e desempenho se reflete em custos, sendo a velocidade dos discos o maior deles. Porém, alguns cenários exigem facilidades como distribuição de carga e tolerância a desconexões, mas sem requisitos de durabilidade dos dados. Nessa palestra será apresentado um estudo de caso de coleta de dados onde o problema e as restrições de ambiente levaram a utilização do Apache Kafka na memória, sem a utilização de discos.

Prometheus 101
Sebastian Webber

Gostaria de usar esse espaço pra falar sobre monitoramento através dos golden signals descritos no livro SRE e falar de como é facil monitorar os sistemas utilizando Prometheus.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 28 de Novembro de 2019

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, SysAdmins, SREs, Líderes


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha DevOps Tools

Deivid de Castro Pilla
Deivid de Castro Pilla
Serasa Experian
Pedro Arthur Pinheiro Rosa Duarte
Pedro Arthur Pinheiro Rosa Duarte
Hewlett Packard Enterprise

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Programa +Diversidade


Realização

Instituição Parceira

TDC Online