TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha .Net .NET, revolucionando o Open Source

.NET é um Framework que proporciona um modelo de programação consistente e produtivo para desenvolver aplicações visualmente fantásticas sem abrir mão da usabilidade, segurança e produtividade da pessoa desenvolvedora.

Nesta trilha vamos falar sobre novidades da plataforma, sua abertura ao mundo Open Source, recursos e ferramentas disponíveis para aplicaçãoes do Desktop ao Cloud.


Tópicos:

.NET, .NET Core, API, Arquitetura e Open Source.


Pré-requisitos:

Conhecer C# e ao menos já ter trabalhado com .NET, mesmo que as versões anteriores do FullFramework ou Core.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 ML .NET - Machine Learning com .NET CORE
Thaissa Bueno Sanches / Angelo Luis Rodrigues da Silva

.NET CORE um importante Framework do ecossistema .NET, , com a grande vantagem de ser multiplataforma e rápido, não esperávamos mas aconteceu, agora podemos também trabalhar com machine learning nele e com c#, graças a ML .NET uma nova biblioteca oficial para .NET CORE

11:10 às 12:00 Estratégias de consulta com GraphQL e Asp.Net Core
Maxwell Pinto

Atualmente um dos maiores desafios ao construir uma solução é encontrar a melhor maneira de inserir e consumir informações. O Objetivo é apresentar o GraphQL como mais uma alternativa para esse cenário. Utilizando o .Net Core como servidor, nossa ideia é introduzir os conhecimentos iniciais para consumir e disponibilizar APIs GraphQL utilizando o Framework de desenvolvimento .Net Core. O Graph Query Languague tem se mostrado bastante eficiente devido a flexibilidade de consumo das informações expostas em APIs. Uma mudança de paradigma que evita tanto overfitting (excesso de dados) como o underfitting (falta de dados). Nessa palestra iremos te ajudar com os primeiros passos.

12:10 às 13:00 .NET Core 3.0 e ASP.NET Core 3.0: principais novidades
Renato Groffe
O .NET Core e o ASP.NET Core mudaram completamente a forma como Desenvolvedores .NET implementam soluções, caminhando agora para a sua versão 3.0 e passando sempre por uma grande evolução a cada novo release. Acompanhe esta apresentação para saber mais sobre destaques atuais do .NET Core 3.0 e do ASP.NET Core 3.0, bem como de que forma estas novidades podem ser úteis na construção de aplicações modernas.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 CQRS com Azure Functions, FunctionMonkey e CosmosDB
Alexandre Santos Costa

Desenvolver aplicações serverless com Azure Functions é simples mas conforme a aplicação cresce entender as entradas e saídas pode se tornar desafiador. O FunctionMonkey vem com a proposta de facilitar isto utilizando o padrão CQRS e uma abordagem de configuração fluída. De quebra o uso do CosmosDB torna a aplicação ainda mais escalável dando um tempero a mais. Nesta palestra vou demonstrar como usar todos estes ingrdientes em uma receita Master Chef

15:10 às 16:00 .NET funcional com F#
Cleber Campomori

O que é, afinal de contas, o tal do paradigma funcional que todo mundo vem falando ultimamente? Nesta palestra, vamos discutir algumas características interessantes e o porquê de as linguagens funcionais estarem ganhando tanto mercado ultimamente. Toda essa análise será baseada no "braço" funcional do .NET: o F#, uma linguagem construída para ser majoritariamente funcional e que vem ganhando cada vez mais popularidade.

MAYBE MONAD C#
Tania Raquel Stormovski de Andrade
Maybe Monad representa um valor que pode existir ou não, fornecendo uma maneira elegante de trabalhar com esse retorno. Incorpora a estratégia de combinar uma cadeia de cálculos que podem retornar nada, terminando a cadeia mais cedo se alguma etapa não produzir valor de saída. É útil quando um cálculo envolve uma sequência de etapas encadeadas e interdependentes na qual algumas etapas podem falhar ao retornar um valor.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Construindo APIs GraphQl com ASP.NET Core
Felipe Marcolin

O GraphQL vem sendo cada vez mais adotado por grandes empresas, vem se mostrando uma forma estável, prática e poderosa para a construção de APIs. Permitindo total flexibilidade e requisições mais leves para o cliente. Esta palestra irá demonstrar os principais conceitos do GraphQL na prática.

A Magica dos Actions - Colocando sua aplicação asp.net Core em Produção com o Github
Julio Arruda
Já pensou em como automatizar a implantação de suas aplicações .Net utilizando o Github? Que tal fazer isso utilizando o proprio Github, sem ferramentas de terceiros? Vamos conhecer o Github Actions, e colocar nossa aplicação em Produção "Automagicamente"
17:40 às 18:30 Asp.net core & IIS - Escalabilidade com Requisicoes Assincronas
Bruno Brito
Do clique do mouse até o banco de dados. Você sabe o que acontece? Vamos ver nessa palestra o que acontece no IIS, como a requisição chega na tua aplicação. Entender IO Threads e Worker Threads para escalar sua aplicação ASP.NET Core com requisições assíncronas.
IO/bound - There is no thread
Thiago Borba

É comum escutar e ler que devemos preferir chamadas assíncronas quando disponível. Mas porque isso? Tenho visto implementações que levam essa premissa ao pé da letra a ponto de usar Task.Run para transformar todas as controllers de uma API em assíncrona. Nessa talk vamos falar sobre conceitos de IO bound, conhecer o que acontece por baixo do capô do .NET quando fazemos chamadas assíncronas (there is no thread) e entender quando usar (IO Bound) e quando não usar (CPU Bound). Vamos simular um ambiente de produção e como o uso correto de IO Bound pode reduzir o número de servidores de 10 para apenas 1, atendendo um número maior de requisições :)

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2019

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores .NET que desejam saber as novidades da plataforma, principalmente relacionadas ao .NET Core 3.0 e Open Source.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha .Net

Felipe Marcolin
Felipe Marcolin
Promob Software Solutions
Julio Arruda
Julio Arruda
Microsoft
Maxwell Pinto
Maxwell Pinto
Caixa Seguradora
Renato Groffe
Renato Groffe
Microsoft
Thiago Borba
Thiago Borba
CWI, além do software

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Programa +Diversidade


Realização

Instituição Parceira

TDC Online