TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Go Performático ao extremo!

Venha conhecer pessoas, histórias e casos sobre essa que não só é uma das mais amadas, mas também é uma das linguagens de mais crescente demanda no mercado.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Introdução a Kubernetes Operators com Go
Ricardo Zanini
Kubernetes Operators são aplicações desenvolvidas para serem executadas dentro de um cluster Kubernetes para provisionar uma outra aplicação ou serviço. Normalmente possui mecanismos de comunicação com o cluster via APIs do Kubernetes para controlar, criar e gerenciar recursos internos que fazem com que a aplicação ou serviço possua o estado desejado. Será apresentado uma introdução à Kubernetes/OpenShift Operators utilizando a linguagem Go como meio de implementação via o framework Operators SDK. Nesta apresentação você vai entender o que é um Operator e tudo o que você precisa para construir o seu utilizando Go.
Desenvolvimento para Kubernetes
Alexandre Mioranza
Atualmente o Kubernetes é muito mais que uma solução de orquestrção de contêineres, pode-se usar ele para persistir objetos, armazenar estados e reagir a transições que ocorrem nestes objetos. O uso de Custom Resources é a forma mais comum de estender esta incrível ferramenta e criar soluções onde o próprio cluster e objetos personalizados são usados para compor novas soluções. Iremos ver como usar o Kubernetes para fazer um simples Proxy Reverso para aplicações fora do contexto do cluster.
11:10 às 12:00 Go go modules!
Marcelo Mallmann Dias

Vamos aprender a usar a (nem tão) nova feature de modules para desenvolver localmente sem bagunçar e sem poluir as dependências dos seus projetos.

Pacotes em Go que todos deveriam conhecer
Vinicius Coelho
Essa palestra não tem como objetivo fornecer um treinamento, apenas informar que existe uma comunidade desenvolvendo coisas legais e que você deve apoiá-las e usá-las. :) Apresentarei aqui quatro pacotes que são muito úteis para o desenvolvimento diário.
12:10 às 13:00 Classifier not so from scratch with GoCV and TensorFlow Hub.
Sheimy Rahman
Softwares de Visão Computacional, proporcionam um grande potencial: o de se ter olhos ao redor do mundo. E com grandes poderes, vêm grandes oportunidades, como a de construir aplicações fantásticas como os classifiers. A linguagem GO, através do pacote GoCV, disponibiliza as bibliotecas de Visão Computacional mais modernas e avançadas que existem como a OpenCV. Nesta palestra, você aprenderá a usar GoCV e TensorFlow Hub para construir classifiers de uma maneira fácil para as suas APIs, dando um super salto,do rascunho para o classificador funcionando, em poucos passos!
Go para iniciantes - Primeiras impressões
Fernanda Winter / Alan Santana
É iniciante em Go? Nós também! Vamos abordar o caminho que utilizamos e quais são os motivos que nos levaram a escolher Go como uma ótima linguagem para quem está iniciando no desenvolvimento de software.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Open Cloud
Felipe Oliveira
Como escrever código portável entre as principais clouds do mercado usando a linguagem Go ? essa é pergunta que vou responder durante a palestra explicando como e porque escrever código portável.
15:10 às 16:00 Ferramentas e Práticas de TDD em Go
Patrick Porto

A prática de TDD aumenta a qualidade das nossas entregas além de ajudar a dominar Go mais rápido. Nessa apresentação mostrarei a imporância de fazer TDD além de boas práticas para os testes não se tornarem monstros na hora da manutenção

Uma abordagem simples para autenticação de uma API usando Go
Raí Tamarindo / Vinícius Garcia
Imagine um cenário onde você precisa criar uma camada de autenticação para uma API implementada em uma arquitetura de microserviços (com relativa complexidade inerente). Foi exatamente esse o desafio encarado pelo meu time aqui na Dito CRM. Nessa palestra iremos mostrar uma solução que desenvolvemos em Go para autenticação de uma API exposta usando Traefik.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Melhorando a vida de uma aplicação legada com Go
Guilherme Ribeiro
- Os principais desafios de sustentar e modernizar uma aplicação legada - Clusterizarando aplicações que não foram projetadas para cloud usando soluções em Go - Load balancers dinâmicos com service discovery e automações em Go - Criando health checks e outros utilitários poderosos em Go
OpenCensus: Minha experiência em um projeto open source em Go
Vitor Casadei
Eu participei e fui o principal autor do exporter do OpenCensus (https://opencensus.io) da Google em Python e principalmente em Go. Na época, trabalhei juntamente com diferentes times da Google US trabalhando no desenvolvimento da aplicação. Nesse talk vou falar sobre minha experiência, sobre o que aprendi em termos de qualidade de código, boas práticas e otimização de código dos engenheiros da Google e da comunidade em geral durante a implementação e code review pública no GitHub.
17:40 às 18:30 Desmistificando o compilador Go: a jornada do func main() até o go run
Alex S. Garzão
Já pensou nos processos que precisam ocorrer para que um “Hello world!” torne-se um arquivo executável?! Irei demonstrar nesta palestra, através de uma jornada pelas entranhas do compilador, como GOLANG trabalha para facilitar o nosso trabalho como desenvolvedor. Por trás de um simples comando como “go run hello.go” existe toda uma complexidade que é abstraída pelo compilador. Para demonstrar o que ocorre nos bastidores, irei destrinchar alguns exemplos em Go, deixando claro quais as transformações que ocorrem em cada um dos estágios do processo de compilação. Além disso, será exposto como foram realizados dois hacks no compilador Go.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 30 de Novembro de 2019

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, SysAdmins e entuasiastas da linguagem


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Go

Alan Santana
Alan Santana
Pipz Platform
Alexandre Mioranza
Alexandre Mioranza
Zenvia Mobile
Marcelo Mallmann Dias
Marcelo Mallmann Dias
Baltoro Group, Orma, VBIO, Coreworks
Patrick Porto
Patrick Porto
Engenheiro de Software

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Programa +Diversidade


Realização

Instituição Parceira

TDC Online