TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Inteligência Artificial O mundo está mudando e a inteligência artificial e a grande responsável por essa revolução, que vai mudar praticamente tudo como conhecemos.

A inteligência artificial, termo que tem ganhado destaque nas mídias, tem se popularizado e cada dia mais está presente em nosso dia a dia, vamos ver o que existe debaixo desse grande Guarda chuvas chamado Inteligência artificial e como podemos aplica-la no nosso dia a dia.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Computação Natural. A vida inspirando a máquina!
Alberto Cardoso

Computação Evolutiva (Algoritmos genéticos), Computação Neural (Redes neurais), Geometria Fractal, Inteligência de Enxames (Otimização por colônias de formigas) entre outros, são temas de como nos inspiramos na vida para criar modelos computacionais. Veja quais são os algoritmos mais usados, como funcionam e principalmente, como resolver o seu problema.

A Ética da Inteligência Artificial - Problemas e Soluções
Luiz Antônio Nonenmacher Júnior / Marcelo Prates
A Inteligência Artificial está cada vez mais presente em nossas vidas e veio para ficar. Sabemos que potencial da IA no melhoramento da sociedade é enorme, mas as dificuldades impostas por esses sistemas ainda são pouco discutidas. Sistemas que aprendem por meio de exemplos (machine learning) estão associados a dilemas éticos como viés de máquina (de gênero ou racial), explicabilidade dos modelos treinados e a atribuição da responsabilidade às decisões que eles tomam. Nesta palestra discutiremos estes e outros problemas éticos relacionados à IA atual, como privacidade de dados e o impacto da automação no mercado de trabalho, e o que podemos fazer para atenuá-los.
11:10 às 12:00 Classificação de Áudio com Deep Learning
Thaissa Bueno Sanches

Usualmente redes neurais convulacionais as CNNs são usadas para trabalhar com imagens seus principal objetivo, porem tambem podemos usar essa mesma arquitetura para trabalhar com áudio, vamos utilizar algumas tecnicas de pré processamento, preparar os dados e realizar a classificação usando CNNs,vamos entender um pouco da matemática envolvida e mostrar como funciona ao vivo e a cores essa classificação.

Explicabilidade em Modelos de NLP
Gabriel Saca
Alguns modelos de machine learning são famosos por serem uma caixa-preta. No entanto, explicabilidade de modelos é um tópico ativo e novas técnicas estão sendo criadas para nos permitir interpretar as predições desses modelos. Nessa palestra, além de apresentar conceitos e técnicas, nós vamos aplicar os novos conhecimentos interpretando 2 modelos de classificação de textos em Python, um criado com uma abordagem mais tradicional e o outro utilizando deep learning.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Otimizações da software Intel para IA
Jomar Silva
Vamos apresentar as principais otimizações de software da Intel para desenvolvedores de software utilizando Inteligência Artificial. Do Python ao TensorFlow, de treinamento a inferência, existem otimizações de software já implementadas e fáceis de utilizar nos principais frameworks, que podem fazer toda a diferença no desenvolvimento do seu projeto, utilizando toda a gama de hardware produzidos pela Intel (CPUs, iGPUs, VPUs e FPGAs).
Inteligência Artificial aplicada em Drones
Sergio Polimante

Drones têm se tornado cada vez mais populares em aplicações como filmagem, monitoramento e mapeamento. Entretanto, os drones podem ser mais amplamente utilizados se superada as limitações da tecnologia como baixa capacidade de carga e curto tempo de voo. Podemos otimizar o uso de dos drones de diversas maneiras como: alterando a arquitetura para um drones de asa fixa, ou utilizando algoritmos inteligentes para calcular melhores trajetórias de navegação. Nessa palestra, veremos as diferenças de drones de asa fixa e asa rotativa e também uma maneira de utilizar um Algoritmo Genético para criar trajetórias mais eficientes para drones de asa fixa a fim de expandir sua autonomia. Voe nessa!

14:10 às 15:00 Reconhecimento facial para controle de acesso em tempo real
Victor Damke
Muito tem se falado sobre Reconhecimento Facial e suas aplicações, vamos discutir sobre como o reconhecimento e a detecção facial utilizam IA, mostrando o que são, modelos por trás de suas implementações, bem como suas diferenças. O objetivo desta apresentação é ilustrar o funcionamento destas aplicações de inteligência artificial, demonstrando uma solução desenvolvida para controlar o acesso de pessoas em áreas específicas de um prédio, explicando os processos realizados durante a implementação e os resultados obtidos.
Expandindo o alcance da IA no mundo real embutindo inteligência em dispositivos IoT
Cristofer Weber
Existem diferentes motivos para publicar modelos de Machine Learning em Edge Devices, como custos, eficiência e segurança. Nessa palestra apresentarei as diferentes razões que justificam a escolha dessa forma de publicação, diferentes opções de dispositivos, de microcontroladores (Sparkfun Edge) até System on Chip e single-board computers (Intel Movidius, NVidia Jetson Nano), e bibliotecas de Machine Learning e Deep Learning que possibilitam a publicação de modelos nessas classes de dispositivos.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Soft Sensing com ANFIS na Automação de Processos
RENATO Dutra Pereira Filho / Douglas Alves Goulart
Nem sempre é possível medir diretamente as variáveis de processos. Aplicações de Soft Sensing representam soluções com redução de custos e aumento de produtividade. ANFIS, Adaptive Neurofuzzy Inference Systems, são técnicas que integram conceitos de lógica fuzzy e redes neurais artificiais, aproveitando as vantagens desses dois frameworks. Essa apresentação mostrará não só um panorama da aplicabilidade das soluções de Soft Sensing no setor industrial, mas também as características que tornaram soluções ANFIS viáveis para uso em Soft Sensors. Serão discutidos os gargalhos e dificuldades na aplicação em cases reais do cotidiano da Automação e Controle de Processos Industriais.
Experimento de Extração de Relações com algoritmo Conditional Random Field
Patricia Nunes Goncalves
Neste artigo demonstramos o uso do Conditional Random Field para Extração de Relações entre Entidades Nomeadas (Organizações, Pessoas e Locais) de forma automática usando como fonte textual notícias coletas na internet sobre Startups.
Machine Learning Canvas: Da coleta de dados à geração de valor
Alexandre Ray Silva
Sistemas baseados em Machine Learning são complexos. É comum observar que alguns modelos não resolvem os problemas que deveriam resolver e acabam não sendo utilizados na prática. O Machine Learning Canvas visa levantar as informações principais para os projetos de Machine Learning. Neste mini talk, vamos explorar qual é esse caminho desde a coleta dos dados até a geração de valor.
16:40 às 17:30 Bots autônomos em StarCraft II: criando uma IA para o jogo usando o ambiente PySC2
Paulo Bruno Serafim / Alano Martins Pinto
Nos últimos anos, o avanço nas técnicas de Inteligência Artificial reacenderam o interesse na disputa de humanos contra máquinas em jogos cada vez mais complexos. Em 2019, dois dos melhores jogadores de StarCraft II foram derrotados por uma IA perdendo todas as partidas disputadas. Como essa façanha foi alcançada? Nesta palestra introduziremos a área de Deep Reinforcement Learning, falando de seu funcionamento, e mostrando um exemplo de código de um agente autônomo resolvendo uma tarefa no ambiente PySC2.
Sociedade Inteligente e a Criação das Novas Inteligências Artificiais
Hobbert Evergreen
Deep Learning, Algoritmos Genéticos, Reinforcement Learning e tantas outras tecnologias, como se cria uma inteligência artificial capaz de desbravar o futuro integrado em uma sociedade baseada na IA?
17:40 às 18:30 Lendo mentes com Inteligência Artificial e EEG
Vitor Casadei
Os dados de um EEG ou Eletroencefalograma são extremamente valiosos, desde que sejam trabalhados e estudados com cuidado. Muitos artigos são publicados onde tais dados são utilizados para identificar ou prever doenças e, embora os resultados sejam muito valiosos, existem outras aplicações que podem ser feitas como identificar o sentimento de um individuo ao ler uma mensagem, identificar somente pelas ondas celebrais se uma pessoa está vendo uma imagem de um rosto, e se ela conhece tal rosto e interagir diretamente com o computador por meio das ondas cerebrais. Nessa palestra vou explorar um pouco deste mundo e apresentar alguns experimentos.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2019

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Cientistas de dados , Engenheiros de Machine Learning , CTOs e Desenvolvedores com conhecimentos básicos em AI.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Inteligência Artificial

Alano Martins Pinto
Alano Martins Pinto
Instituto Atlântico
Douglas Alves Goulart
Douglas Alves Goulart
Universidade Federal do Rio Grande
Hobbert Evergreen
Hobbert Evergreen
EverThink e Inteligência Mil Grau
Paulo Bruno Serafim
Paulo Bruno Serafim
Instituto Atlântico
RENATO Dutra Pereira Filho
RENATO Dutra Pereira Filho
Universidadade Federal do Rio Grande - FURG
Sergio Polimante
Sergio Polimante
ioasys - Alpargatas
Victor Damke
Victor Damke
CWI Software

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Programa +Diversidade


Realização

Instituição Parceira

TDC Online