TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Java Venha conhecer as principais novidades da linguagem e da plataforma Java

Desde o seu surgimento, a evolução do Java como linguagem e como plataforma tem sido acompanhada ativamente pela comunidade brasileira.

Renova-se continuamente, sempre incorporando novos paradigmas e recursos selecionados pela comunidade a cada novo lançamento.

A trilha apresentará palestras sobre a evolução da linguagem e da plataforma, ciclo de atualizações, bem como experiências de mercado sobre a utilização da versão atual reunindo profissionais reconhecidos pelo mercado.


Tópicos:

Java, Java EE, Spring, Jakarta EE, JCP e outras tecnologias relacionadas a Java


Coordenação


Patrocínio Trilha


Zenvia

Apoio Trilha


DBServer

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 What´s new in Java 11
Priscila Ambrosini Feijó / Gabriela Moraes
Quando surgiu nos anos 90 o java trouxe consigo o paradigma de orientação a objetos que viria a revolucionar toda a comunidade de software. Ao longo dos anos cada release é esperada sempre ansiosamente pela comunidade, mas foi a partir da versão 8 que as mudanças mais significativas vieram. O Java começou sua jornada rumo à programação funcional em 2014 ao introduzir lambdas na versão 8, juntamente com essa versão entrou também o uso do stream() que juntos são muito utilizados para remover os famosos “for each”.Você já conhece as novas features do java 11? Nesta Palestra vamos mostrar como atualizar sua aplicação para essa nova versão e exemplos práticos hands on.
A Nova Era do Ecossistema Java. Entendendo as Mudanças no Ecossistema do Java
Rhuan Rocha

O ecossistema Java teve muitas mudanças e muitas iniciativas novas surgiram em um curto período. Com o olhar no mundo Cloud a comunidade Java tem apresentado diversas inovações que prometem colocar o Java no topo das soluções para a Cloud. Nesta palestra iremos debater os principais motivos de tantas mudanças no mundo Java e o que se esperar deste rico ecossistema.

11:10 às 12:00 O que você precisa saber sobre serviços de mensageria em Java
Willian Alves / Renan Zenkner Roggia
Sistemas distribuídos comumente usam algum serviço de mensageria na sua comunicação. Existem várias opções de serviço de mensageria disponíveis para integrar na sua aplicação. Apache Kafka, RabbitMQ, GCP Pub/Sub, AWS SNS, AWS SQS, AmazonMQ e Active MQ Artemis são apenas algumas dessas opções. O objetivo dessa palestra é demonstrar como é possível implementar diferentes padrões de integração de mensageria com os serviço citados acima e qual é o impacto no design de uma aplicação Java. Abordando diversos cenários concluímos quais as melhores práticas para uma aplicação Java alcançar um melhor design usando um serviço de mensageria.
Java & Reactive Streams: O que? Onde, quando e como utilizar?
Ironi Junior Medina
Grandes volumes de dados, milhares de usuários concorrentes, alta performance e baixíssimo tempo de resposta. Essas são algumas características de sistemas distribuídos, e para que isso seja possível, muitas vezes, recorremos à assincronicidade. Atualmente, existem várias ferramentas e paradigmas para nos auxiliar nesse tipo de desenvolvimento, mas para isso precisamos entender alguns conceitos. Vamos abordar o que é, e de onde surgiu, Reactive Streams. Como (não) podemos usar com Java, e, também, uma breve introdução à algumas bibliotecas que implementam.
12:10 às 13:00 Take advantage of MicroProfile benefits in your monolithic applications
Víctor Orozco
We are in the era of microservices, but monolithic applications have been with us for more than 20 years and will be for many years more. Also, microservices are not the perfect and bulletproof solution for everyone, but many patterns popularized by microservices are very useful in monoliths. This presentation discusses the pros and cons of refactoring an existing monolithic application into the microservices pattern, using the MicroProfile APIs and Payara, and also shares some tips on how we can take advantage of all of the benefits of the MicroProfile APIs in real-world applications that were built as monoliths, without refactoring them into microservices.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Organizando as regras de negócios com Specification em aplicações Java
Murillo Grübler
Como desenvolvedor, em algum momento você já se deparou com aquelas condições que verificam se o objeto satisfaz determinado critério. E por muitas vezes, tais condições se repetiam e repetiam em diferentes fluxos, dificultando a manutenção e o seu reúso. Nessa talk, entenderemos como o padrão Specification pode ser uma boa solução para separar regras de negócio e como aplicá-lo em um sistema em Java.
Java Module & AOT: A batalha da eficiência
Luram Archanjo
Ao longo dos anos a JVM foi construída para aplicações que rodam dias, meses até anos, porém com a adoção de arquiteturas distribuídas, como microservices e o movimento cloud native esse requisito mudou e não precisamos mais de uma JVM para suportar aplicações de longa duração e sim de uma JVM mais eficaz no requisito recurso computacional. Visando isso, foi lançado no Java 9 o suporte a modularidade, porém temos outras frentes que estão aprimorando técnicas de compilação, como Ahead of time compilation (AOT) e Just in time compilation (JIT). Portanto, nesta palestra irei comparar ambas as frentes provendo-o insumos necessários para tomadas de decisões mais assertivas em futuros projetos.
15:10 às 16:00 Entregando aplicações Java com mais eficiência usando Quarkus (do hello World a API com Quarkus)
Rodrigo Freitas
Cada dia mais o Quarkus tem surpreendido com sua performance e simplicidade. Além de mudar a visão que temos sobre Java ser lento e obsoleto ele tem deixando mais divertido e simples desenvolver software. Quarkus é um framework desenvolvido pela RedHat, personalizado para GraalVM e OpenJDK utilizando o HotSpot como Java Virtual Machine (JVM), sendo possível usar as versões 8 e 11 do OpenJDK (respectivamente 8u222-b10 e 11.0.4+11) Nessa talk vamos ver como funciona e mostrar a construção de uma API de forma pratica e rápida usando Quarkus.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Kogito - Business automation powered by cloud native Java
Cristiano Nicolai / Filippe Spolti
Java está entrando na era das aplicações nativa em nuvem. Com ele, é possível criar aplicações leves, rápidas, com baixo consumo de recursos e sem comprometer a eficiência, oferecendo um potencial jamais visto. Quarkus modificou a percepção de Java na cloud e abriu as portas para uma nova geração de middleware, em que a automação de processos e regras de negócios é fundamental. Nesta sessão presencial, você aprenderá os fundamentos de automação de negócios utilizando Kogito.
Serverless e Java: essa combinação é possível
Evandro Pires da Silva
Sim, é possível desenvolver aplicações serverless usando Java. Entenda os conceitos básicos sobre Serverless e como você pode fazer suas aplicações usando Java adotando as melhores práticas para isto, tudo baseado em exemplos já aplicados na prática.
17:40 às 18:30 The quest to the language Graal: one JVM to rule them all
Elder Moraes

É, Frodo... não é fácil ter que trabalhar em projetos com múltiplas linguagens que não se integram nativamente. É como uma jornada rumo a Mordor: cheia de perigos, ciladas e batalhas épicas contra hordas de Bugs (pode chamar também de Orcs). Nessas horas, todo programador gostaria de ter amigo igual ao Sam. Alguém que lhe desse interoperabilidade entre Elfos, Anões, Java, Python, Scala, Node.js... e que ainda permitisse você criar uma nova linguagem! Esse amigo existe. E não é o Sam. O Sméagol o chamaria de Precioso, mas seu nome é Graal VM. E nessa sessão mostraremos como ele vai revolucionar a forma como você pensa e constrói software.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2019

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, gerentes, estudantes, e toda a comunide de desenvolvimento.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Java

Luram Archanjo
Luram Archanjo
Mercado Livre
Renan Zenkner Roggia
Renan Zenkner Roggia
TAG Livros Experiências Literárias

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Programa +Diversidade


Realização

Instituição Parceira

TDC Online