TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Requisitos Ágeis Requisitos de Software sob a perspectiva da Agilidade. Os valores e princípios do Manifesto Ágil impactando no desenvolvimento de software com documentação na medida certa.

Requisitos Ágeis impulsionam a ideação e concepção de produtos, são colaborativos e voltados à facilitação da comunicação entre os envolvidos, que buscam entrega de valor continuada e dar feedbacks rápidos às necessidades e oportunidades de evolução dos negócios.

Dentro deste contexto, esta trilha se propõe a trazer cases e compartilhar experiências de profissionais que estão mapeando, e gerindo, requisitos de software em times ágeis.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Obtendo contexto para começar em 5 passos
Priscila Ribeiro Chagas
Muitas vezes nos vemos perdidos em um novo contexto de projeto ou produto, seja porque ele está começando ou porque somos pessoas novas neste contexto. Nesta palestra, pretendo abordar 5 passos para sabermos o suficiente sobre o contexto onde estamos e seguir escrevendo histórias.
Uma abordagem customer-driven utilizando o que você já faz hoje
Marcelo Lora de Oliveira / José Ernesto da Silva Barbosa
Requisitos de Software devem habilitar o time a trabalhar sem a necessidade de constantes alinhamentos entre o time de desenvolvimento e a área de negócios. É possível, utilizando o processo que você já tem hoje, começar a criar ambientes onde a auto-organização existe e as entregas são totalmente customer-driven.
11:10 às 12:00 Vamos fatiar essa história de usuário?
Camila Capellão
A vida de um Product Owner ou Analista de Negócios não é fácil, entender do produto, do mercado e até mesmo da tecnologia usada no produto é uma tarefa árdua. Estabelecer uma boa priorização é sempre apontada como a maior dificuldade quando se fala em histórias de usuários, no entanto, há um desafio pouco explorado que este profissional precisa enfrentar: fatiar uma história em partes menores sem comprometer a entrega de valor. E esta dificuldade é tão profunda que muitas vezes sequer é reconhecida, rotulando uma história como impossível de ser fatiada, mesmo quando é necessário mais de uma sprint para o time de desenvolvimento entregá-la. Vamos debater alguns exemplos e dicas nesse tema.
O “Jeitinho” na transformação para BDD e outras histórias
Cristiane Karasek Wasielewski
Todos que já passaram pela transformação para BDD tem alguma história sobre os problemas e os acertos: das dificuldades do início ao paraíso da transformação total. Nesta sessão você vai descobrir os problemas e desafios mais comuns da implantação em pequenos times até grandes empresas, aprendendo a identificar problemas que podem causar atrasos no processo.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 FDP, DEEP, INVEST e SMART: entendendo a sopa de letrinhas que todo PO deve conhecer
Luiz Fernando Duarte Junior
Você conhece os acrônimos FDP, DEEP, INVEST e SMART? Eles ajudam a nortear a boa gestão ágil de requisitos e a ideia desta apresentação é trazer clareza sobre os mesmos e quão poderosos eles são.
Fire in the Hole: Planejamento Ágil goHorse!
Fabio Jascone
Quando metodologias ágeis são adotadas pelas organizações na busca por melhorar a eficiência operacional e manter-se competitivo, o planejamento ágil de projetos de desenvolvimento de software torna-se um dos elementos cruciais na trajetória para alcançar os benefícios prometidos. Elaborar um planejamento "ágil", conduzi-lo de forma "ágil" e sustentar a metodologia é um desafio que exige, principalmente, conhecimento e disciplina. Trago nessa palestra um pouco da minha experiência como gerente de desenvolvimento em multinacional focada em soluções para a área da saúde.
14:10 às 15:00 O Diário de um PO (Product Owner)
Alexandre Marques Alves Silva
A palestra "O Diário de um PO (Product Owner)" Trata-se da jornada de um profissional de Tecnologia da informação exercendo o papel de Product Owner e os desafios enfrentados para desenvolver softwares com qualidade no menor tempo possível e gerando maior valor para o negócio. Ótima oportunidade para conhecer um pouco mais sobre este profissional que vem ganhando notoriedade nos últimos tempos e que é fundamental para um produto de sucesso.
Agile Design: Transformando um desafio em uma oportunidade
Liliane dos Santos da Silva
Acreditamos que entregar valor é fazer a coisa certa, do jeito certo. Diferentemente de produtos criados da forma tradicional, tipicamente com um período longo de elicitação, nossa proposta de trabalho busca, num curto espaço de tempo, compreender o real problema dos usuários, transformando o desafio em oportunidade, identificando a versão mínima de um novo produto que permita obter o máximo de aprendizado, com o mínimo de esforço. Quero compartilhar nossas experiências na execução do Framework Agile Design para concepção ágil de produtos digitais utilizando técnicas de Design Thinking, Lean Startup e Métodos Ágeis que ajudam nossos clientes a determinar a coisa certa a ser implementada.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Utilizando Perguntas de Metamodelo no Processo de Elicitação de Requisitos
Paulo Ricardo Maciel
Realizar levantamento de requisitos e análise de negócios no mundo corporativo são atividades de alta complexidade, pois envolvem fatores ambientais, humanos, cultura e comportamento. Obter as respostas corretas durante o processo de elicitação de requisitos é essencial para o desenvolvimento e entrega de valor em um produto e encantamento do cliente. As perguntas de Metamodelo, da Programação Neurolinguística (PNL), apresentam-se como ferramentas poderosas para estabelecer a conexão eficiente entre emissor e receptor. A proposta desta palestra é demonstrar como a aplicabilidade de alguns dos principais padrões de Metamodelos trazem resultados fantásticos para a análise de negócios
Aterrizando seu escopo: saindo da visão de 70 mil pés de altura para o desenvolvimento
Camila de Melo Primasi
Como transformar a estratégia do negócio e o produto pedido pelos clientes em algo tangível de ser desenvolvido? Como tirar o que é óbvio da cabeça das pessoas e transformando tudo isso em "pronto para desenvolvimento"? Vou apresentar técnicas que foram usadas para construir um banco do zero.
16:40 às 17:30 Adoção de práticas ágeis para extração de processos de negócio: um caso aplicado no Governo e Industria
Yan Justino
Dentro de um processo de software a etapa de elicitação pode está sujeita a vários problemas: a comunicação ineficiente; omissão de informação considerada "óbvia"; falta de limites claros no domínio do problema; requisitos registrados de forma desorganizada; e requisitos coletados sem considerar a visão de negócios ou processos que eles executam. Nesse contexto, percebe-se a necessidade de técnicas enxutas que permitam a especificação de processos de negócios como parte do estágio de elicitação. Diante disso, esta palestra apresenta uma técnica que visa descobrir e organizar requisitos através de práticas ágeis para captar elementos, fluxos e detalhes de um processo de negócio.
Priorizando os principais requisitos sem Design Sprint com rápido refinamento
Tiago Vinicios De Quadros Weber
Não é incomum projetos iniciarem sem a oportunidade de realizar uma Design Sprint ou Inception, mesmo assim a necessidade de validar se as funcionalidades a serem desenvolvidas ou em desenvolvimento estão alinhadas com as expectativas dos stakeholders permanece mesmo em fases adiantadas dos projetos. Criar novos acordos é essencial nesse tipo de cenário. Uma sugestão para situações onde o facilitador, têm somente poucas horas disponíveis com os principais decisores é realizar uma customização do uso de Estruturas Libertadoras para validação de novos requisitos via Crazy 8. Dessa maneira é possível validar de 3 a 5 funcionalidades de forma leve e divertida.
17:40 às 18:30 "Pocket Lean Inception" - fazendo Inceptions em um dia
Teo Inke
Se você conhece Lean Inception, já deve ter se deparado com resistência para parar um time a semana inteira. Em um contexto específico, adaptamos a dinâmica para rodar em apenas um dia, e com isso foi muito mais fácil introduzir essa técnica. Vou falar da criação dessa 'Pocket Lean Inception', sua estrutura e os desafios de se ter rodado em mais de 20 equipes.
Agilidade sem turbulência
MAISA FONSECA
As vezes a relação entre o time e o PO está meio turbulenta... O PO reclama que tudo vem cheio de problema e o time reclama que não entende bem o que fazer. E aí, o que falta?
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 30 de Novembro de 2019

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Product Owners, Analistas de Negócio, Analistas de Requisitos, Analistas de Sistemas, Gerentes de Produtos, Scrum Masters, Desenvolvedores, Testadores e todos os profissionais interessados no mapeamento e gestão de requisitos em times ágeis.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Requisitos Ágeis

MAISA FONSECA
MAISA FONSECA
Knowledge21
Paulo Ricardo Maciel
Paulo Ricardo Maciel
Lojas Renner S.A.
Teo Inke
Teo Inke
Accenture

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Programa +Diversidade


Realização

Instituição Parceira

TDC Online