TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha RH Ágil A Agilidade transformando o RH

Atualmente o RH tem papel fundamental na transformação das organizações, principalmente nesse momento onde as mudanças são constantes e desafiadoras. Mas de fato Gestão de Pessoas está sendo protagonista ou continua nos bastidores?

Gerir pessoas está cada vez mais complexo, mas ao mesmo tempo se faz cada vez mais necessário. Nesse cenário, é imprescindível a conexão com a era digital, para diminuir burocracias e processos, levando a área de RH à discussões estratégicas e decisivas.

Precisamos levar a área de RH para um novo patamar com novas tecnologias, ferramentas, ideias e mindset. Estamos falando em um novo modelo de lideranças e competências, pois tudo isso é propulsor da transformação.

Nessa trilha vamos abordar através de cases, aprendizados, dores e ganhos como os Métodos Ágeis estão transformando a área de RH, seus produtos, processos e projetos.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 RH Ágil: inspirar pessoas para ir além
JP Coutinho
Por muitos anos, a área de Recursos Humanos tem lutado para provar seu valor e conquistar o respeito de líderes e colaboradores. Com a era digital, surge a oportunidade do RH mudar de um centro de custo de bastidores, de uma área de apoio, para uma área essencial ao negócio. E a Agilidade pode contribuir muito para essa transformação. Você sabe o que é RH Ágil? O que o diferencia do que conhecemos tradicionalmente por RH? Como ficam os processos, os projetos e produtos de RH? Vamos falar sobre a tradução de valores e princípios ágeis em nossas soluções de Gestão de Pessoas, baseadas no Manifesto Ágil do RH, onde no centro de tudo estão as pessoas.
11:10 às 12:00 Qual papel do RH na transformação digital?
Paula Borges Martins
Cada vez mais o RH tem o papel de apoiar os profissionais adquirirem habilidades importante para suas áreas.Garantir que novas competências digitais também reflitam no trabalho. O RH tem um papel fundamental para garantir que a transformação mude a empresa para melhor, pensando principalmente em colocar as pessoas no centro da organização. Nesta palestra quero compartilhar a grande oportunidade desta área assumir um papel estratégico e fundamental para um resultado efetivo.
RH ágil: muito além do Kanban
Carolina Scheid / Bruna Descovi da Silva
Quando falamos de metodologias ágeis, estamos falando de muito mais do que ferramentas e expressões do mundo tech emprestadas ao RH. Ter um RH ágil passa essencialmente por buscar mecanismos e processos de RH, para que as empresas sejam espaços pautados pelos princípios de ajudar às pessoas crescer e buscar a felicidade na carreira, desenvolvendo habilidade de adaptação, aprendendo a trabalhar em colaboração, construindo ambientes de confiança e aproveitando a força da diversidade.
12:10 às 13:00 Mais estratégico, menos operacional: Como Transformamos o Processo de Atração e Seleção inspirado no Manifesto Ágil
Alexandra Godoy
Diante de um contexto de crescimento e expansão, em 2018 tivemos em torno de 7.000 contratações, um belo desafio de atrair pessoas aderentes a nossa cultura. Pensando nisso, a conexão com a era digital foi fundamental, pois gerir processos seletivos de forma automatizada e humanizada é o que buscamos para sermos mais estratégicos. Foi assim que implantamos uma nova Ferramenta de Atração e seleção, inspirada nos princípios do Manifesto Ágil. Uma experiência totalmente colaborativa e focada na experiência do usuário. Quer saber mais? Vem conhecer como transformar seu RH e tornar a experiência do candidato incrível :)
Case Nubank: Como escalar times de tecnologia e produto com qualidade, velocidade e diversidade.
Pedro Bacaltchuk

Todas as organizações dizem que querem contratar os melhores talentos.

Para o Nubank a chave desse processo é definir o que "melhores talentos" significa para nós.

Nessa palestra vamos compartilhar como o Nubank vem fazendo para escalar a organização em menos de um ano garantindo qualidade, agilidade e diversidade nas nossas contratações.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 A importância da colaboração entre Gestão de Projetos e RH
Bruna Figini
O RH precisa estar mais próximo dos times de desenvolvimento. Isso é fato! Mas como aproximar estas duas realidades? De um lado o RH focado em pessoas, de outro lado um Time de Desenvolvimento focado em tecnologia. O Gerente de Projeto tem um papel de auxiliar na comunicação destas duas áreas e é quem tem a visão dos dois mundos. Ele auxilia a traduzir o vocabulário técnico, exemplificar skills e reforçar a importância do RH para os times. É através dessa visão que se mantém pessoas certas nos lugares certos. Iniciando na contratação até formação de equipes.
O papel do RH na implementação de People Analytics.
Andréia Barone
O que é People Analytics? Quais áreas de conhecimento serão necessárias para orientar o uso de dados na gestão de RH? Quais os riscos e oportunidades do uso da estatística aplicada na análise e tomada de decisões envolvendo pessoas? Vamos ver na prática as possibilidades do uso do R em People Analytics e entender quais os passos para quem quer começar!
15:10 às 16:00 Beyond Budgeting: Gestão Orçamentaria e de Performance Organizacional em Métodos Ágeis
Andre Besson Viecili
Como realizar o planejamento financeiro em meio a cenários cada vez mais dinâmicos? A metodologia de beyond budgeting não é nova, mas cai como uma luva nesse contexto. Propondo um modelo de gestão adaptativa, a metodologia sugere um olhar mais flexível com relação já conhecido modelo de orçamento tradicional. Virando o foco para desempenho organizacional muito além do “dinheiro do cafezinho”.
As dores e as delícias de agilizar o RH no serviço público
Ana Claudia Mendonça
Como assim, gestão de pessoas no serviço público pode ser ágil? E as normas, e as leis, e as políticas? Agilidade é uma questão de mudar paradigmas, é incremental, é o caminho e não a chegada...venha desmistificar e saber como algumas práticas ajudam a começar a partir de onde você se encontra!
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Liberating Structures: Impulsionando sua pratica de facilitação
Jonatan Aguiar
Liberating Structures são uma seleção de 33 estruturas criadas para substituir ou complementar as estruturas tradicionais como apresentações, discussões e brainstorming. Com fortes raízes na ciência da complexidade, e coletadas por Keith McCandless e Henri Lipmanowicz , todas as Liberating Structures implementam cinco elementos de design e dez princípios. Novas estruturas estão sendo desenvolvidas o tempo todo e as estruturas existentes são modificadas, ajustadas ou removidas. Embora isso possa parecer fofo e vago, esta palestra fornecerá alguns exemplos tangíveis de como eles são tremendamente valiosos para a organização.
Encantando os futuros talentos da Globo.com
Emerson Hernandez / Luana Hohmann
Nessa sessão, iremos apresentar como fazemos o processo de seleção e contratação ágil de novos talentos da Globo.com em Porto Alegre. Mostraremos os detalhes de todas as etapas e de como o nosso processo é colaborativo.
17:40 às 18:30 Case Creditas: Como triplicamos o time de Product Technology em um ano
Fernanda Santarelli
A Creditas é a principal plataforma online de crédito com garantia no país. Usamos tecnologia para entregar soluções financeiras mais eficientes para os nossos clientes. Para contribuir cada vez mais para o nosso propósito, recebemos o desafio de crescer o time de Product Technology trazendo uma nova perspectiva para o processo seletivo e posicionamento de VIP (como chamamos o RH na Creditas) enquanto área parceira. Vamos contar as dores e conquistas que tivemos ao longo de um ano, assim como os resultados alcançados.
Carreiras no futuro, atitudes no presente - Você conhece Job Crafting?
Diéssica Azevedo
Com um mercado de trabalho na área de tecnologia altamente aquecido, e a busca incessante por uma empresa que reúna qualidade de vida, bons benefícios, remuneração a cima da média e flexibilidade total, estamos olhando cada vez mais para as empresas e menos para nossas carreiras. Consolidar sua carreira hoje com base nas tendências de mercado e alinhado ao seu propósito pode ser a chave para seu futuro. Por isso, vamos falar de Job Crafting, uma técnica que permite que as pessoas redesenhem suas responsabilidades através da criação de um plano, levando em consideração três fatores muito importantes: valores, pontos fortes, e paixão, que são basicamente a essência da felicidade no trabalho.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2019

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais de Recursos Humanos, Lideranças, Estudantes, Agilistas ou qualquer profissional que esteja conectado com a transformação digital, independente da área de atuação.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha RH Ágil

Ana Claudia Mendonça
Ana Claudia Mendonça
Tribiunal Superior Eleitoral
Andréia Barone
Andréia Barone
South System
Carolina Scheid
Carolina Scheid
Coordenadora de Desenvolvimento Humano
Diéssica Azevedo
Diéssica Azevedo
Mercado Livre
Jonatan Aguiar
Jonatan Aguiar
Unicred do Brasil
JP Coutinho
JP Coutinho
JP Coutinho
Luana Hohmann
Luana Hohmann
Globo.com

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Programa +Diversidade


Realização

Instituição Parceira

TDC Online