TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Saúde 4.0 A tecnologia transformando como enxergamos a saúde

A tecnologia já é algo inerente ao nosso dia a dia. E a inovação segue a todo vapor em todos os campos. A indústria esta produzindo uma miriade de tecnologias e dispositivos para mudar a vidas das pessoas e criar oportunidades para novas aplicações e negócios.

Impressão 3D, balanças digitais, medidores dos mais variados tipos e as novas tecnologias trazem grandes contribuições em monitoramento, acompanhamento, tratamento, consultórios, centros cirúrgicos, salas de aula, laboratórios.

Nesta trilha temos o objetivo de te mostrar essas tecnologias, qual é o futuro dessa indústria e em como estamos impactando a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Você confia no seu médico?
Greta Gradella / Mariana Marques Pereira

Se sim, você pode estar errado. Atualmente, quase a totalidade das universidades brasileiras com medicina no currículo não possuem um sistema de ensino estruturado com foco em confiabilidade médica. Isso quer dizer que, durante toda a sua formação, o seu médico ou médica provavelmente não teve suas competências práticas testadas de maneira estruturada e imparcial. Entenda como as EPAs (Entrustable Professional Activity) vão ajudar a mudar este cenário no Brasil, como está sendo criada a experiência do usuário que vai tornar isso realidade e também como juntamos recursos para tirar esse projeto do papel.

Notifall, Um Framework Para Notificação de Incidente em Sistemas de Detecção de Quedas de Pessoas
Jonathan Pablo Oliveira
Estudos evidenciam a relação entre a gravidade de lesões e o tempo de atendimento de incidentes de quedas de pessoas. Diante disso, precisamos desenvolver sistemas para detectar e alertar de forma eficiente a ocorrência de eventos deste tipo. A soluções já criadas utilizam diferentes técnicas para a etapa de detecção do incidente, mas carecem de um método eficiente para comunicação da situação aos responsáveis pela pessoa monitorada. Apresentaremos na palestra o sistema Notifall, um framework que realiza o processo de notificação e alerta sobre a ocorrência de eventos de quedas de pessoas e que serve de complemento para sistemas que atendem, exclusivamente, a etapa de detecção do incidente.
11:10 às 12:00 Qual a relação da privacidade e proteção de dados com a saúde 4.0?
Anderson Camargo

Novas tecnologias avançam de forma rápida e exponencial, a expectativa de vida aumenta anos após ano e tende a aumentar ainda mais na medida em que a utilização da tecnologia esteja alinhada a este propósito, focando na prevenção e não no tratamento. Mas para isto, é necessário manter o sigilo e a privacidade dos dados pessoais, seja pelo sigilo médico ou pelas legislações de proteção de dados (LGPD/GDPR). Como compreender os princípios de privacidade e proteção de dados podem ajudar a potencializar o uso de tecnologias para avançar e escalonar a saúde 4.0?

Aplicação da tecnologia Blockchain na saúde
Mariana Ribeiro Brandão
Viver em um mundo com muito mais confiança e transparência das informações das quais temos acesso já é uma realidade. A utilização da tecnologia Blockchain garante confiabilidade da informação de forma distribuída, gerando assim muito mais qualidade e segurança dos serviços, produtos ou dados que estão sendo transmitidos. A tecnologia Blockchain e a saúde é uma poderosa aliança que assegura muito mais segurança ao paciente, atesta a rastreabilidade de dispositivos médicos como também garante mais empoderamento às pessoas ao acesso autêntico de seus dados médicos. Esta união tem potencial para impactar diretamente a melhoria da qualidade de vida da população.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Tecnologias emergentes transformando o setor da saúde
Cynthia Mastrodomenico

Irei apresentar cases como: Butterfly, HealthCoin, Halo Neurociency entre outros produtos/serviços que estão no mercando utilizando o hype das tecnologias e apresentar cases do que o Brasil está fazendo de inovação, como a startup Docway, Sharecare entre outras.

Interoperabilidade e uso de padrões - Protocolo HL7
Fabrício Castro Vizzotto / Henrique Corrêa

Saudades de quando sua impressora não possuía os plugins para linux? Vamos lembrar de como esse problema foi resolvido, mas agora no contexto de software. Interfaceamento padrão e uso do padrão de forma ampla. Especificamente no contexto da saúde, os desenvolvedores se preocupam muito em desenvolver sua própria arquitetura de comunicação, quando na realidade o trabalho desse desenvolvimento poderia ser reduzido usando os padrões definidos na própria legislação brasileira, trazendo vantagens como a agilidade da definição da API, adequar a arquitetura de software a legislação do país e interoperar com outros sistemas.

14:10 às 15:00 O Futuro da medição, acompanhamento e prevenção na Medicina
Guilherme Reis
BioHacking e Quantified Self tem se tornado assuntos comuns nas comunidades de saúde, e quantidade de dispositivos existentes para a medição de marcadores de saúde é maior do que nunca, grande parte das empresas tem APIs abertas para integração com diversos tipos de Aplicativos e dispositivos. E que qualquer pessoa pode construir um dispositivo para medir algum marcador de saúde. E como isto pode afetar a vida das pessoas. Vou falar de scanners de macro nutrientes, anel ouraring, Tactio Saude, aplicativo HeartBit que da prêmios para pessoas ativas, Sul América consegue ler dados do fitbit, tactio saúde lê dados de muitos dispositivos. Ë possível utilizar dados de quase todos os dispositivos
Utilizando Machine Learning para prever tendências de abandono em um Programa de Reabilitação Pulmonar
Wesllei Heckler
As doenças respiratórias atingem grande parte da população brasileira e podem limitar as funcionalidades dos portadores. O "Projeto de Extensão Reabilitação Pulmonar" da Universidade Feevale visa melhorar a qualidade de vida de portadores dessas doenças. Diante desse contexto, foi desenvolvida uma ferramenta para identificar tendências de abandono dos pacientes e extrair conhecimento sobre os dados do projeto com a utilização de machine learning. As técnicas Support Vector Machine, Decision Tree e Random Forest foram comparadas, onde Random Forest demonstrou melhor acurácia na predição de abandono. A partir disso, é possível traçar estratégias para a redução de abandonos.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Revolucionando o gerenciamento da informação em sistemas de saúde com o uso da Blockchain
Lucas Martins Mendes Vieira

Os sistemas de informação em saúde (SIS) sempre contribuíram para a melhoria da qualidade e eficácia do atendimento a saúde. Porém, a quantidade de informações, a incompatibilidade entre os sistemas clínicos e falhas de segurança criou a necessidade do aumento da transparência e garantias a privacidade dos usuários.

A Blockchain surge como um conjunto de tecnologias capaz de gerir identidades mantendo a privacidade e com o auxílio de algoritmos criptográficos, executar contratos inteligentes, garantindo que as regras vigentes e a legislação sejam cumpridas. Além disso, a imutabilidade das informações torna o ecossistema auditável e restringe fraudes ocasionadas pela violação de registros.

TelessaúdeRS: o que a telemedicina já oferece e pode oferecer além da teleconsulta?
Jerônimo De Conto Oliveira / CARLOS ANDRE SCHMITZ

A telemedicina tem enorme potencial de melhorar a saúde das pessoas através de diversas ações, e o atendimento a distância (teleconsulta) é apenas uma parte da telemedicina. O TelessaúdeRS, projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atua em teleconsultoria, telediagnóstico, telemonitoramento e regulação de consultas especializadas, tendo como efeito uma melhora da qualidade de atendimento na atenção básica, com redução dos tempos de espera para consulta especializada. Diversas tecnologias, como internet das coisas e inteligência artificial, podem auxiliar a saúde da população, e o TelessaúdeRS deseja ampliar e qualificar a discussão e a implementação da telemedicina no Brasil.

16:40 às 17:30 Por trás do 0800 da Plataforma Telessaúde RS
Fabrício Castro Vizzotto / Daniela Ortiz
Esta palestra vai mostrar como as pequenas inovações dentro de um processo já consolidado podem fazer bastante diferença. Utilizando o design centrado no usuário, desenvolvemos diversas pequenas melhorias no formulário de registro da consultoria a fim de otimizar o tempo de atendimento.
Analisando Estreitamentos Arteriais através de Processamento de Imagens
Samuel Armbrust Freitas
Devido ao impacto das doenças cardiovasculares na incidência de óbitos no mundo, representando 31% do total, as tecnologias de processamento de imagens ainda possuem margem para melhoria e aplicação em exames que hoje são basicamente invasivos. Dessa maneira, a proposta dessa sessão é apresentar os resultados atuais de um projeto de processamento de imagens para análise de exames cardíacos para a identificação de estreitamentos apresentado no 74o congresso de cardiologia, a fim de compartilhar experiências e buscar ideias para melhorias.
17:40 às 18:30 Salvando vidas com dispositivos semi-conectados
Julio Machado Faerman

Construir um sistema confiável quando todos componentes podem falhar não é uma tarefa simples, mas essencial quando se trata de saúde. Temos que projetar considerando a perda de conexão com a nuvem e todos seus serviços. Especialmente atualmente que dispositivos de saúde vão além dos hospitais, tornando-se cada vez mais portáteis ou vestíveis. Venha conhecer o ?AWS IoT Greengrass? e a ?Raula?. O Greengrass é o projeto da AWS que integra os dispositivos de ponta, seus concentradores e a nuvem. Com ele é possível gerenciar localmente a troca de mensagens, execução de funções e até mesmo inferência de modelos treinados na nuvem.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 28 de Novembro de 2019

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Entusiastas, Desenvolvedores, Profissionais da Saúde


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Saúde 4.0

Anderson  Camargo
Anderson Camargo
Phi - Fintech as a Service, uma empresa do Hub 4ALL
Daniela Ortiz
Daniela Ortiz
TelessaudeRS
Guilherme Reis
Guilherme Reis
AZero Consultoria
Henrique Corrêa
Henrique Corrêa
TelessaúdeRS
Jerônimo De Conto Oliveira
Jerônimo De Conto Oliveira
TelessaúdeRS-UFRGS
Lucas Martins Mendes Vieira
Lucas Martins Mendes Vieira
Instituto de Pesquisas Eldorado
Mariana Marques Pereira
Mariana Marques Pereira
TelessaúdeRS-UFRGS
Wesllei Heckler
Wesllei Heckler
CWI Software

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Programa +Diversidade


Realização

Instituição Parceira

TDC Online