TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM QUINTA Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.


Contaremos com intérpretes de libras nas trilhas Stadium, tanto presencial como online, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 LIDANDO COM PERCEPÇÕES, EMOÇÕES E MOTIVAÇÃO UTILIZANDO AGILIDADE
Marcely Santos / Tadeu Marinho
Ao desenvolver cultura ágil a anos, percebe-se a importância de lidar com percepções, emoções e motivação das pessoas. Assim o papel das pessoas é compreender a existência da vida interior no trabalho. Nesta realidade é necessário entender que percepções e emoções influenciam motivação e engajamento, pois pessoas são criativas e produtivas quando estão engajadas no trabalho visualizando a evolução do que estão fazendo, quando se sentem felizes, e quando têm admiração por seus projetos e seus colegas. O objetivo é trazer a nossa percepção de como a agilidade pode impactar nas relações interpessoais afetando o desempenho e a vida do trabalhador do conhecimento das pessoas que as cercam.
11:10 às 12:00 Kubernetes Reliability by Security Policies (SRE & Security)
Bruno S. Brasil
Quando o assunto é Kubernetes, muito se fala sobre as possibilidades de escalabilidade, resiliência, imutabilidade, ambientes dinâmicos e o auxilio para a cultura DevOps em diversos tipos de organizações. Mas a confiabilidade que o Kubernetes pode entregar aos produtos de TI vai MUITO além dessas estratégias! Precisamos falar sobre estratégias que possibilitem ambientes seguros, homogêneos e com políticas que entreguem, junto das aplicações, mais confiança pela segurança, sem onerar a produtividade dos times e o desempenho das aplicações altamente disponíveis. Durante a palestra vou abordar: - SRE vs Security - Admission Controllers - Vault - OPA: Open Policy Agent
12:10 às 13:00 Validando interação de gadget com aplicação Java
Lucas Gabriel Lopes
Acredito que tanto testadores quanto desenvolvedores já estiveram em situações inusitadas quanto a validação de sistemas, agora imaginem uma validação de uma interface que depende de um gadget e você não tem ele no momento. Você desiste de testar? Você espera a disponibilidade de um gadget? Não e não, juntos, testadores e desenvolvedores devem criar uma aplicação para validação. Conheçam o case da Technow Processamento de Dados que trabalha com gamification para educação e desenvolveu uma aplicação Java para os testes de jogos com o gadget que serve de monitoramento de ondas cerebrais.
13:10 às 14:00 Os desafios de empresas e governos com a LGPD
Flávio Henrique Moura Stakoviak / Leandro Campos

A Lei Geral de Proteção dos Dados é a legislação regulatória do tratamento de dados pessoais. Fundamentada nos princípios de privacidade, inclui em seu escopo itens como: a liberdade de expressão, a inviolabilidade da intimidade e a livre iniciativa. Um esforço conjunto entre os departamentos de tecnologia, governança e jurídico é necessário para ajustar os processos de segurança das organizações e atender os requisitos descritos na legislação. Nesta palestra, iremos explorar os principais desafios a serem resolvidos e estratégias que estão sendo exploradas por empresas e governos, a fim de garantir o cumprimento da lei.

Cultura Data-Driven: decisões mais inteligentes
Fabio Claus Soares

Como você toma uma decisão hoje? Quais Critérios leva em consideração? Nunca é simples, mas gostaria de compartilhar como a cultura Data-driven possibilita maior assertividade na tomada de decisões.

14:10 às 15:00 Aumentando a resolução de vídeos e fotos com deep learning
Frederico Tommasi Caroli / Julia Hosken
Nessa palestra explicaremos o que é uma rede neural adversarial e como podemos aplicá-la para aumentar a resolução de imagens. O objetivo é explicar o conceito sem a necessidade de um background matemático mais avançado. Mostraremos também como a Globo.com utiliza essa técnica em seu acervo.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Mantendo seu monolito vivo em um ambiente de alta disponibilidade
Guilherme Carreiro / Paulo Martins

Desde a popularização de arquiteturas baseadas em microsserviços, ambientes de produção desenvolveram-se visando a escalabilidade horizontal. Ferramentas baseadas em containers surgiram para tornar sua infraestrutura mais poderosa do que nunca.

Mas será que você precisa estrangular seu monolito para tirar o máximo dessas ferramentas?

Nessa palestra você vai entender na prática como tornamos cloud-ready uma aplicação Java com mais de 10 anos utilizando eventos CDI para gerenciamento de um cluster, e como decisões simples e concisas podem mudar radicalmente o comportamento de sua aplicação em um ambiente de alta disponibilidade.

16:40 às 17:30 Arquitetando Soluções de Dados com PostgreSQL
Raul Oliveira

Nessa palestra iremos mostrar quais as principais (e novas) funcionalidades do PostgreSQL e como você pode combiná-las. Discutiremos onde o PostgreSQL pode e não pode ser usado, itens que podem fazer seu ambiente de produção altamente maduro e dicas para cuidar do clico de vida do dado de ponta a ponta.

17:40 às 18:30 Construindo uma stack open source para gestão de um Attribute-based Access Control em .net core: desafios e resultados
Yan Justino

o Attribute-based access control (ABAC) é uma resposta para os problemas advindos da autorização baseada apenas em Papeis. Para isso, ABAC define um paradigma de controle de acesso pelo qual os direitos de acesso são concedidos aos usuários por meio do uso de políticas que combinam atributos. Muito embora o .net framework ofereça alternativas para controle de acessos baseados em atributos, a ausência de ferramentas associadas a stack .net para a administração de políticas é uma lacuna que inviabiliza a gestão de autorização no nível administrativo. Diante disso, essa palestra apresentará os desafios e resultados na construção de uma stack open source em .net core para gestão de ABAC.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 28 de Novembro de 2019

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 290,00 /R$ 145,00 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha STADIUM QUINTA

Flávio Henrique Moura Stakoviak
Flávio Henrique Moura Stakoviak
Instituto de Pesquisas Eldorado
Guilherme Carreiro
Guilherme Carreiro
Senior Software Engineer
Julia Hosken
Julia Hosken
Globo.com
Lucas Gabriel Lopes
Lucas Gabriel Lopes
Technow Processamento de Dados
Tadeu Marinho
Tadeu Marinho
Knowledge21

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Programa +Diversidade


Realização

Instituição Parceira

TDC Online