TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM SÁBADO Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.


Contaremos com intérpretes de libras nas trilhas Stadium, tanto presencial como online, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Mas o que é melhoria continua?
Antonio Gaspar Gerent Júnior / Samuel Moro Bergamo Cavalcante
Queremos desafiar o status quo sobre o assunto. Já pensou o que vem primeiro, comportamento ou mindset? Como é esse ciclo de melhoria contínua? E por que queremos isso? Queremos falar de uma conversa de bar realizada durante o Agile Brazil 2019, onde ficamos mais de 2 horas divergindo e convergindo sobre o assunto.
11:10 às 12:00 Kubernetes Reliability by Security Policies (SRE & Security)
Bruno S. Brasil
Quando o assunto é Kubernetes, muito se fala sobre as possibilidades de escalabilidade, resiliência, imutabilidade, ambientes dinâmicos e o auxilio para a cultura DevOps em diversos tipos de organizações. Mas a confiabilidade que o Kubernetes pode entregar aos produtos de TI vai MUITO além dessas estratégias! Precisamos falar sobre estratégias que possibilitem ambientes seguros, homogêneos e com políticas que entreguem, junto das aplicações, mais confiança pela segurança, sem onerar a produtividade dos times e o desempenho das aplicações altamente disponíveis. Durante a palestra vou abordar: - SRE vs Security - Admission Controllers - Vault - OPA: Open Policy Agent
Introdução a Kubernetes Operators
Carol Valencia
Overview do funcionamento da API do Kubernetes. Introdução a criação de operators, casos de uso e um demo de operator.
12:10 às 13:00 Design + Engenharia | Convergindo dois mundos
Thiago Borba

Designer, você sabe o que é uma API? Developer, você sabe o que é DT? Dois mundos, completamente diferentes convergindo para o mesmo objetivo, entregar valor para o cliente. Design é mais do que UX e UI. Software é mais que linhas de código. Nessa talk, vamos fazer uma jornada em casos do mundo real, onde Designers e Developers caminham juntos e o resultado dessa parceria. Além disso, vamos conhecer conceitos de desenvolvimento de software e engenharia para humanos.

10 aprendizados com a Concepção de Produtos Digitais
Karina Klein Hartmann / Gabriela Sombrio
Vamos compartilhar os aprendizados que tivemos realizando mais de 200 concepções com startups, scale-ups e empresas consolidadas de diferentes portes. Durante esse processo nós exploramos ideias, fazemos pesquisa, amadurecemos modelos de negócio e estruturamos produtos digitais. Conheça nosso método e o quanto evoluímos nesses últimos 5 anos realizando concepções.
13:10 às 14:00 FDP, DEEP, INVEST e SMART: entendendo a sopa de letrinhas que todo PO deve conhecer
Luiz Fernando Duarte Junior
Você conhece os acrônimos FDP, DEEP, INVEST e SMART? Eles ajudam a nortear a boa gestão ágil de requisitos e a ideia desta apresentação é trazer clareza sobre os mesmos e quão poderosos eles são.
Fire in the Hole: Planejamento Ágil goHorse!
Fabio Jascone
Quando metodologias ágeis são adotadas pelas organizações na busca por melhorar a eficiência operacional e manter-se competitivo, o planejamento ágil de projetos de desenvolvimento de software torna-se um dos elementos cruciais na trajetória para alcançar os benefícios prometidos. Elaborar um planejamento "ágil", conduzi-lo de forma "ágil" e sustentar a metodologia é um desafio que exige, principalmente, conhecimento e disciplina. Trago nessa palestra um pouco da minha experiência como gerente de desenvolvimento em multinacional focada em soluções para a área da saúde.
14:10 às 15:00 Os passos para construir uma estratégia de Customer Success
Estevão Stumpf
A apresentação abordará o processo de criação de uma filosofia de Customer Success, iniciando no manifesto, contratação de equipe, jornada de retenção de clientes e indicadores.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Clean Code
Paulo Henrique Santos
Na nossa busca continua por melhorar a qualidade dos nossos códigos muitos de nós ja ouvimos falar sobre Clean, e buscamos desde então escrever códigos limpos porém realmente entendemos a fundo o que é isso? Irei trazer uma serie de técnicas e conceitos baseados na famosa bibliografia do Uncle Bob que nos ajudam a escrever um código com mais qualidade e que irá tornar a manutenção do nosso código muito mais fácil.
Future Proofing I.T.
Fabrício Castro Vizzotto / Luiza Pinheiro
Aprendemos em metodologias ágeis que o futuro é caótico e pouco previsível. Nossas estimativas pouco precisas, nosso trabalho mutável. Uma palavra que assola qualquer desenvolvedor menos experiente é migração, entretanto, sem os cuidados necessários, ela não só é inevitável como, a melhor ação a ser tomada para continuar a agilidade do projeto. Muito ouvimos sobre separação de preocupação, manutenibilidade, legibilidade, cobertura de testes e embora estes pricipios sejam almejados, eles não podem ficar apenas no mundo das ideias. Ao invés de blindar o código contra o futuro, que tal usarmos práticas para torná-lo flexivel ?
16:40 às 17:30 Web Scraping com Puppeteer: Consuma sites "client side" de forma simples
Andre Lins

O objetivo dessa apresentação é falar sobre o Puppetter que é uma biblioteca Node.JS que oferece uma API de alto nível para controlar o Chrome ou o Chromium através do protocolo DevTools. Com ele podemos realizar Scraping de forma simples em sites que possuem o carregamento dos dados de forma dinâmica, realizar testes automáticos ou até mesmo automatizar tarefas. Nessa apresentação iremos focar no contexto de scraping trazendo exemplos de como consumir sites "client side".

Node.js e DDD: será que é algo possível?
Cleber Campomori

Nos últimos anos, um estilo arquitetural que dá força aos domínios de negócio e implementa conceitos como o de linguagem ubíqua está se tornando cada vez mais popular... Estamos falando sobre o famoso DDD: Domain Driven Design. Mas será que é possível implementarmos um arquitetura baseada no DDD com JavaScript e Node.js? E como fica a escalabilidade do código em um cenário onde o código deve refletir essencialmente os aspectos de negócio? Como os frameworks e bibliotecas Node.js têm se movimentado nesse sentido?

17:40 às 18:30 Micro frontend, como mudamos a forma de escalar times na Dell
Bernardo de Lima Berra / Cristiano Quadros
Após a grande onda de microservices e a caçada aos monolitos, um grande problema assolou a terra: Os frontends gigantes. O que fazer com essa ameaça? como escalar as tropas? Como gerar builds menores para suas entregas? Uma breve apresentação sobre como o time de desenvolvimento da Dell implementou o conceito de micro frontend em projetos Angular e mudou a forma de escalar os times criando isolamento entre as aplicações.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 30 de Novembro de 2019

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 290,00 /R$ 145,00 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha STADIUM SÁBADO

Andre Lins
Andre Lins
UOL PagSeguro
Carol Valencia
Carol Valencia
Solution Architect
Estevão Stumpf
Estevão Stumpf
Orgânica Digital
Luiza Pinheiro
Luiza Pinheiro
Telessaúde RS
Thiago Borba
Thiago Borba
CWI, além do software

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Programa +Diversidade


Realização

Instituição Parceira

TDC Online