TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Web/Front-End

O Front-end engloba diversas tecnologias, responsáveis pela interface e apresentação do site ou sistema, utilizando de técnicas de usabilidade e acessibilidade, sendo umas das partes mais importantes do desenvolvimento.

Venha participar e acompanhar palestras que tratam de temas diversos ligados a esta área.

Conheça as tecnologias, novidades e ferramentas que podem ajudar na produtividade e desenvolvimento, aprimorando seus conhecimentos e facilitando a vida do desenvolvedor.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 As diversas formas do CSS moderno
Uriell Viana

Desde bundling a transpilação, o ecossistema de front-end que temos em mãos hoje em dia é repleto de novas funcionalidades, tooling e sintaxes variadas. Uma parte fundamental do desenvolvimento web, o CSS, já passou por diversas formas e aqui vamos abordar a evolução, também como os múltiplos caminhos disponíveis a seguir na hora de configurar a aplicação do CSS no desenvolvimento web.

Web Components - Construindo componentes para utilizar onde desejar
Celso Henrique da Silva

Construir uma biblioteca de componentes e / ou um design system pode ser um desafio e dependendo da escolha do framework ou biblioteca para sua construção iremos inevitavelmente amarrar nossa arquitetura em determinada tecnologia, mas será que existem maneiras de mantermos nossos componentes genéricos e utilizáveis em qualquer stack? Nesta apresentação irei falar sobre as especificações, ferramentas que podemos utilizar, as vantagens e os desafios que teremos ao incorporar os web components nas principais bibliotecas e frameworks da atualidade.

11:10 às 12:00 O caminho de uma Arquitetura Frontend
Andre Lins

Um dos grandes objetivos da Softplan é refatorar todo o seu sistema legado em Delphi para uma arquitetura baseada em microsserviços. Considerando o contexto do sistema, a equipe de FrontEnds montou uma arquitetura de módulos condicionais gerenciados através de rotas, utilizando importação dinâmica do bundle e inseridos dentro do projeto através do gerenciamento de versões do NPM. Essa arquitetura utiliza o conceito de micro-frontends e possibilitou que uma equipe de 15 desenvolvedores trabalhassem de forma totalmente separada integrando tudo a um sistema com uma única visualização.

Aplicações front-end modulares - o que eu ganho com isso?
Luiz Henrique Nascimento dos Anjos
Existem várias formas de organizar a arquitetura de uma aplicação front-end. Quando se trata de um sistema com muitas funcionalidades, a divisão em módulos pode ajudar a conseguir uma evolução sustentável. Nessa apresentação, irei mostrar como esse estilo arquitetural pode ser aplicado e quais benefícios ele pode trazer, como exemplos de código.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Segurança nos módulos NPM: O perigo de estar vulnerável!
Saulo Santiago
Você sabia que pode estar desenvolvendo algo inseguro? Que sua aplicação pode conter trechos de código vulneráveis que nem foi você que os escreveu? Nesta apresentação vamos aprender juntos algumas práticas e técnicas para proteger suas aplicações.
Web Components Essentials
Guilherme Scotti
Todos os dias desenvolvemos ou usamos algum componente UI que vai virar Legado, mas você sabe como evitar isso? como criar componentes UI Agnósticos de Framework, podem ser utilizados com React, Angular ou Vue? Se você não sabe a resposta para essas perguntas, ou tem dúvida sobre uma das features mais versáteis do HTML, essa palestra poderá te ajudar a entender melhor esses conceitos.
14:10 às 15:00 Progressive Web Apps no mundo real
Patrick Porto
Progressive Web Apps fornece uma experiência de aplicações de computadores e dispositivos móveis a partir da web. Nesta palestra vamos ver o que é PWA e os principais aprendizados durante a transformação do CMA de publicação da Globo.com em um PWA
Desenvolvendo Apps Acessíveis com React Native no Nubank
Ana Luisa Bavati / Erick Mattos
## Acessibilidade: Primeiros passos - Entendendo acessibilidade - Design acessível - Design universal ## Acessibilidade e Projetos - Importância - Técnicas ## Mapa de acessibilidade - O que é - Como usamos - Benefícios ## React Native - Desenvolvendo apps acessíveis - Exemplos de códigos
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Estratégias de SEO para Desenvolvedores Front-end
Henrique Schreiner
Assuntos como SEO e acessibilidade são geralmente ignorados por desenvolvedores Front-end, por falta de demanda no projeto ou por não achar importante adicionar este tipo de tarefa em suas tarefas diárias. Nessa palestra vamos aprender algumas estratégias e técnicas para otimizar uma página Web melhorando seu SEO e também sua acessibilidade.
Typescript em larga escala - indo além da tipagem
Robson Machado Rosa / João Fidellis

Nessa apresentação compartilho com o grupo o que eu aprendi em um projeto em larga escala utilizando Typescript e AngularJs. Abordarei as dificuldades encontradas, os erros, as soluções adotadas e como que o Typescript contribuiu para a criação de um projeto e a manutenção do mesmo.

16:40 às 17:30 Todo site merece um service-worker
RAFAEL GOMES AMORIM

Seu site funciona offline?

Se não, deveria. Entenda os benefícios da utilização do service-worker em executar boas práticas para manter seu site funcionando mesmo em redes com baixa latência e até mesmo sem conexão alguma. Descubra como fazer seu site funcionar offline e proporcionar uma melhor experiência para o usuário na navegação do seu web app.

Abordaremos algumas WebApis e conceitos da Web moderna que auxiliam no melhor desenvolvimento do seu app, utilizando todos os recursos necessário para tornar o usuário final mais engajado em sua aplicação.

Entregando aplicações frontend em alto nivel
Ariel Pchara

Considerações sobre boas praticas no desenvolvimento de aplicações de front end em ambientes automatizados.

17:40 às 18:30 Micro frontend, como mudamos a forma de escalar times na Dell
Bernardo de Lima Berra / Cristiano Quadros
Após a grande onda de microservices e a caçada aos monolitos, um grande problema assolou a terra: Os frontends gigantes. O que fazer com essa ameaça? como escalar as tropas? Como gerar builds menores para suas entregas? Uma breve apresentação sobre como o time de desenvolvimento da Dell implementou o conceito de micro frontend em projetos Angular e mudou a forma de escalar os times criando isolamento entre as aplicações.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 30 de Novembro de 2019

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Web/Front-End

Andre Lins
Andre Lins
UOL PagSeguro
Ariel Pchara
Ariel Pchara
South System
Henrique Schreiner
Henrique Schreiner
Desenvolvedor Senior
João Fidellis
João Fidellis
CWI Software
Patrick Porto
Patrick Porto
Engenheiro de Software
RAFAEL GOMES AMORIM
RAFAEL GOMES AMORIM
Instituto de Pesquisas Eldorado
Saulo Santiago
Saulo Santiago
Node Developer

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Programa +Diversidade


Realização

Instituição Parceira

TDC Online