TDC 2019
Recife
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Agile e Agile Coaching A arte de descobrir a melhor forma de realizar entregas, fazendo, aprendendo e ensinando

O mundo está cada vez mais volátil e complexo. Tudo muda muito rapidamente, exigindo que as organizações criem soluções e produtos inovadores, que entreguem o máximo de valor, tenham qualidade e sejam lançados rapidamente ao mercado.

Neste contexto, é necessário olhar para as organizações e, de forma contínua, descobrir melhores maneiras para desenvolver produtos, engajar e motivar pessoas e reagir às mudanças constantes dos negócios.

Para dar suporte aos times, considerando este ambiente de transformação e melhoria contínua, as organizações pedem a figura do agilista. Este especialista em agilidade vem capacitando, realizando mentoria e desenvolvendo outras pessoas, tanto tecnicamente quanto através de técnicas de gestão, resolução de problemas e mudança de mindset.

Nesta trilha, queremos trazer a essência da Agilidade, através de talks que relatem casos e experiências reais, seja nas tentativas de implantação de uma cultura ágil, uso de práticas e técnicas ou na gestão de pessoas e projetos. Queremos entender como está sendo as suas vivências com a #agilidadeNaPratica! \o/


Pré-Requisitos:

Não é necessário conhecimento prévio, só curiosidade sobre agilidade.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Todas as vezes que usei métricas do time para o mal
Carolina Serpejante
Times de desenvolvimento são constantemente bombardeados com métricas, como taxa de entrega, tempo de projeto, estoque de bugs, etc. O problema é que nem sempre essas métricas são interpretadas da melhor forma, e o que deveria servir para ajudar acaba só atrapalhando. Vou contar a minha história com métricas de eficiência, todos os erros que cometi e como isso afetou negativamente os times, para que vocês não precisem fazer o mesmo.
11:10 às 12:00 Sendo além de Agile Coach
Luciana Nunes

Nos últimos meses atuei como Trainer no programa imersivo global da ThoughtWorks, treinando três turmas (2 na Índia e 1 na China) de pessoas de vários países, iniciantes na área de tecnologia: pessoas desenvolvedoras, analistas de negócio, designer de experiência, analistas de qualidade. Tive muitas lições aprendidas sobre como irmos além de ser coach e ajudar pessoas nesta transformação digital, inclusive com outras pessoas treinadoras. Nesta palestra, vou contar um pouco da minha experiência e sobre como podemos ir além de ser coach e impactar pessoas de formas diferentes.

Casa de ferreiro, espeto de pau - agilista fura WIP, não faz retrospectivas e outros problemas
Cindy Morais / Lucas Takeshi Rodrigues Palma
Nem tudo são flores em um time de agilidade. Apesar de estudarmos e incentivarmos novas formas de organização dentro dos times, que envolvem novos processos, métricas, cerimônias, ferramentas e dentre outras coisas, nós percebemos que trazer estes aprendizados para dentro de um time de agilistas é mais desafiador do que parece. O objetivo desta palestra é contar mais da história de como lidamos com estas disfunções e quais resultados temos obtido até o momento, independente do nosso conhecimento em agilidade, o time de agilistas acaba sendo um time como qualquer outro e enfrentamos dificuldades semelhantes. E que isso faz parte da evolução da nossa própria maturidade.
12:10 às 13:00 Agilidade freiriana: a ?prática da liberdade? como melhoria contínua
José Cipriano

Nesta apresentação você irá compreender como os conceitos pedagógicos do educador Paulo Freire potencializam iniciativas relacionadas ao domínio do conhecimento cultural nas práticas ágeis. Esta combinação promove uma reflexão sobre como pessoas e times podem evoluir sua autonomia e propósito, alavancando sua melhoria contínua: através do diálogo como método de apreensão do conhecimento, lidando de forma crítica e consciente com a realidade e descobrindo como participar na transformação de seu mundo.

Agile & Design: Sinergias e Conflitos
Allan Araújo / Sarah Branco
Historicamente, a disciplina de Design é baseada no contexto de BDUF (Big Design Upfront), isto é, conceber antes de produzir. Por outro lado, o surgimento de artefatos digitais (entre eles, o software) trouxe diversas mudanças a este paradigma. Em particular, o Agile se baseia no conceito de LDUF (Little Design Upfront), em que a concepção não acontece no início mas ao longo do ciclo de vida do produto. Assim, a principal pergunta emerge: Quais as consequências da integração do Design e do Agile para o desenvolvimento de artefatos digitais?
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 A organizac?a?o esta? pronta para o Agile Coach?
Selene Lindsay Ribeiro Gomes da Silva

Uma o?tica sobre como uma organizac?a?o deve enxergar o Agile Coach e possibilitar a sua atuac?a?o, obtendo os benefi?cios deste papel.

A Forja de Coaches
Juliano de Paulo Ribeiro
Olhando as formações existentes vejo que têm bons conteúdos e até ensinam os métodos ágeis. Infelizmente, esse conhecimento só funciona até a realidade vir e te mostrar que o preparo vai muito além da teoria. Nesta talk vou apresentar um modelo que vem emergindo nos últimos anos para forjar coaches que sejam resistentes, afiados e duráveis.
15:10 às 16:00 Agile só funciona presencial? Derrubando esse mito
Bruno Eugênio Fontes
Não estamos duvidando que o olho no olho facilita bastante times ágeis no dia a dia, mas esses times só tem sucesso assim? Em um mundo cada vez mais remoto e hyperconectado, vamos ver como alinhamentos de restrições, comunicação e técnicas de apoio simples podem tornar o dia a dia de um time ágil remoto muito mais fácil, divertido e empático.
NeuroAgile: A neurociência pode revolucionar o nosso olhar sobre a agilidade?
Gisele Morilha Gonçalves
É possível estruturar equipes de desenvolvimento mais produtivas e colaborativas entendendo o funcionamento do cérebro? As recentes descobertas sobre memória, emoções, produção hormonal, cronotipos e aprendizagem podem fundamentar e potencializar os resultados das práticas ágeis nos ambientes de desenvolvimento. O desdobramento da neurociência em diferentes áreas do conhecimento, como a NeuroEconomia e a Neurogestão possibilitou o entendimento e aplicação de tecnologias antes restritas ás especialidades médicas ao meio ágil. O surgimento do primeiro experimento NeuroAgile e os seus insights sobre a formação de equipes, pair work, colaboração, comunicação e produtividade.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Open Space
Espaço orgânico para debates entre os participantes da trilha sobre assuntos relacionados à agilidade.
Visualização do Fluxo de valor e Métricas Ágeis: As armas da Transformação Ágil
willlamis Moraes
"Não precisamos mudar...", "Estamos muito bem...", "O cliente está satisfeito ..." e etc...! Muitas vezes este é o discurso que nos deparamos quando enfrentamos o desafio de guiar uma transformação ágil! A necessidade de entregar mais valor para nossos clientes o mais cedo possível, eliminar desperdícios e desenvolver o produto em um ritmo sustentável é o que nos move em direção a transformação ágil. Veremos que tornar Fluxo de Valor transparente alinhado a utilização de Métricas Ágeis certamente ajudará o time a identificar suas deficiências e estabelecer uma cultura de melhoria contínua.
17:40 às 18:30 Aspectos culturais na transformação digital, quais paradigmas precisam ser quebrados para realização deste trabalho?
Tadeu Marinho

Trabalhar com transformação digital através do #TrueAgile em organizações dentro e fora do Brasil vem resultando em diversos aprendizados. O principal deles é que lidar com a resistência à mudança em diferentes níveis organizacionais, desde executivos à times e indivíduos, que faz parte do nosso cotidiano.

Venha conehcer como estamos encarando este desafio e quais os principais paradigmas que estamos lidando dentro dos quatro domínios da Agilidade: Negócios (eficácia), Cultura (ecossistema), Organizacional (eficiência) e Técnico (excelência), para que o nosso trabalho possa evoluir com consistência trazendo os verdadeiros benefícios da transformação digital e ágil dentro das organizações.

Escalando agilidade a partir de um time não TI, é possível?
Rodolfo Fernandes Colares de Amorim
Era uma vez agilista no meio do nada, com sabor de entrega picada e cheirinho de cascata. Entrei em um projeto incrível como agile coach, o cliente? Uma empresa multinacional, projeto? A implantação inteira de um sistema integrado de transporte. Mas como sempre há um porém, ao realizar o kick-off e desenhar o modus operandi, o time era não TI, e aí? Quero dividir um pouco minha experiencia implantando agilidade para projetos não TI, quais foram meus acertos e meus tropeços.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 12 de Outubro de 2019

10 às 19 h

Universidade Católica De Pernambuco - UNICAP

Rua Almeida Cunha (estacionamento dos alunos)
Boa Vista, Recife - PE

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Donos de Produtos, Scrum Master, Agile Coach, Agilistas e Gerentes de Desenvolvimento de Software.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Agile e Agile Coaching

Bruno Eugênio Fontes
Bruno Eugênio Fontes
Zé Delivery - AB InBev
Cindy Morais
Cindy Morais
Easynvest
Juliano de Paulo Ribeiro
Juliano de Paulo Ribeiro
Aspercom Educação Corporativa
Luciana Nunes
Luciana Nunes
ThoughtWorks
Sarah Branco
Sarah Branco
TDS Company
Tadeu Marinho
Tadeu Marinho
Knowledge21

Patrocinadores

Diamond



Silver



Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira

TDC Online