TDC 2019
Recife
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura O estado da arte em modelos arquiteturais com seus desafios e conquistas.

Arquitetar de forma consistente um sistema, ou parte dele, pode ser a chave entre o sucesso e o fracasso de uma organização inteira, pois é o momento em que a estratégia traçada está sendo materializada, levando em consideração a expectativa das partes interessadas, a realidade atual e possíveis projeções de crescimento.

Em um mundo on demand, cada pequeno detalhe arquitetural precisa ser muito bem projetado e codificado, transformando o papel do arquiteto de software um papel muito além do técnico.

Pretendemos levar a vocês o que tem sido feito de mais empolgante no mundo da arquitetura de software e apresentar fundamentalmente como problemas da vida real tem sido resolvidos.

Uma trilha perfeita para o arquiteto mais experiente e também para o dev que tem como alvo a arquitetura, embarque conosco e venha se tornar um dev melhor!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Designing Bulletproof Code
Otávio Santana

There is no doubt about the benefits of good coding practices bring, such as clean code, easy maintaining, and a fluent API. However, do best practices help with data integrity? This discussion came up, mainly, with new storage technologies, such as the NoSQL database, that do not have native validation that the developer usually faces when working to SQL schema. A good topic that covers clean code is whose objects expose behavior and hide data, which differs from structured programming. The goal of this presentation is to explain the benefits of using a rich model against the anemic model to get data integrity and bulletproof code.

Como projetar uma arquitetura de software? Propostas e desafios
Lucas Simas

Em desenvolvimento de software, muito se fala em aplicações confiáveis, seguras, escaláveis, reativas, performáticas, baratas, que tenham código limpo e fácil de manter, etc. Com tantos requisitos, torna-se necessário uma discussão sobre arquitetura de software, e também sobre sua implementação.

Nessa palestra, será abordado quais ferramentas, métodos e técnicas que podem ser adotados para o desenvolvimento de uma boa arquitetura, que garanta o bom funcionamento do software para os usuários e também mostre informações relevantes (como por exemplo bugs, relatório de erros, uso de recursos do servidor, etc) para que a área de TI tome uma ação.

11:10 às 12:00 Event Driven Architeture
Camila Campos

Cada vez mais estamos evoluindo para um cenário onde contextos bem definidos do business são representados por serviços independentes que expressam a realidade por trás do código. Tendo em vista que nossa realidade é assíncrona e que muito do que acontece no mundo é visto por nós como "coisas" (ou eventos) que acontecem em diferentes contextos ao nosso redor, o objetivo de modelar software que expresse a realidade também tange a comunicação entre serviços de diferentes contextos, em forma de eventos.

Nessa talk, veremos como uma arquitetura baseada em eventos pode ser uma opção coerente e viável para a comunicação entre serviços, abordando suas vantagens e desvantagens.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Arquitetura Evolutiva, o segredo da arquitetura ágil
André Paulovich
Ao começar qualquer iniciativa digital, seja um produto ou serviço que envolva tecnologia, a única grande certeza que temos é que tudo que planejamos no inicio fatalmente irá mudar. Neste contexto de grandes incertezas, como fica o papel de um arquiteto de softwares que tem a responsabilidade de garantir que a tecnologia seja sempre bem empregada. Como planejar o futuro de um software que não sabemos exatamente onde irá chegar? Como garantir evoluções seguras para necessidades que ainda não conhecemos? Se você também já passou por situações parecidas... acredite, existem estratégias para absorver mudanças contínuas numa arquitetura de software, vamos conhecê-las.
14:10 às 15:00 Módulos dinâmicos através de rotas: Uma alternativa de implementação de micro-frontends
Andre Lins

Um dos grandes objetivos da Softplan é refatorar todo o seu sistema legado em Delphi para uma arquitetura baseada em microsserviços. Considerando o contexto do sistema, a equipe de FrontEnds montou uma arquitetura de módulos condicionais gerenciados através de rotas, utilizando importação dinâmica do bundle e inseridos dentro do projeto através do gerenciamento de versões do NPM. Essa arquitetura traz um conceito de micro-frontends, pensado de uma maneira totalmente diferente, que possibilitou que uma equipe de 15 desenvolvedores trabalhassem de forma totalmente separada integrando tudo a um sistema com uma única visualização.

O lado negro das arquiteturas orientadas a eventos e como lidar com ele
Rafael Girolineto
Com o aumento da utilização de arquiteturas de microserviços, surgiu também a necessidade de coordenar a ações entre diferentes sistemas nestas arquiteturas. A arquitetura orientada a eventos é vendida como a bala de prata, mas será que estamos cientes de todos os impactos negativos que essa escolha pode nos trazer? Nesta palestra vamos explorar os problemas mais comuns destas arquiteturas e as melhores formas de evitá-los ou minimizá-los, permitindo que a sua decisão por adotar uma arquitetura de eventos no seu próximo projeto seja feita de maneira embasada.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Observabilidade antes e depois do Service Mesh
Matheus de Faria Moraes / Tiago Angelo
O principal desafio da arquitetura de microservices é a complexidade em visualizar o que acontece no tráfego Leste-Oeste (entre os serviços), principalmente em cenários com erros. Para lidar com esse desafio e ter sucesso na adoção dessa arquitetura, é imprescindível que nosso ecossistema seja observável. O Service Mesh chegou para reduzir a complexidade da arquitetura de microservices, facilitando a implantação de funcionalidades importantes, tais como gerenciamento de tráfego, segurança e, principalmente, observabilidade. Mas nem sempre foi assim. Nesta palestra, vamos abordar os conceitos e fazer demonstrações da implantação de observabilidade antes e depois do Service Mesh.
Aplicações Modernas em Microserviços com Ágil e DevOps
Andersson Pinheiro
A arquitetura de Microserviços tem sido uma tendência crescente no mercado, porém a complexidade de projetar, construir e executar essas aplicações aumentou muito, exigindo grande esforço dos arquitetos e dos engenheiros de software e operação. O objetivo desta apresentação é mostrar como a Avanade desenvolveu um Workbench que permite acelerar a construção de aplicações em Microserviços, aumentando a produtividade e qualidade, reduzindo sua complexidade por meio de componentes técnicos pré-construídos e pré-integrados.
16:40 às 17:30 Precisamos conversar sobre arquitetura de front-end
Luiz Henrique Nascimento dos Anjos
Ao projetar a arquitetura de um sistema, precisamos tomar decisões importantes sobre front-end. Onde o JavaScript vai rodar (cliente ou servidor)? Como hospedar? Como vai se comunicar com um back-end? Nessa apresentação, trago um levantamento de opções que podemos adotar para encaixar o front-end na arquitetura, discutindo as características de cada uma delas.
Inovando na arquitetura de soluções com o uso de Blockchain
Flávio Henrique Moura Stakoviak / Adriano Ribeiro

Com a disseminação do desenvolvimento orientado a micro-serviços, características como o isolamento dos dados com a separação das bases; o armazenamento em forma de histórico de eventos; a separação entre entre chassi e aplicação e a imutabilidade do ambiente e do host por aplicação, tornam o ambiente favorável ao uso de tecnologias baseadas em blockchain. Você conhecerá frameworks, tais como o LotionJS e o Cosmos, que utilizam como base o Tendermint e através de exemplos práticos verá uma maneira de se implementar micro-serviços com a incorporação de capacidades (imutabilidade, replicação e confiança) antes providas apenas for plataformas exclusivas de Blockchain como Ethereum.

17:40 às 18:30 Redesenhando a experiência Nubank Rewards: como construímos um app controlado pelo backend
Isabella Mendonça / Luiz Fernando Dubas

Com a constante evolução do Nubank Rewards e com diversos feedbacks dos clientes, percebemos que a nossa arquitetura não suportaria o nosso constante crescimento. Repensamos a usabilidade do produto para deixa-lo mais simples, transparente e personalizável e para tornar isso realidade, reestruturamos nossos serviços e mobile para criar uma experiência única para cada cliente. Nessa palestra mostraremos a evolução da nossa arquitetura até o dia de hoje, onde mudamos o mobile para ser controlado pelo backend permitindo uma fácil customização.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 10 de Outubro de 2019

10 às 19h

Universidade Católica De Pernambuco - UNICAP

Rua Almeida Cunha (estacionamento dos alunos)
Boa Vista, Recife - PE

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores e Arquitetos de Software em geral.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Arquitetura

Andre Lins
Andre Lins
UOL PagSeguro
Camila Campos
Camila Campos
Genial Care
Flávio Henrique Moura Stakoviak
Flávio Henrique Moura Stakoviak
Instituto de Pesquisas Eldorado
Isabella Mendonça
Isabella Mendonça
Software Engineer
Rafael Girolineto
Rafael Girolineto
http://arquivei.com.br
Tiago Angelo
Tiago Angelo
Staff Software Engineer

Patrocinadores

Diamond



Silver



Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira

TDC Online