TDC 2019
Recife
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Chatbots Da linguagem ao design, do desenvolvimento a inteligência artificial e tudo que está envolvido nos agentes conversacionais.

Com a abertura da plataforma de bots do Facebook o interesse por assuntos relacionados ao tema cresceu de forma considerável, o que já era de se esperar.

A facilidade de se criar chatbots ligada a evolução da inteligência artificial tem permitido que as interfaces conversacionais venham ganhando cada vez mais espaço como uma nova forma de interação com o usuário, por outro lado, com a maior adoção dessas ferramentas também surgem novos desafios.

Nesta trilha iremos apresentar a visão geral sobre chatbots, ferramentas e quais as tendências que estão surgindo nessa área, além de discutir sobre o processo criativo, linguístico e de inteligência artificial.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Vamos conversar com robôs?
Fernando Monteiro
Em nosso dia à dia, estamos sempre conectados de alguma forma, e, um dos sistemas que nos ajudam a se conectar ou tirar dúvidas, são os ChatBots, ChatBot é um programa de computador que faz o que é programado, simulando uma conversa humana em um chat. Dessa forma, é possível automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, como dúvidas frequentes, na forma de diálogo pré-definido entre o usuário e um “robô”. Além de explicar o que é um ChatBot, e quais são as suas funcionalidades aplicadas, estarei demonstrando um de meus projetos, que é um ChatBot feito por mim, desenvolvido em python, utilizando processamento de linguaguem natural(PLN), deep learning e redes neurais.
Transformação digital com chatbots
Carlos Victor Gomes
Compartilhamento de experiências e cases reais de transformação digital utilizando chatbots.
11:10 às 12:00 Como achar a agulha no palheiro? Selecionando a ferramenta certa para construir meu chatbot.
Bernardo de Moraes Santana Junior
Você com certeza é capaz de me falar pelo menos três ferramentas para desenvolvimento. Dialogflow, Watson Assistant, Blip, Manychat, Recast, Botkit e BotFramework são só algumas das ferramentas disponíveis hoje no mercado. Então qual ferramenta escolher para desenvolver o seu chatbot? O objetivo dessa palestra é lhe ajudar a responder algumas das principais perguntas feitas na hora de selecionar uma ferramenta como: Quanto custa? Possui integrações com mensageiros? Quais as arquiteturas possíveis? Dessa forma fornecer uma comparação geral e detalhada de algumas das principais ferramentas.
Curadoria de chatbots: como o volume de trabalho manual nos fez criar uma ferramenta para automatizar parte do esforço.
Diego Howes
Quem pensa em chatbot como um "software de prateleira" ou como uma entidade sobrenatural que evolui sozinha, está bem longe da realidade. Bots são "inteligentes" sim, mas boa parte dessa inteligência ainda é oriunda de pessoas! Justamente por conta disto, o trabalho de acompanhamento e melhoria continua(também conhecido como curadoria) ainda é muito manual e demanda equipe e muitas horas dedicadas. O objetivo desta palestra é apresentar as dores que identificamos neste processo e como este mapeamento serviu de pontapé para criarmos uma solução que automatiza parte do processo, além de fornecer insights valiosos.
12:10 às 13:00 Desafios de um Chatbot em produção
Letícia Pedroso
Esta palestra tem como objetivo apontar os principais desafios do ponto de vista de um cientista de dados para o desenvolvimento de um chatbot com inteligência artificial. Ambiguidade, erros ortográficos, fraseologias inesperadas entre outros. Quais são os métodos utilizados para lidar com esses tipos de problemas, quais as limitações, e atualmente qual tipo de aprendizado de máquina é mais usado para isso.
Porque investir em diversidade fará com que seus bots tenham melhores conversas
Nathalia Oliveira

Times com diferentes vivências promovem diálogos mais inclusivos e inteligentes. Afinal, não é possível julgar dores e dificuldades que não sentimos para construir a user experience.

Segundo a Bloomberg, equipes que representam igualmente homens e mulheres crescem 41% em receita. Por que ainda é tão difícil fazer isso? E como trazer equalidade também para as personas dos nossos bots, fugindo do sexismo que margeia assistentes como Siri, Alexa e Cortana?

A inclusão deve ser almejada não apenas porque é o certo, mas também para melhorar os negócios, os resultados das experiências que você oferece e os diálogos do seu chatbot.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 CDX - Conversational Design Experience. Fale a Linguagem do seu Cliente
Alberto Cardoso

Existem muitos casos de usos para a linguagem do seu cliente. O grande desafio hoje é saber onde começar. A técnica de CDX auxilia a você achar o caso de usos no contexto da necessidade do seu cliente ou negócio. Aqui ajudamos a elaborar o projeto e uma demo de projeto para alavancar uma experiência conversacional plena para o canal mais apropriado com o seu cliente.

Desenvolvimento rápido de bots empresariais com Microsoft Bot Framework
Arie Rodrigues / Ariel Cintra
Será abordado o processo para o desenvolvimento completo de um bot empresarial que fornece um serviço de consulta de pedidos e reemissão de boleto, além de sanar dúvidas frequentes dos usuários. Nessa abordagem será explanado o processo de alocação de recursos no portal azure, utilização dos serviços cognitivos Microsoft (LUIS e Bing Spell Checker) para melhor compreensão e comunicação com o usuário e publicação em canais de atendimento, como o Telegram.
15:10 às 16:00 Criando crowd experience com Google Dialogflow e Cloud Functions
Otacilio Maia

Nesta palestra iremos experimentar uma experiência de multidão, com o simples experimento, criaremos um chatbot, que irá representar um estudante do 3º ano do ensino médio que está na dúvida em qual curso escolher, Ciência da Computação ou Design.

Então cada pessoa da plateia irá tentar convencer o bot a escolher um dos dois cursos, ao final, o time que pontuar mais, com os melhores argumentos, vencerá.

Mas e como isso irá funcionar? Teremos mapeados 30 argumentos para cada curso, onde cada argumento será uma intent do bot. Toda vez que alguém acertar uma das intents marca-se um ponto para o seu time.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Criando o seu chatbot do zero com tensorflow
Barbara Barbosa

Nesta palestra vou apresentar como criar um chatbot generativo utilizando Deep Learning e NLP, com Tensorflow. Vou utilizar um dataset de falas de filmes e veremos como fazer o pré processamento textual para utilizar uma rede LSTM Dual Encoder. Diferente de um chatbot de recuperação (retrieval), os chatbots generativos não possuem um dataset de respostas prontas e quando recebem uma pergunta, geram a resposta palavra por palavra. Ao final da palestra veremos adaptações que podem ser feitas para utilizar essa arquitetura com um dataset em português.

17:40 às 18:30 "Mamãe, polícia!"
Caio Felipe Pereira Calado

Quando foi a última vez que você interagiu com uma interface conversacional? Foi uma boa conversa?

É claro que existem diversos fatores para se considerar uma "boa conversa", ainda mais quando se trata de uma ?automatizada?, mas não podemos negar que quando as interfaces conversacionais falam a coisa certa na hora certa, elas funcionam que nem mágica.

Mesmo que as interfaces conversacionais ainda não sejam consideradas ?boas de papo? pela indústria criativa, é possível sim criar boas experiências conversacionais de forma automatizada e objetiva.

Esta apresentação tem o objetivo de compartilhar conceitos, dicas e princípios que podem te ajudar a uma boa interface conversacional.

Boto, A Plataforma ChatBot para Saneamento: Os desafios em desenvolve-la em uma grande concessionária de Saneamento
Moisés Simões / Jonathan Santos Moura
Concessionárias que prestam serviços de utilidade pública no Brasil aparecem no topo das reclamações nos diversos canais de proteção do consumidor. Seus serviços, por obrigação, devem atingir toda uma população que não tem qualquer responsabilidade limitações impostas pela infraestrutura do Brasil. Logo, os canais de atendimento ao cliente são superlotados, aumentando muito o custo da restação do serviço e potencializando o descontentamento da população. Para tanto, desenvolvemos um chatbot especialista no segmento de saneamento, para operar como um atendente para as principais demandas da população. Os desafios tecnológicos foram muito relevantes.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019

10 às 19 h

Universidade Católica De Pernambuco - UNICAP

Rua Almeida Cunha (estacionamento dos alunos)
Boa Vista, Recife - PE

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas interessadas em chatbots, interfaces conversacionais, inteligência artificial e assuntos relacionados. Sejam designers, desenvolvedores ou de negócios.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Chatbots

Ariel Cintra
Ariel Cintra
Software Engineer
Moisés Simões
Moisés Simões
Consenso Soluções em Tecnologia Ltda
Otacilio Maia
Otacilio Maia
iFood/Fundação 1Bi

Patrocinadores

Diamond



Silver



Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira

TDC Online