TDC 2019
Recife
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Cloud e Containers Criando soluções escaláveis, estáveis e distribuídas na nuvem

Estamos passando por uma onda de transformação diginal, e a área de Cloud Computing tem um papel fundamental neste processo. Para nos prepararmos precisamos entender que Cloud Computing é um grande guarda-chuva com vários áreas relacionadas: containers, cloud native, migração, arquitetura, machine learning, etc.

Esta trilha é dedicada para troca de experiências e disseminação de novos conhecimentos, mostrando como esta área está se posicionando e como a utilização de containers tem papel importante neste universo.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Liberte sua arquitetura com "cloud native"
André Paulovich
Nesta talk vamos discutir as vantagens e implicações de aderir ao modelo de arquitetura baseado em "Cloud Native", com um chassi de aplicações inteiramente construído com base em recursos opensource, onde nos responsabilizamos por desenvolver todos os mecanismos de scale e resiliência. Mas em contra partida temos liberdade de mover nossa infra-estrutura com pouco ou nenhum esforço entre provedores de nuvens (Azure, AWS, Google e etc), "virando o jogo" comercial dos custos de infra.
Controle na integração de serviços: do monólito aos microsserviços na Cloud com Service Mesh + Kubernetes
Thiago Gregório

Esta apresentação foca na integração de serviços. Faz uma passagem na linha do tempo que vai do desenvolvimento de uma aplicação monolítica, da divisão desta aplicação em microsserviços na Cloud até o controle e gerenciamento destes serviços pelo time de desenvolvimento com foco em Kubernetes e Service Mesh.

11:10 às 12:00 Uma arquitetura cloud para um pipeline de alta performance para dados críticos
Matheus Vinícius Andrade Oliveira Lucas / Vinícius Garcia

Uma dos grandes desafios no mundo dev ultimamente é o de construir micro serviços performáticos a baixo custo.

Ao nos depararmos com essa necessidade, nossa equipe desenvolveu uma arquitetura em micro serviços para suportar o envio de milhões de notificações, de forma tolerante a falhas.

Nesta palestra, iremos apresentar um case, onde construímos um pipeline performático para o processamento das notificações de e-mail da nossa plataforma.

Vamos também mostrar algumas soluções interessantes que desenvolvemos para questões como: monitoramento, garantia de entregas, minimização do peso da latência das requisições entre outras soluções interessantes.

Automação de processos na nuvem com Kogito e Quarkus
Ricardo Zanini / Filippe Spolti
Nesta apresentação vamos demonstrar o uso do framework Kogito (antigo jBPM + Drools) com uma aplicação lúdica que determina se é relevante sair de casa preparado para a chuva ou não com base em um serviço externo de previsão do tempo. A base estrutural dessa aplicação são os frameworks Kogito, Quarkus e Camel, demonstrando à audiência como utilizar essas ferramentas baseadas em Java em aplicadas em um cenário real. A demonstração é estruturada como uma implementação em produção com interface Web e um backend baseado em microserviços rodando em um cluster Kubernetes com Operators.
12:10 às 13:00 Monitorar, Orquestrar, GO!. Melhores práticas de Cloud Híbrida e como a Orquestração e Monitoração alavancam seu parque.
Alberto Cardoso

Em uma empresa com serviços on-premise e na nuvem, refletimos se realmente se uma solução na ?casa? do cliente é detratora de velocidade e flexibilidade. Provocamos em como aplicar inovação não somente por meio de IaaS (infraestrutura como serviço) mas também como PaaS (plataforma como serviço) orquestrando isso em multinuvem e on-premise. Refletimos sobre desafios sobre melhore práticas para soluções Cloud no mundo on-premise (não virtualização) e como solucionar esses desafios.

Orquestração de Contêiners com a plataforma opensource Rancher
Thiago Barradas
Existem diversos tipos de orquestradores, de baixo e alto nível, como Kubernetes, Swarm, Marathon, OpenShift, Rancher, etc. O grande objetivo dessa palestra é mostrar o como é rápido e prática começar com o Rancher e mostrar as principais funcionalidades que ele possui, que podem garantir uma ótima infraestrutura para suas aplicações docker, contando com diversas integrações, load balancer, scheduler, health check, entre outros.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Utilizando recursos de cloud e containers na definição da pipeline de Machine Learning
Hugo Ferreira / Ary Guedes Lins

Temos observado o desenvolvimento da área de machine learning na academia, e a crescente demanda do mercado por soluções que envolvam sistemas inteligentes. Porém, é frustrante para um engenheiro habituado no contexto de desenvolvimento de software tradicional lidar com os desafios enfrentados no processo de desenvolvimento desses sistemas. As ferramentas e processos utilizadas ainda não estão maduras, causando diversas dificuldades. Isso é uma oportunidade, pois podemos moldar as soluções que serão utilizadas neste contexto. Iremos apresentar os problemas que enfrentamos em um projeto real de machine learning e como utilizamos recursos de cloud e containers para mitiga-los.

15:10 às 16:00 Um olhar mais atento no Kubernetes
Gabriela Dias
O Kubernetes (k8s) percorreu um longo caminho em muito pouco tempo. A ideia dessa talk é fazer uma retrospectiva rápida dessa trajetória e explorar algumas das opções desse ecossistema de orquestração de containers baseado em K8s.
Up and running in minutes after a Disaster recovery
Cassio Andre Moreto
Do you run your application or microservices on any cloud (AWS, GCP, Azure, etc)? This presentation shows some best practices of how to act on a DR situation, this talk will approach how is possible to recover all infrastructure and services in a short period of time.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Estratégias de Migração de Sistemas Legados para a Nuvem
Rodrigo Santos

Existem inúmeras dúvidas quanto a adoção de uma nuvem pública, privada ou híbrida. Neste webinar foi explorado temas sobre aplicações que escalam, design de arquitetura e evolução para as clouds, especialmente a opção híbrida, no cenário de migração de sistemas legados.

Segundo o Gartner, a forma de cloud híbrida será até 2020 a mais utilizada pelas companhias no mundo. Aqui no Brasil, esse mercado ainda enfrenta alguns obstáculos pela falta de capacitação de profissionais e a dificuldade que algumas empresas encontram em mudar um sistema que, teoricamente, já funciona para outro mais novo.

Cloud Native Banking: como o Nubank usa imutabilidade na nuvem para atender milhões de clientes
Alexandre Cisneiros
Nascido na Nuvem, o Nubank atende 12 milhões de clientes alavancando microsserviços, ambientes conteinerizados, observabilidade e, na base de tudo isso, imutabilidade. Vamos discutir por que tratamos infraestrutura como um problema de software e como imutabilidade pode ser aplicada em todos os níveis, da infra mais básica às aplicações, quais o ganhos dessas práticas em ambientes de computação em nuvem, e como isso nos permite não ter uma equipe dedicada a infraestrutura. Faremos isso contando casos reais de evolução do nosso ambiente, e mostrando como esses princípios podem tornar as equipes de desenvolvimento mais ágeis e com menos medo de tomar riscos.
17:40 às 18:30 Serverless Containers with Knative and Cloud Run
Mete Atamel

When you build a serverless app, you either tie yourself to a cloud provider, or you end up building your own serverless stack. Knative provides a better choice. Open-source Knative extends Kubernetes to provide a set of middleware components for container-based serverless apps that can run anywhere. In this talk, we?ll explore Knative components (serving, eventing, build) and also take a look at its managed cousin Cloud Run on Google Cloud.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019

10 às 19 h

Universidade Católica De Pernambuco - UNICAP

Rua Almeida Cunha (estacionamento dos alunos)
Boa Vista, Recife - PE

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas com experiência em Arquitetura de Software, Desenvolvimento, Infraestrutura e/ou interessadas em tendências tecnológicas na área de TI.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Cloud e Containers

Cassio Andre Moreto
Cassio Andre Moreto
Site Reliability Engineer
Thiago Gregório
Thiago Gregório
ThoughtWorks

Patrocinadores

Diamond



Silver



Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira

TDC Online