TDC 2019
Recife
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Diversidade Tecnologia + Empatia = Muita Inclusão e Diversidade

A trilha de Diversidade é destinada para aos profissionais da área de pessoas, gestores e empresas que fizeram ou tem o interesse em fazer a transformação pela diversidade.

Com uma trilha inteira dedicada ao tema, vamos apresentar cases, falar sobre as boas práticas e trocar experiência sobre esse processo de implantação de um novo olhar, de uma nova cultura nas áreas de TI e em suas corporações.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Porque a representatividade negra na área de TI importa?
Daniel Nascimento
Esta apresentação faz uma breve descrição de como a ThoughtWorks tem aumentado a representatividade negra na tecnologia, trazendo como referência a nossa experiência que, após ser aprovado na empresa, pudemos comunicar ao mundo, do Brasil à China, a importância da representatividade negra. Adicionalmente, talk é a oportunidade de trazer se a tona a idéia de que, para permitir as diferentes visões de melhoria dos negócios, dos processos, das relações entre os times de desenvolvimento de software e etc, é sobretudo necessário ter atenção e implantar programas de diversidade em todos os diferentes níveis, a fim de permitir a melhoraria da área sobre diferentes aspectos não observados.
Quando as mulheres entram no Jogo: Mercado de Jogos e suas Possibilidades
Tatyane Souza Calixto da Silva

O objetivo dessa palestra é falar sobre a atuação das mulheres no mercado de jogos, desde o início até os dias atuais e refletir porque mesmo sendo a maioria dos jogadores, há ainda uma pequena porcentagem trabalhando no mercado de jogos e como iniciativas podem ajudar a iniciar um quadro de mudança nesse aspecto.

11:10 às 12:00 Cases de políticas de diversidade
Vanessa Fonseca
Todos sabemos que diversidade no ambiente de Tecnologia promove melhores resultados nas entregas. Assim também, o quanto pessoas vêm de um recorte de diversidade, recebe a hostilidade usual do ambiente de TI, se frustam e podem querer sair desse ambiente e quando elas estão em um ambiente propicio elas conseguem realizar entregas fantásticas, além de compartilhar conhecimento e aprender junto. Assim tambem, em ambientes de consultoria, o quão a visão diversa não pode ser o "pulo do gato" para nosso cliente. Então pq ainda não temos diversidade no ambiente de TI?
Caminhos para LGBT na economia criativa
Guilherme de Moraes Mendonça Filho / Rodrigo de Souza Leão Silva

Abordando sua prática de ativismo de produção cultural, a equipe da Propágulo versará sobre processos de legitimação do sistema de arte, entendendo exposição, evento e revista de arte enquanto espaços políticos para protagonismo da comunidade LGBTI+, ao passo que investiga as possibilidades de aproximações entre as artes visuais e a economia criativa.

12:10 às 13:00 Incentivando mulheres a acreditarem nelas mesmas através de um ambiente competitivo
Nathalia Paiva Lima
Hackathon não se trata de ter muito conhecimento ou experiência, e sim de se desafiar e crescer em um ambiente criativo. Nesta palestra falarei sobre a minha experiência em organizar a primeira Hackathon de maioria feminina do Nordeste, a Hack Grrrl, e os (ótimos) resultados obtidos.
Por que pensar em pluralidade?
Reydne Bruno dos Santos

Percebemos um crescimento exponencial de políticas organizacionais, em específico em empresas do segmento tecnológico, destinadas a diversidade. Surge, então, a necessidade de um discurso explanatório sobre o cenário atual referente a esse assunto que aborde aspectos como benefícios e melhorias. Portanto, essa palestra surge com o objetivo de expor a necessidade de pluralidade em equipes de desenvolvimento de softwares trazendo como exemplo medidas adotadas por algumas empresas da área de tecnologia da informação. Pretendo também com esse discurso difundir a importância desse tipo de debate em outros ecossistemas empresariais, pois fazemos parte de um ?todo? que é diverso e plural.

Um ensaio sobre gênero e cultura
Dandara Camélia da Silva

Debate sociológico, critico e analítico acerca das temáticas pós estruturalistas de gênero e sexualidade, que emergem como problemáticas no seio da sociedade brasileira e de suas respectivas desigualdades e intolerâncias culturais; estruturas mantidas pelas ações de agentes que reproduzem o conhecimento do senso comum como principal ferramenta de leitura de corpos que divergem socialmente e de suas corporeidades.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Tecnology is the new Freedom
Anicely Santos

O Sistema Prisional Brasileiro apresenta muitos problemas: prende-se muito antes de julgar, prende - se muito por crimes sem violência e está chegando a quase o dobro de presos para a oferta de vagas. Além disso, as prisões tem cor e lugar, sendo composto na sua grande maioria por negros que se encontram nas comunidades. Sem contar que tem uma ampla porcentagem de mulheres encarceradas em um ambiente estruturado para homens. Mas o que se tem feito para que essas pessoas, uma vez em liberdade, possam voltar a sociedade sem ser uma ameaça a segurança? Como a tecnologia pode atuar no processo de ressocialização?

15:10 às 16:00 Construindo times fortes e diversos: Como o Nubank transforma valores em realidade
Isabella Mendonça / Isabella Pimentel

Não existe apenas um tipo de Nubanker, e para garantir que o Nubank está criando um produto que resolve os problemas dos brasileiros, precisamos ter certeza de que nossos times são compostos por pessoas diversas, de maneira inclusiva. E o que isso significa na prática? Junte-se a nós para conversar sobre a realidade do mercado, e como o Nubank está desafiando o estado atual das coisas.

CASE Recrutamento às cegas ? Generation Oracle
Taciane Kanashiro

O GenO é um reflexo disso. Como a cultura bottom up fez a Oracle olhar para o recrutamento e desenvolvimento do grupo de estagiários da America Latina de uma maneira diferente.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Capacitação profissional do Surdo na área de Tecnologia da Informação: ferramentas de aprendizagem
Joaquim Amado

Eficaz para estudar passo a passo sobre isso, pois para fazer agir pode ser entendido melhor para poder tirar uma dúvida, pois pode haver possibilidade essencial da educação para informática nos níveis. Então pode haver possibilidade de aprender a estudar, que pode ser essencial para estudos, percepção, compreensão, interpretação, comparação, análise e crítica. Essa pode ser a aprendizagem de novos desafios e novas oportunidades, pois pode ser desenvolvimento de aquisição de conhecimentos na área de TI, então pode ser geralmente do currículo escolar que há educação para criar melhores métodos de ensino e currículo.

Inclusão e Diversidade nas empresas de TI
RAQUEL MEDEIROS

Tendo em vista o propósito de trabalhar PARA pessoas e COM pessoas, gostaríamos de apresentar ao público a importância de iniciativas do CESAR com objetivo de provocar a discussão de temas diretamente relacionados à questão da Diversidade, e que impactam diretamente a vida das pessoas e o nosso bem-estar, consequentemente nos resultados organizacionais.

17:40 às 18:30 Enegrecendo a Tecnologia da Informação
Ramon Vicente

O mercado de T.I. ainda é predominado por homens brancos e isso acarreta em pouca representatividade negra no cenário profissional. Tendo isso como ponto de partida, busco por meio desta palestra abordar o mercado profissional de TI aos longos dos meus anos de carreira (como homem negro), os impactos que vem sofrendo e como outras pessoas negras podem trilhar seus caminhos. Não apenas direcionado a pessoas negras mas também como todos (independente de genero, etnia e orientação sexual) podem ajudar a integrar cada vez mais as pessoas negras no mercado de TI.

Sindrome do Impostor, como vence-la?
Rodolfo Fernandes Colares de Amorim / Carol Vilas Boas
Você já se perguntou se é bom mesmo? Se olhou no espelho e viu uma mentira no reflexo que via? Segundo estudo realizado pela psicóloga Gail Matthews, da Universidade Dominicana da Califórnia, nos Estados Unidos, atinge em menor ou maior grau 70% dos profissionais bem-sucedidos, principalmente mulheres. Essa síndrome consiste em você não acredite que seu sucesso é fruto de sua inteligência, capacidade, esforço ou competência. Que a qualquer momento o mundo vai descobrir a fraude que você é. Quero dividir um pouco da minha experiência como trabalho para controlar e como o apoio de quem esta do meu lado faz toda a diferença.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019

10 às 19 h

Universidade Católica De Pernambuco - UNICAP

Rua Almeida Cunha (estacionamento dos alunos)
Boa Vista, Recife - PE

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais da área de pessoas e gestores.


Investimento

presencial:R$ 145,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Diversidade

Carol Vilas Boas
Carol Vilas Boas
Zup Innovation
Dandara Camélia da Silva
Dandara Camélia da Silva
UFPE e ONG Mirim Brasil
Daniel Nascimento
Daniel Nascimento
ThoughtWorks
Isabella Mendonça
Isabella Mendonça
Software Engineer
Nathalia Paiva Lima
Nathalia Paiva Lima
Universidade Federal de Pernambuco
RAQUEL MEDEIROS
RAQUEL MEDEIROS
Analista de Cultura Organizacional
Vanessa Fonseca
Vanessa Fonseca
Thoughtworks

Patrocinadores

Diamond



Silver



Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira

TDC Online