TDC 2019
Recife
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha .NET .Net Rock's

".NET é um framework gratuito cross-platform e open source que ao longo dos anos vem proporcionando aos desenvolvedores ferramentas incríveis que auxiliam na construção de robustas soluções de software para os mais diversos cenários. Nesta trilha você conhecerá cases de sucesso que adotam .NET para inovar seus produtos e serviços, bem como solucionar problemas relevantes, através das linguagens e recursos desse framework."

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Criando componentes e disponibilizando-o como opensource em 5 minutos.
Thiago Barradas
Quantas vezes você fez um projeto e precisou importar um pacote no NuGet? Quantos pacotes não eram compatíveis com a sua versão? Quantas vezes você fez um código para resolver problemas comuns do dia-a-dia? Quantas vezes você tornou esse código opensource e disponível para toda comunidade? Se você respondeu sim para as três primeiras perguntas e não para a terceira, você precisa assistir essa palestra. Nessa talk irei explicar como criar fácil e rapidamente um componente ou extensão compatível com as diversas versões do dotnet e disponibiliza-lo opensource com todos os padrões e requisitos necessários para que o seu projeto contribua com a comunidade.
Asp .Net Core - Ganhando performace no desenvolvimento de Web Apis
Yanka Santos[Coordenadora]

Nesta palestra será falado sobre o nível de performace do .Net Core, suas vantagens e desvantagens, e como performar ainda mais a sua aplicação.

11:10 às 12:00 Construindo uma stack open source para gestão de um Attribute-based access control (ABAC) em .net core: desafios e resultados
Yan Justino / Leisia Medeiros

o Attribute-based access control (ABAC) é uma resposta para os problemas advindos da autorização baseada apenas em Papeis. Para isso, ABAC define um paradigma de controle de acesso pelo qual os direitos de acesso são concedidos aos usuários por meio do uso de políticas que combinam atributos. Muito embora o .net framework ofereça alternativas para controle de acessos baseados em atributos, a ausência de ferramentas associadas a stack .net para a administração de políticas é uma lacuna que inviabiliza a gestão de autorização no nível administrativo. Diante disso, essa palestra apresentará os desafios e resultados na construção de uma stack .net core para gestão de ABAC.

Levando seu SCM à outro nível com Feature Flags
André Paulovich
Você já passou horas realizando merges de branchs logo antes de ter que ativar algo novo em produção? Já sentiu receio de fazer uma ativação em produção e queria ter uma maneira simples de ter um "fall back" em caso de identificar um problema? Acredite, já existem maneiras mais modernas de controlar seu SCM (Source Control Management). Com uma estratégia de Trunk Based aliada à ferramentas de Feature Flags, também chamados de toggles, você pode manter uma integração contínua de verdade e ainda ganhar a possibilidade de testes A/B, soft-launchs e muito mais.
12:10 às 13:00 Do WebForms para o SPA - Um longo caminho
Fernando Feliu

O termo de software legado é aplicado a softwares que são utilizados por uma organização ao longo dos anos, desempenhando funções essenciais ao seu negócio. Partindo dessa definição tínhamos uma aplicação enorme que surgiu nas primeiras versões do .NET e, mesmo ainda atendendo as demandas atuais, chegou o momento de seguir novos caminhos. O objetivo dessa palestra é compartilhar experiências sobre os desafios enfrentados nessa estrada (que ainda estamos percorrendo).

Asp.net core & IIS - Escalabilidade com Requisicoes Assincronas
Bruno Brito
Do clique do mouse até o banco de dados. Você sabe o que acontece? Vamos ver nessa palestra o que acontece no IIS, como a requisição chega na tua aplicação. Entender IO Threads e Worker Threads para escalar sua aplicação ASP.NET Core com requisições assíncronas.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Processando 40 milhões de mensagens com alto desempenho em tempo real
Marcos Venezuela de Araujo / Albino Lima

Com o número cada vez maior de pessoas conectadas em nossas aplicações, os sistemas precisam cada vez mais processar informações com eficiência.

No nosso case precisávamos divulgar em tempo real para nossos clientes as informações geradas na bolsa de valores, um mercado onde são realizados cerca de 14 milhões de negócios por dia e movimenta aproximadamente R$ 12 bilhões.

Para isso criamos uma solução utilizando o change stream do MongoDB, que simplificou nossa arquitetura, e um websocket utilizando SignalR para possibilitar a escalabilidade

Analise sentimentos com ML.NET & Blazor
RAFAEL BENTO CRUZ

O ML.NET é um framework de Machine Learning, Open Source para aprendizado de máquina. Este framework permite que os desenvolvedores criem seus próprios modelos e assim ensine a máquina como se comportar e quais decisões tomar baseado no modelo previamente criado. O Framework ML.NET foi desenvolvido sobre o .NET Core assim tornando possível criar machine learning em várias plataformas como Windows, Linux e MacOS.

Nesta palestra iremos demonstrar como criar um analisador de sentimentos integrado com o Blazor.

15:10 às 16:00 IoT para desenvolvedores C#
Fernando Okuma

Apresentando um possível caminho para quem já é desenvolvedor C# e tem vontade de se aventurar no mundo IoT mas fica desanimado com a quantidade de novas tecnologias que precisa aprender.

Estratégias de consulta com GraphQL e Asp.Net Core
Maxwell Pinto

Atualmente um dos maiores desafios ao construir uma solução é encontrar a melhor maneira de inserir e consumir informações. O Objetivo é apresentar o GraphQL como mais uma alternativa para esse cenário. Utilizando o .Net Core como servidor, nossa ideia é introduzir os conhecimentos iniciais para consumir e disponibilizar APIs GraphQL utilizando o Framework de desenvolvimento .Net Core. O Graph Query Languague tem se mostrado bastante eficiente devido a flexibilidade de consumo das informações expostas em APIs. Uma mudança de paradigma que evita tanto overfitting (excesso de dados) como o underfitting (falta de dados). Nessa palestra iremos te ajudar com os primeiros passos.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Serverless como solução para API com baixo custo e grande escalabilidade
Fabio Claus Soares

Quando falamos de soluções em Cloud o docker não é mais o futuro, cada vez mais o ServerLess vem ganhando força e estabilidade nos grandes players de Cloud. Compartilho um caso real de utilização de ServerLess como solução para API de baixo custo e grande escalabilidade utilizando Azure Function, .Net Core e Sql Server

Pipelines criados em Spark e .NET em Data Lake e Data Warehouse em Azure.
Tatiana Nascimento

Vamos criar um pipeline escrevendo código .Net capaz de interagir e trabalhar em ecossistema Big Data e DW, performando inclusive junto a aplicações Spark.

17:40 às 18:30 Blazor, WebAssembly e tendências para Web
Marcelo Thomaz de Aquino Junior

Recentemente foi lançado, por parte da Microsoft, o framework Blazor com a proposta de possibilitar códigos C#/Razor e HTML de conviverem de forma harmoniosa através do uso de WebAssembly. Mas como ele funciona na prática ? Pensando nisso, nesta palestra vamos entender como funciona essa estrutura de WebAssembly juntamente com o uso do Blazor, e entender qual é sua proposta de mudança na forma de desenvolver sistemas web.

AI para desenvolvedores .NET
Thaissa Bueno Sanches

Nessa palestra você vai aprender como adicionar Inteligência Artificial aos seus aplicativos .Net utilizando os Serviços Cognitivos da Microsoft, com o framework para Machine Learning ML.Net e os serviços na azure de machine learning customizável como o azure machine learning studio e o azure machine learning service visual interface, vamos explorar as ferramentas microsoft de AI e demostrar como podemos adicionar inteligência aos nossos projetos .NET e ficar por dentro dessa tecnologia que está pra se tornar tão importante como a energia eletrica.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 12 de Outubro de 2019

10 às 19 h

Universidade Católica De Pernambuco - UNICAP

Rua Almeida Cunha (estacionamento dos alunos)
Boa Vista, Recife - PE

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores e entusiastas da plataforma .net


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha .NET

Albino Lima
Albino Lima
Easynvest
Leisia Medeiros
Leisia Medeiros
Não informado
Maxwell Pinto
Maxwell Pinto
Caixa Seguradora
RAFAEL BENTO CRUZ
RAFAEL BENTO CRUZ
Electric Dreams

Patrocinadores

Diamond



Silver



Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira

TDC Online