TDC 2019
Recife
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Inovação Social e Empreendedorismo Venha se conectar com as novas tendências e ferramentas que impulsionam de forma inovadora a jornada empreendedora.

Esta trilha apresentará novos conceitos, modelos de negócios, iniciativas e projetos inovadores de base tecnológica que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, além de possibilitar ganhos financeiros.


Tópicos:

Inovação e Empreendedorismo Social; Negócios de Impacto; Design Social; Tecnologias lúdicas em educação; Soluções disruptivas.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Amor e Código: como ficar rico fazendo o bem
Márcio Waked de Moraes Rêgo

Quer melhorar seu desempenho no amor e no código? quer dar sentido e propósito ao que você faz com a tecnologia e com a sua vida profissional e pessoal? quer saber como tudo isso é possível por meio da inovação? Então venha montar um novo fluxograma para sua vida, codificando novas perspectivas e desenvolvendo soluções inovadoras e transformadoras que produzirão impacto no mundo, e de quebra, trará ganhos financeiros. É juntar a fome com a vontade de comer: Amor e Código!

11:10 às 12:00 Engajamento de Impacto e Gamificação na Aprendizagem Online
Luciano Meira

Discutiremos a aplicação de estratégias de gamificação no desenvolvimento de uma plataforma digital de aprendizagem, com foco no desenvolvimento de competências e habilidades. A plataforma em tela (APTA) coloca o aprendiz na posição de autor em uma narrativa emergente, baseada numa missão e uma série de desafios que emprestam à atividade do aprendiz um senso de propósito. A fim de realizar a missão, o usuário da plataforma consome objetos digitais que o capacitam nas competências e habilidades necessárias para tomar decisões pragmáticas nos desafios que constituem a missão. A plataforma posiciona-se no campo da inovação no EAD, populado por ambientes de pouco engajamento e alta evasão.

12:10 às 13:00 Design social para melhorar o Mundo
Clarissa Sóter
Nesse encontro apresentaremos nosso kit tool de impacto social. Um conjunto de canvas e cards baseados nas metas da ONU para sustentabilidade. Especialmente desenvolvida para liderar o caminho de pesquisa, ideação e construção de soluções inovadoras para cidades e comunidades em geral, nossa ferramenta possui linguagem acessível, é gamificada e ágil. Mesmo sendo baseada em métodos de design, recomendamos nossa ferramenta para qualquer empreendedor que queira fazer a diferença ambiental e social no Mundo.
Como engajar pessoas a participarem de atividades de voluntariado
Thiago Augusto dos Santos Martins / Hugo Santos
Hoje, no Brasil, mais de 7 milhões de pessoas exercem atividades de voluntariado, sendo a maioria delas atividades em grupos realizadas por Empresas, Organizações e Instituições. Nós, dos Padrinhos Mágicos, criamos uma plataforma que conecta voluntários à lares de idosos e casas de acolhimento de crianças em situações de risco, que hoje atua na cidade de Recife. Nesta palestra vamos mostrar os desafios, insights e aprendizados durante todo o desenvolvimento da plataforma e comunidade, como também, as principais formas de engajar e reter pessoas neste ambiente.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Tecnologia aliada da transformação social
Luiz Henrique Silva da Penha

É possível hoje mesmo você com poucos cliques ser empreendedor utilizando a tecnologia e a internet para mudar a sua vida e a vida de milhares de pessoas. Tirando da pobreza e mudando o cenário das comunidades através da iniciativa tecnologica. Você também pode ser um transformador social. Comecei com meu computador no terraço da minha casa. Hoje somos mais de 50 computadores espalhados em várias comunidades.

15:10 às 16:00 Empreendedorismo social vale a pena?
Bruna Vasconcelos / Lisandra Sousa da Cruz
Relato do REPlant, um aplicativo que fomenta a cultura de plantios, visando tornar o cidadão protagonista da sua cidade, seja em casa ou na comunidade. Falarei de como o negócio inicialmente tinha um cunho apenas social e hoje segue por um caminho de construtech, sendo acelerado por um programa do CESAR e SEBRAE, oferecendo o serviço de implantação de áreas verdes produtivas em condomínios, empresas e residências. Falarei também de como o modelo de negócio pode ser mudado/adaptado sem perder sua essência e seu propósito para tornar-se rentável.
Dias Mulheres na Tecnologia Virão
Renata Albertim
Palestras com jovens sobre o Mete a Colher, empreendedorismo, startup e presença das mulheres na tecnologia. O objetivo é abordar e debater assuntos sobre o mundo das startups, tecnologia e empreendedorismo na perspectiva das mulheres. Vamos contar a história do Mete a Colher; explicar o que é uma startup, o que se caracteriza e citar exemplo de startups lideradas por mulheres; com isso, vamos levantar a discussão sobre a importância de ter mulheres ocupando espaços nos ambientes de tecnologia. Esse momento tem a pretensão de se transformar em um grande bebate para todo mundo interagir e apresentar variados pontos de vistas.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 CaritasHub - Usando tecnologia para mapear instituições de caridade e pontos de coletas para doações
Fernando Fernandes / Thiago Pinheiro Lima
As chuvas que atingiram Pernambuco em 2017, provocaram uma grande reação da sociedade Civil. A partir de imagens do transbordamento do Rio Una, viralizadas através das redes sociais, um grande processo de auxílio a desabrigados foi iniciado. Foi dai que veio a ideia de usar a tecnologia a favor da população e com isso surgiu o CaritasHub que no inicio tinha o intuito de mapear pontos de coletas de doações mas posteriormente foi incorporado o mapeamento também de instituições de caridade. A ideia é ter uma ferramenta colaborativa onde as próprias pessoas possam cadastrar novos lugares para doações e que pessoas que têm interesse em doar, possam de forma fácil encontrar esses lugares.
Como causar alto impacto social com voluntariado corporativo
Leonardo Veri

Nessa palestra eu contarei sobre dois dos programas de voluntariado de maior sucesso na Oracle, Chatbot For Good e Technovation Challenge. Chatbot For Good começou em São Paulo e em 2 anos impactou mais de 400 alunos de escolas públicas em regiões de vulnerabilidade social em 4 países diferentes da América Latina e uma edição extraordinária em uma das mais inovadoras escolas do Vale do Silício. Technovation Challenge é um desafio global para meninas, que participamos como mentores e temos casos incríveis de casos de sucesso após o desafio, como empregabilidade em multinacionais para meninas jovens de baixa perspectiva de crescimento.

17:40 às 18:30 Tecnologia e Negócios que mudam o mundo: o caso de sucesso do Livox
Carlos Pereira
Empreendedores sociais em geral trabalham em prol de uma causa. Para eles, essa causa é mais importante do que o lucro, embora eles foquem em ter empreendimentos saudáveis financeiramente. Nessa palestra veja como Carlos Pereira, criador do Livox utilizou uma situação pessoal para inovar na área de cuidados para pessoas com deficiência o que o levou do Recife para mais de 35 países, a ser premiado internacionalmente e o mais importante, a mudar a vida de mais de 25 mil pessoas com deficiência.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019

10 às 19 h

Universidade Católica De Pernambuco - UNICAP

Rua Almeida Cunha (estacionamento dos alunos)
Boa Vista, Recife - PE

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Empreendedores, estudantes, entusiastas e pessoas que estão conectadas com o ecossistema de inovação, empreendedorismo e as comunidades de tecnologia.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Inovação Social e Empreendedorismo

Hugo Santos
Hugo Santos
Padrinhos Mágicos
Luciano Meira
Luciano Meira
UFPE & JOY STREET
Márcio Waked de Moraes Rêgo
Márcio Waked de Moraes Rêgo
Universidade Católica de Pernambuco
Renata Albertim
Renata Albertim
Mete a Colher
Thiago Pinheiro Lima
Thiago Pinheiro Lima
Projeto CIn Samsung

Patrocinadores

Diamond



Silver



Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira

TDC Online