logo Intel

TDC 2019
Recife
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Intel Software Day Conheça as tecnologias Intel utilizadas na indústria de software para o desenvolvimento de projetos otimizados em Visão Computacional, Inteligência Artificial e Gráficos

Venha conhecer como as tecnologias da Intel estão ajudando a comunidade global de desenvolvedores de software a inovar utilizando Inteligência Artificial, Visão Computacional, Internet das Coisas e Tecnologias Gráficas.



Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Inferência de IA em edge devices - A câmera é o novo sensor universal
Jomar Silva
Diversas implementações de soluções de IOT nos últimos anos foram severamente limitadas pelas limitações de largura de banda para a transmissão dos dados, e pela inviabilidade técnica ou econômica de utilização de todos os sensores necessários. A fusão de Inteligência Artificial, Visão Computacional e Internet das Coisas, permite que imagens possam ser processadas com IA em edge devices - transformando imagens em informação - permitindo a implementação de soluções que seriam ficção científica há um ano atrás. Vamos apresentar o projeto OpenVINO, que permite a inferência de IA em edge devices de forma otimizada.
11:10 às 12:00 Certiface e Intel juntos no combate a fraude e autenticação de identidade
Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A.CABELO)
Nesta apresentação veremos a tecnologia Certiface criada para combater a fraude e proteger as pessoas honestas. Esta ferramenta autentica identidade e combate a fraude utilizando a tecnologia de biometria facial. A sua solução é baseada em arquitetura Intel dos servidores aos notebooks. Graças uso de técnicas de visão computacional com openCV, openVINO, tecnologias de Deep Learning, recursos Intel como TBB, IPP e MKL e computação de alta performance, esta tecnologia processas milhões de faces por segundos em nuvem tornando muitas operações cadastrais e transacionais no Brasil segura, rápida e eficaz.
12:10 às 13:00 Aplicações de Robótica Autônoma com Deep Reinforcement Learning e NLP
Evelyn Conceição Batista / Pedro Marco Achanccaray Diaz
"Na robótica autônoma, o robô aprende ao navegar em ambientes, a partir do reconhecimento de imagens. O processamento de linguagem natural é o hoje considerada a aplicação mais visada por todos os setores e promete viabilizar o acesso e o questionamento ao conhecimento humano na sua forma mais comum através dos séculos: a escrita. Essas são duas das aplicações realizadas por Intel Ambassadors no Laboratório de Inteligência Computacional da PUC-Rio, utilizando plataformas Intel."
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Inteligência Artificial em Futebol de Robôs
Marcos Maximo
Com apoio da Intel, a equipe ITAndroids, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), desenvolve pesquisas em Inteligência Artificial aplicada ao futebol de robôs. Nessa apresentação, serão mostradas algumas dessas experiências.
15:10 às 16:00 OpenCV: Inteligencia artificial e Visão Computacional sem mistério
Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A.CABELO)
Nesta apresentação conheceremos a biblioteca OpenCV. Esta biblioteca conta com mais de 2500 algoritmos otimizados para desenvolvimento de aplicativos utilizando recursos de visão computacional e inteligência artificial. Entendimento na prática do uso referente a otimização na compilação da biblioteca, programação multinuclear e redes neurais convolucionais. O resultado é computadores enxergando, assim gerando uma nova perspectiva tecnológica sem utilizar obrigatoriamente o uso de APIs em nuvem. Alessandro é desenvolvedor/contribuidor oficial do OpenCV.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Autecla: um Sistema de Suporte ao Tratamento de Crianças com Autismo baseado em IoT e Aprendizagem de Máquinas
Gabriela Rodrigues / Laís Bandeira Miranda da Silva / Mariana Barros.
O AuTecla é um projeto que visa ajudar no processo de aprendizagem e na assistência de crianças com autismo, envolvendo as crianças, pais, médicos e terapeutas no tratamento. Durante o tratamento, é importante que os pais continuem em casa os estímulos das atividades feitas no consultório, e que os médicos acompanhem a evolução da criança em todas as atividades. O uso de IoT permite que as informações referentes a cada atividade sejam disponibilizadas e os terapeutas tenham acesso remoto a elas. Técnicas de aprendizagem de máquina implementadas usando o OPENVINO toolkit da Intel possibilitam a execução de exercícios que envolvem reconhecimento de emoções e outras situações cotidianas da criança
17:40 às 18:30 Otimização gráfica com o Intel GPA
Jomar Silva
O Intel Graphics Performance Analyzers é um conjunto de ferramentas gratuitas desenvolvidas pela Intel para auxiliar desenvolvedores de jogos e aplicações com uso intensivo de gráficos durante o processo de otimização do seu software. O Intel GPA ajuda a identificar rapidamente gargalos de processamento (GPU/CPU) e auxilia a ajustar o balanço de utilização entre CPU e GPU para maior performance. Serão apresentadas as principais ferramentas do Intel GPA, da instalação à utilização das ferramentas.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019

10 às 19 h

Universidade Católica De Pernambuco - UNICAP

Rua Almeida Cunha (estacionamento dos alunos)
Boa Vista, Recife - PE

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores de software


Investimento

presencial:gratuito

online: gratuito

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Intel Software Day

Gabriela Rodrigues
Gabriela Rodrigues
UFPE - Federal University of Pernambuco