TDC 2019
Recife
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Internet das Coisas Tudo está conectado e agora?

Nosso mundo está mudando cada dia mais por conta da internet e dos dados compartilhados através dela. A Internet das Coisas vem para impactar nossa vida e nossas tomadas de decisões de uma forma nunca antes vista. Grande parte dessa mudança provém dos dados que estão sendo coletados o tempo todo.

Venha conhecer as tecnologias que implementam a Internet das Coisas e participe dessa revolução que transformará a nossa sociedade!


Tópicos:

Conectividade, Hardware, Protocolos, Cases Reais.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Desafios de criação de uma plataforma de IoT end-to-end
Danilo Val

Entender a sopa de letrinhas de vários protocolos, micro serviços, escala, orquestração, etc, foi só o começo. Quando resolvemos cuidar da camada de hardware e embarcar nossos softwares, é que começou a ficar legal. Hoje já estamos fazendo drones voarem por plantações rurais realizando monitoramento de pragas e aplicação de pesticidas, traqueando veículos, cuidando do deslocamento de amostras de exames e transformando cidades inteligentes. O próximo desafio é mostrar para todos como é muito fácil fazer tudo isso.

11:10 às 12:00 Utilizando MQTT com Message Broket RabbitMQ
Alexandre Brandão Lustosa

Como aplicar e configurar o protocolo MQTT no poderoso Message Broker RabbitMQ em fluxo assincronos e com desacoplamento de workflows e maquinas de estado.

CasaEXperience - solução IoT para visitas autoguiadas com monitoramento de ambientes integrada à nuvem
Rafael Simionato / Bruno Silva Ribeiro

A solução de localização indoor CasaEXperience (resultado de uma parceria entre SiDi, Samsung e BASF) foi desenvolvida para melhorar a experiência dos usuários em visita à casa ecoeficiente da BASF (CasaE): um ambiente de exposição de produtos da empresa e de seus parceiros. Nessa palestra, falaremos sobre a arquitetura da solução, tecnologias utilizadas e abordaremos os principais desafios encontrados e superados durante a construção e implantação dessa solução IoT que engloba entre outros: localização indoor através de beacons, monitoramento dos índices de bem-estar dos ambientes, coleta e envio de dados para a nuvem utilizando o AWS IoT Core.

12:10 às 13:00 Escove os dentes. Você está sendo escutado.
Ivo Frazão Nascimento
As tecnologias de reconhecimento por voz (speaker recognition) e reconhecimento de discurso (speech recognition) estão cada vez mais constantes em nossas vidas. Alexa, Siri e Google Assistent já nos ajudam em rotinas triviais. Grandes empresas usam essas tecnologias para controle de acesso, comando e controle, extração de informações de diálogos entre seus clientes e atendentes para ajudar na melhoria dos serviços oferecidos, na redução de custos e no crescimento de receita. Mas como podemos incluir isso nos nossos projetos de IoT? O que tem disponível no mercado e como o desenvolvedor pode acessar isso para dar um diferencial em sua aplicação? E como fica a privacidade nesse processo todo?
DIY: Fazendo o seu mini Tesla com comandos de voz
Ana Begnini

Imagine uma cidade onde carros autônomos são uma realidade e que todos os conceitos de internet das coisas são aplicados, isso seria lindo, não? Nessa palestra você verá como é possível construir um protótipo de uma cidade inteligente com veículos autônomos de baixo custo controlados através de uma assistente pessoal. Veja essa junção funcionando e a prova que IOT deixa a vida mais simples e divertida.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 O que vem depois do Maker?
Vítor Barros Aquino / Ramon Ribeiro

Plataformas Maker, como o Arduino, são de grande utilidade para facilitar a criação, construção e desenvolvimento de aplicações, e também no aprendizado de novas tecnologia. Mas possuem certas limitações que às tornam inviáveis para certos tipos de aplicações e produtos. Quando esbarramos nas limitações, a quem devemos recorrer? Nessa palestra vamos mostrar plataformas de hardware em conjunto com sistemas operacionais de tempo real (RTOS) para que você dê um próximo passo nas possibilidades de soluções em Internet das Coisas.

Valor nos dados, ROI na veia. Extraia valor do seu IoT!
Alberto Cardoso

Ter um uma ideia inovadora de projeto de IoT está cada vez mais comum. Agora apresentar essa ideia com um plano de custo, ROI e payback, ai está a dificuldade. Reflito aqui sobre questões como Qual é o Business outcome do projeto IoT? Qual é o dado (e quanto ganho com ele)? Custos gerais como de processamento, conectividade e periféricos e pessoas. Técnica de como vender internamente ou externamente seu projeto de IoT.

15:10 às 16:00 Probatio: tookit de experimentação para criação de novos instrumentos musicais digitais
Filipe Calegario

Neste talk, irei apresentar o Probatio, toolkit de prototipação física e funcional para experimentar novas interações musicais. A ideia é encapsular barreiras técnicas no uso de sensores e microcontroladores para que o próprio músico consiga construir seu próprio instrumento musical digital, encaixando e experimentando posições e formas de tocar. O projeto se relaciona com o conceito de Internet das Coisas Musicais que discute que o futuro dos novos instrumentos se dá pela transformação de objeto para plataforma conectada. O projeto é open source e está aberto para contribuições tanto na estrutura física, quanto no hardware e software.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Sistemas de telemetria para foguetes experimentais
Thaissa Bueno Sanches

Nesta palestra será mostrado os principais sensorers e placas de desenvolvimento que podemos utilizar em foguetes experimentais, esses sensores são responsáveis por coletar dados importantes durante o lançamento, subida e queda, sendo inclusive importante no sistema de recuperação, vamos entender o que são foguetes, tipos e como podemos coletar dados usando sensores e transmitindo esses dados para uma base em solo.

De semanas para tempo real - impactando a Agricultura com IoT
Ladson Gomes Silva / Diogo Dantas
No Brasil o agronegócio representa cerca de 22% do PIB, porém ainda hoje apenas os grandes players do agronegócio utilizam tecnologia para diminuir os efeitos climáticos que causam prejuízos, fazendo a agricultura de precisão. Quais os desafios ainda em aberto que podem impactar o setor? Como a Internet das Coisas pode agregar valor no agronegócio ajudando a parcela que ainda não utiliza agricultura de precisão? Vamos mostrar o case do GROOT, um sistema IoT para análise de solo para a agricultura nascido no CIn que consegue encurtar semanas de análises laboratoriais para poucos segundos.
17:40 às 18:30 O que falta na Internet para as coisas?
Tiago Barros / Michael Barney / Thallita Albuquerque

Desde 2015 se fala basteante em IoT mas ainda não vemos as soluções de IoT instaladas de forma massificada. O que falta para termos as soluções de IoT amplamente instaladas e sendo usadas por todos? Nesta apresentação iremos discutir quais são os fatores habilitadores da internet das coisas, quais são os principais desafios e o que está sendo feito no Brasil para fomentar o desenvolvimento de soluções de IoT.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 12 de Outubro de 2019

10 às 19 h

Universidade Católica De Pernambuco - UNICAP

Rua Almeida Cunha (estacionamento dos alunos)
Boa Vista, Recife - PE

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Engenheiros de hardware e software, técnicos, hobistas, empreendedores e estudantes em geral.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Internet das Coisas

Ana Begnini
Ana Begnini
Universidade do Estado Do Amazonas
Danilo Val
Danilo Val
Gerente de Software
Diogo Dantas
Diogo Dantas
IoT-Flows
Ladson Gomes Silva
Ladson Gomes Silva
LIVE - Laboratório de Inovação Veicular
Rafael Simionato
Rafael Simionato
Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática
Vítor Barros Aquino
Vítor Barros Aquino
CESAR - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife

Patrocinadores

Diamond



Silver



Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira

TDC Online