TDC 2019
Recife
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Management 3.0 e Gestão Ágil Gestão, Liderança e Pessoas

Em 2010, Management 3.0 começou inicialmente como o livro mais vendido sobre a gestão ágil do guru da liderança Jurgen Appelo, tendo como objetivo levar a transformação da agilidade de gerentes até engenheiros e analistas do conhecimento em geral.

Estes devem trabalhar juntos para encontrarem a forma mais eficiente para que o negócio atinja os seus objetivos enquanto mantêm a felicidade do time como uma prioridade.

Nesta trilha haverão palestras dinâmicas com casos reais de times e empresas que estão usando essa abordagem nos seus projetos.

Lições aprendidas, sucessos, dificuldades, técnicas, abordagens práticas: é nesta trilha que você encontrará todos estes itens.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Putis, virei Gerente e agora?
André Ronquetti
Você já ouviu falar sobre o bom técnico que virou gestor? Na maioria das vezes ouvimos histórias que acabaram mal. O bom desenvolver que virou um péssimo gestor. Fazer gestão de pessoas é um desafio complementarmente diferente de escrever software. Nessa palestra vou abordar o desafio da mudança de carreira de um desenvolvedor para gestor. Compartilhar os desafios que enfrentei, os momentos que me senti perdido, que só queria fazer um for ao invés de dar um feedback. Das ferramentas e materiais que usei para explorar o mundo de gestão e como se auto desenvolver para essa nova perspectiva. E também falar sobre gestão de gestores.
Sim, é possível ter Gestão ágil em times distribuidos!
Bruno Eugênio Fontes
O mundo é cada vez mais remoto, hyperconectado e distribuído. Em um programa onde pessoas estão em lugares diferentes, alinhamento de restrições, comunicação e uma série de fatores podem implicar no sucesso ou fracasso de um time. Nesta talk, vamos falar sobre como esses alinhamentos podem alavancar o sucesso de times remotos de maneira onde todos se sintam parte de um time.
11:10 às 12:00 Management 3.0 e Ações de Retrospectiva: uma dobradinha de ouro para o engajamento do time
Carol Araujo
Usando o principio do M3.0 “gerencie o sistema e não as pessoas” vou apresentar como a utilização práticas do M3.0 me ajudaram a empoderar em poucos meses um Squad a partir das Lições Aprendidas listadas das Reuniões de Retrospectiva.
Mapa de Competências e Feedback Canvas. Uma poderosa combinação de ferramentas para catalisar o aprendizado do time.
Paula de Oliveira Calefi

O primeiro passo para evoluir determinado Skill (seja soft ou hard) é identificar esse gap. Essa combinação de ferramentas possibilita que cada indivíduo possa entender o que o Time entende como competência essencial, o que a a própria pessoa acredita possuir e o que os outros membros acreditam que conhecemos sobre determinada competência. Essa combinação de ferramentas nos possibilita mapear o estado atual do time, identificar disfunções, gaps de conhecimento, motivar os colaboradores a buscar o conhecimento de forma contínua e ainda descobrir grandes talentos na empresa e promover a troca de conhecimentos.

12:10 às 13:00 Da motivação a ação: Moving Motivators ao Kata de Melhoria.
Janaína dos Santos Simões Pereira / Ariadne Guimarães Lemos de Andrade
Moving Motivators é uma prática simples de aplicar e ao mesmo tempo muito poderosa e complexa nos resultados que ela pode trazer. Portanto, quero mesclar práticas de facilitação para o moving motivator para alguns cenários do seu dia-a-dia: para você, para seu liderado (1:1) e seu time. Confesso que sempre me encucou que moving motivator é muito abraçador de árvores (sim eu abraço árvores) e nem todos todos estão nessa "vibe", por isso, quero mostrar para vocês como podemos relacionar o resultado do moving com uma ferramenta de experimentação, o Kata de Melhoria Contínua, para todos colocarem em prática o que lhe motivam.
Personal Map, nunca substime o poder desta ferramenta...
RICARDO POLITO / Warly Silva
O Personal Map tem sido usado comumente no início de um workshop ou como um quebra gelo para times que se conhecem pouco, mas a pergunta é: Posso aplicar em um time que já "se conhece"? Vou mostrar o resultado da aplicação desta ferramenta em um time que estava se quebrando e voltou a se enxergar como um só.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 LIDANDO COM PERCEPÇÕES, EMOÇÕES E MOTIVAÇÃO UTILIZANDO AGILIDADE
Marcely Santos / Tadeu Marinho

Ao desenvolver cultura ágil a anos, percebe-se a importância de lidar com percepções, emoções e motivação das pessoas. Assim o papel das pessoas é compreender a existência da vida interior no trabalho. Nesta realidade é necessário entender que percepções e emoções influenciam motivação e engajamento, pois pessoas são criativas e produtivas quando estão engajadas no trabalho visualizando a evolução do que estão fazendo, quando se sentem felizes, e quando têm admiração por seus projetos e seus colegas. O objetivo é trazer a nossa percepção de como a agilidade pode impactar nas relações interpessoais afetando o desempenho e a vida do trabalhador do conhecimento das pessoas que as cercam.

15:10 às 16:00 Desmistificando o Planejamento Estratégico com práticas ágeis no Governo
Misol Borba Berenguer
A elaboração de um Planejamento Estratégico é conhecida por ser burocrática e monótona, mas também importantíssima para a condução de uma organização. Nesta palestra apresentaremos como a Superintendência de Tecnologia da Informação de um órgão público inovou ao utilizar técnicas de facilitação, Management 3.0, Design Thinking e Coaching, inspirando e motivando os seus gerentes a participarem e colaborarem com a construção do seu Planejamento.
As competências esperadas dos profissionais do futuro
JP Coutinho

Com a Transformação Digital, todos os mercados sofrerão grandes mudanças estruturais. As tecnologias se desenvolvem em ritmo exponencial, mudando indústrias inteiras. As carreiras serão as mais afetadas, uma vez que os cursos disponíveis atualmente no mercado não conseguem preparar os profissionais para o que vem pela frente. A grande maioria das profissões relevantes dos próximos anos nem sequer existem. Como desconstruir o que acreditamos como carreiras? Qual o perfil esperado do profissional do futuro? Como a liderança pode e deve contribuir com o preparo dos times? É sobre isso que vamos conversar nesse talk.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Como evoluimos as squads com management 3.0
Cristiane Costa Simons
A Squad era divida em: squad 1 "antes da tecnologia" e squad 2 "com sprint de tecnologia". Aplicando management 3.0 foi formada uma única squad possibilitando a evolução do produto e da squad.
Making People Awesome @Nubank
Vinicius Andrade / Alexandre Freire

Usando Modern Agile nos perguntamos como tornar as pessoas no nosso ecossistema incríveis. Incluindo as pessoas que usam, fazem, compram, vendem ou financiam nossos produtos ou serviços. Aprendemos sobre seu contexto, suas dores, o que os segura pra trás e o que eles têm ambições de conquistar. Como podemos torná-los incríveis? Nessa palestra conversamos sobre do princípio de Modern Agile "Make people awesome" e compartilhamos algumas histórias de como tentamos viver esse princípio no Nubank.

17:40 às 18:30 Como criar planos de desenvolvimento para equipes ágeis
Leonardo Martins de Albuquerque Sodre
O processo de feedback de um colaborador sempre é visto como pontos a serem desenvolvidos individualmente. No contexto de times de desenvolvimento de software ágeis, o processo de feedback se faz necessário além dos pontos individuais. A construção em conjunto com o colaborador, de ações e resultados propostos que alcancem também a equipe como um todo, maximizará as chances de uma evolução de maneira uniforme. Nesta palestra, abordaremos as lições aprendidas com nossa experiência no uso de uma técnica de feedback colaborativa, apresentando seus efeitos e os ótimos resultados obtidos.
Diagnosticando a saúde do seu time
Luis Medeiros

Um dos principais desafios de todo líder é manter a saúde do seu time em equilíbrio. Mas o que fazer quando as coisas começam a dar errado? Ou ainda, como perceber problemas no time antes mesmo dos indicadores piorarem? Em 2018 passamos por um dilema desse na In Loco, em uma tribo com 3 times diferentes, com mais de 20 pessoas e apenas 1 líder, era necessário um acompanhamento mais sistemático desses times, e por isso começamos a testar ferramentas como Squad Health Check, Team Morale, pesquisas de clima, entre outras. Como resultado, conseguimos entender o cerne dos problemas que enfrentávamos, e elaborar acionáveis que ajudaram os times a atingirem resultados muito satisfatórios.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 10 de Outubro de 2019

10 às 19h

Universidade Católica De Pernambuco - UNICAP

Rua Almeida Cunha (estacionamento dos alunos)
Boa Vista, Recife - PE

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Agilistas, Gerentes, Coordenadores, Desenvolvedores de Software, Agile Coach, Scrum Master, Product Owner, Profissionais de Recursos Humanos, Analistas, executivos e empresários.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Management 3.0 e Gestão Ágil

Bruno Eugênio Fontes
Bruno Eugênio Fontes
Zé Delivery - AB InBev
Carol Araujo
Carol Araujo
Engineering do Brasil
JP Coutinho
JP Coutinho
JP Coutinho
Luis Medeiros
Luis Medeiros
LuizaLabs
Misol Borba Berenguer
Misol Borba Berenguer
Pitang Agile IT
RICARDO POLITO
RICARDO POLITO
Penox Gestão em Tecnologia
Tadeu Marinho
Tadeu Marinho
Knowledge21

Patrocinadores

Diamond



Silver



Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira

TDC Online