TDC 2019
Recife
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Stadium Quinta Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Putis, virei Gerente e agora?
André Ronquetti
Você já ouviu falar sobre o bom técnico que virou gestor? Na maioria das vezes ouvimos histórias que acabaram mal. O bom desenvolver que virou um péssimo gestor. Fazer gestão de pessoas é um desafio complementarmente diferente de escrever software. Nessa palestra vou abordar o desafio da mudança de carreira de um desenvolvedor para gestor. Compartilhar os desafios que enfrentei, os momentos que me senti perdido, que só queria fazer um for ao invés de dar um feedback. Das ferramentas e materiais que usei para explorar o mundo de gestão e como se auto desenvolver para essa nova perspectiva. E também falar sobre gestão de gestores.
Sim, é possível ter Gestão ágil em times distribuidos!
Bruno Eugênio Fontes
O mundo é cada vez mais remoto, hyperconectado e distribuído. Em um programa onde pessoas estão em lugares diferentes, alinhamento de restrições, comunicação e uma série de fatores podem implicar no sucesso ou fracasso de um time. Nesta talk, vamos falar sobre como esses alinhamentos podem alavancar o sucesso de times remotos de maneira onde todos se sintam parte de um time.
11:10 às 12:00 Um mapa para quem quer fazer Carnaval
Antonio Aureliano
A história de Pernambuco desfila no seu carnaval. Remanescentes nagôs, indígenas, infantes, senhoras cantantes e a mistura intensa de marchas militares e negros capoeiras como estrela maior: o Frevo. O bloco, a unidade básica do carnaval, une famílias e tem no Frevo o seu principal expoente de atração; e a vontade de criar uma agremiação é sempre presente no coração de todo carnavalesco. Mas onde achar a orquestra ou quem faça o estandarte? Aqui trazemos o Mapa do Frevo, uma ferramenta criada com o propósito de expandir a cultura de troças carnavalescas que arrastam multidões, facilitando o acesso às ferramentas para quem quer experimentar a incrível emoção de criar um bloco de carnaval
Veja o impacto de integrações de SaaS e como ela acelera o desenvolvimento do negócio
Alberto Cardoso
Quase inevitável que alguma solução na nuvem não seja incorporada, seja de um mini ERP a um serviço de visão computacional na nuvem. Abordaremos temas em como mapear os sistemas críticos ao seu produto/serviço, planejar as suas integrações e validar se está de acordo com a estratégia de inovação vigente ( Se existir uma!). Com seus sistemas e dados alinhados, e uma solução de integração em operação, a validação de hipóteses de negócio serão mais rápidas.
12:10 às 13:00 Criando produtos de forma científica
MAISA FONSECA / Lucas Gomes
Vivemos em uma realidade onde a necessidade do cliente não atendida muda constantemente. Como estamos criando nossos produtos? Convidamos vocês para discutir sobre o que a ciência nos ensina para criar produtos com menos incerteza de dar errado.
Projetos ágeis com clientes remotos: desafios da Análise de Negócios
Marcely Santos
O mercado de TI está cada vez mais aquecido e projetos com clientes de outros estados e até mesmo de outros países têm se tornado uma realidade. Esta palestra visa compartilhar experiências de uma Analista de Negócios que atua em projeto ágil com cliente localizado em outro país, sendo o time de desenvolvimento do projeto formado por profissionais que estão dentro e fora do Brasil. Desafios são vistos no dia a dia do projeto, tanto em relação à disparidade de fuso horário como diferenças culturais, mas existem formas de transformá-los em grandes oportunidades para unir os times e fazer do projeto um sucesso. Nesta palestra, serão compartilhados desafios vivenciados e como superá-los.
13:10 às 14:00 Arquitetura Evolutiva, o segredo da arquitetura ágil
André Paulovich
Ao começar qualquer iniciativa digital, seja um produto ou serviço que envolva tecnologia, a única grande certeza que temos é que tudo que planejamos no inicio fatalmente irá mudar. Neste contexto de grandes incertezas, como fica o papel de um arquiteto de softwares que tem a responsabilidade de garantir que a tecnologia seja sempre bem empregada. Como planejar o futuro de um software que não sabemos exatamente onde irá chegar? Como garantir evoluções seguras para necessidades que ainda não conhecemos? Se você também já passou por situações parecidas... acredite, existem estratégias para absorver mudanças contínuas numa arquitetura de software, vamos conhecê-las.
14:10 às 15:00 Judge Panderson: Análise de leads com NLP e Detecção de Anomalias
Patricia Pampanelli
*Judge Panderson* é a solução de processamento e classificação em tempo real das mais de 100.000 mensagens enviadas por dias para os anunciantes dos portais *ZAP Imóveis* e *Vive Real*. Nesta palestra vamos apresentar a abordagem de machine learning utilizada para detecção de anomalias com o método _Isolation Forest_. Vamos descrever o pipeline de processamento de mensagens utilizando métodos de _Natural Language Processing (NLP)_.
Sem achismo: O que os dados podem nos dizer sobre nosso futebol
Gerson Vasconcelos Neto

Com a crescente tendência nos negócios em analisar dados e tomar decisões baseadas nessas análises, é importante nos perguntar: será que tomar decisões baseadas em dados são realmente importantes? Se sim, por quê? Vamos trazer a conversa de bar para o mundo dos dados para que possamos ilustrar essa discussão e tirar a prova de algumas das famosas discussões de boteco. Será que a chamada 'geração de ouro' do nosso futebol era melhor que a geração de hoje? Será que jogar em casa é realmente determinante para o time?

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 iFood: Automatizando testes Android e iOS com o mesmo código
Eduardo Finotti
Nós do iFood, acreditamos que a automação de testes é extremamente importante, mas sabemos que automação de testes para dispositivos móveis ainda assombra muitos profissionais do meio da qualidade de software. Porém, é tão simples quanto escrever testes pra web. Por isso, vamos ver o porque automatizar testes e como iniciar um projeto de automação em minutos, rodando, e pasmem: Android e iOS. E agora a cereja do bolo: COM O MESMO CÓDIGO! Vou mostrar o caminho das pedras, de como iniciar o projeto de automação de testes mobile (Android e iOS), utilizando o framework CodeceptJS + Appium.
Chapter de Testes: Organização de uma equipe de qualidade transversal em ambientes mistos de desenvolvimento.
Thiago Vasconcelos Costa Freire
Apresentação dos desafios encontrados na estrutura de uma “chapter” de teste real. Uma mesma equipe dividida em diferentes ambientes de desenvolvimento, com características, ferramentas e tecnologias próprias. Experiências reais de um “chapter leader”
16:40 às 17:30 Cloud Native Banking: como o Nubank usa imutabilidade na nuvem para atender milhões de clientes
Alexandre Cisneiros
Nascido na Nuvem, o Nubank atende 12 milhões de clientes alavancando microsserviços, ambientes conteinerizados, observabilidade e, na base de tudo isso, imutabilidade. Vamos discutir por que tratamos infraestrutura como um problema de software e como imutabilidade pode ser aplicada em todos os níveis, da infra mais básica às aplicações, quais o ganhos dessas práticas em ambientes de computação em nuvem, e como isso nos permite não ter uma equipe dedicada a infraestrutura. Faremos isso contando casos reais de evolução do nosso ambiente, e mostrando como esses princípios podem tornar as equipes de desenvolvimento mais ágeis e com menos medo de tomar riscos.
Saindo de 2 para 50 releases semanais do app do Nubank
Marcus Fonseca / Miguel Lemos
Migramos todos os nossos repositórios para um só. Como isso afetou o número de releases? Quais foram as estratégias necessárias para essa migração? Qual a importância do uso de tecnologias como Jenkins, Bors, Kubernetes e Ansible na nossa infraestrutura para possibilitar o monorepo? Vamos compartilhar a nossa experiência dessa transição, e responder essas e outras perguntas.
17:40 às 18:30 Reinforcement Learning na globo.com: Otimizando o melhor momento para carregar peças publicitárias
Alison de Andrade Carrera / Fábio Vilas-Bôas
O Viewability é uma métrica de publicidade digital que representa o quanto de uma campanha publicitária foi realmente visualizada em um determinado site, diferente do clique no anúncio, essa métrica está se importando somente com a garantia da sua visualização. A globo.com tem um grande inventário de publicidade e sempre houve um desejo de aumentar essa métrica em todos os nossos sites, mas como poderíamos fazer isso? Nessa palestra será explicado o conceito da métrica de Viewability e como utilizar algoritmos de Reinforcement Learning para otimizar em qual momento devemos dar início ao carregamento da peça publicitária de modo a alavancar esta métrica de mercado.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 10 de Outubro de 2019

10 às 19h

Universidade Católica De Pernambuco - UNICAP

Rua Almeida Cunha (estacionamento dos alunos)
Boa Vista, Recife - PE

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 290,00 /R$ 145,00 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Stadium Quinta

Alison de Andrade Carrera
Alison de Andrade Carrera
Machine Learning Engineer
Antonio Aureliano
Antonio Aureliano
thoughtworks
Bruno Eugênio Fontes
Bruno Eugênio Fontes
Zé Delivery - AB InBev
Lucas Gomes
Lucas Gomes
Omega Energia
MAISA FONSECA
MAISA FONSECA
Knowledge21

Patrocinadores

Diamond



Silver



Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira

TDC Online