TDC 2019
Recife
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Testes Venha prosear com a gente o dia todin sobre qualidade

Venha simbora espiar as prosas sobre Testes com outros zóios! Nói sabe que a tal da Engenharia de Testes é um muído muito além de garantir um teste funcional, rodar sozinho uns treco ou reportar as besta feras.

A ideia é prosear assuntos massas, um mói de assunto como tipos de testes como uns tal de Inteligência Artificiá, Engenharia do Caos, Segurança, Acessibilidade, Mobile, API's, aquelas coisa Ágil, além de desenrolar isso tudo falando de estratégias de teste, entendimento de riscos, e outras carreira de coisa.

Mas não se avexe não e venha simbora, trocar umas vivência nessa vida de qualidade com uma povo desenrolado pra lá da conta!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Dificuldades de testar em ambiente imersivo usando head mounted display
Paula Brasileiro
Tecnologias de realidade virtual promovem fascínio e abrem possibilidades infinitas, como os simuladores dos moderníssimos F-35. Entretenimento, construção e extração são apenas exemplos das muitas aplicações que devem valer USD 30bi, tamanho estimado do mercado de aplicações 3D, em 2025. Óculos já inundam o mercado e o hardware avança para comportar a necessidade de tanto poder computacional, exigindo testes de software adequados para esse paradigma. Nessa palestra, abordaremos o que é HMD, as diferenças de testes de sistemas imersivos, e considerando na estratégia, técnicas, limitações de hardware, a automação e finalmente um relato da experiência do uso de VR por períodos prolongados.
Mitos e Verdades sobre testes de acessibilidade
Marcelo Sales
Testar projetos por si só costumar envolver grandes desafios. Testar projetos com foco na acessibilidade inclui mais alguns desafios, mas diferentemente do que se possa imaginar não é um problema de outro mundo. Nessa apresentação, vamos falar sobre mitos e verdades que as pessoas tem sobre a execução desse tipo de teste e como é possível melhorar o foco e dar a atenção correta no que diz respeito a acessibilidade, sem necessariamente se preocupar com sua automatização.
11:10 às 12:00 Testando a integração com bancos usando Flyway e Docker Compose
Mateus Moury
Testes unitários são usados para validar regras de negócio no sistema, mas não cobrem todos os casos por serem executados em um ambiente controlado. Muitos engenheiros não escrevem testes de integração por conta da dificuldade em configurar um ambiente integrado. Os testes de integração vêm ganhando bastante importância especialmente nas arquiteturas de microsserviços, onde partes do software são desenvolvidas independentemente. E se eu te disser que, utilizando as ferramentas certas, desenvolvemos na In Loco um mecanismo de executar testes de integração com apenas um comando? Nessa talk, mostrarei como utilizar o Flyway e o Docker compose para facilitar a execução de testes de integração.
Testes de carga e alguns desafios na plataforma Low Code
Luis Eduardo Pinheiro Pedrosa / Carla Luz
A palestra vem mostrando como realizar teste de carga em uma plataforma Low Code com as ferramentas Gatling, JMeter e BlazeMeter em um sistema Low Code e seus desafios para garantir a qualidade do sistema.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Hawaiian Airlines App: encarando o Beta Teste
Renata Tomaz Siega
Nessa palestra vou contar como utilizamos o beta teste de um app complexo e de grande visibilidade para mitigar os riscos do lançamento. O aplicativo não somente realiza check-in, disponibiliza cartões de embarque na Apple Wallet, mostra status de viagens e vôos, como também possui um módulo de In-Flight Entertainment. Como todo processo longo de desenvolvimento, o app passou por diferentes equipes e conjunto de especificações. Por 3 meses lançamos uma nova versão a cada 15 dias com um grupo de usuários que aumentou em 10x ao longo deste período. Cada nova versão além de corrigir bugs, inseria novas funcionalidades planejadas e não planejadas.
Como priorizar os requisitos transversais da sua aplicação?
Ivna Valença de Oliveira / Phellipe Silva
Que tal aprender uma nova forma de conversar, alinhar e priorizar os requisitos transversais que serão considerados nas próximas sprints? Nessa talk, falaremos de uma dinâmica colaborativa que tem como foco priorizar os Cross-Functional Requirements (CFRs) do seu produto.
Aplicando a ciência de dados a testes de software
Antonio Aureliano

O poder computacional e conectividade crescentes possibilitaram a identificação de uso de sistemas, o que permitiu um alto grau de eficácia na construção de softwares. Dados gerados de maneira involuntária e constante, que consideram perfis, taxas de transmissão e sazonalidade, permitem que o desenvolvimento de software seja assertivo. Nessa palestra, abordaremos como a área de testes pode aproveitar o uso de analytics, mostrando quais dados devem ser considerados, aplicando-os para uma melhor priorização do backlog de issues e definindo estratégias que deem atenção a áreas críticas e de maior valor para o usuário.

14:10 às 15:00 Testes de integração em microservices
Claudenir Freitas
Microservices é o assunto da onda, mas como realizar testes de integração com demais serviços para garantir a qualidade do mesmo? Essa palestra tem como intuito trazer várias pontos ao redor do tema bem como apresentar uma proposta para lidar com tal contexto.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 iFood: Automatizando testes Android e iOS com o mesmo código
Eduardo Finotti
Nós do iFood, acreditamos que a automação de testes é extremamente importante, mas sabemos que automação de testes para dispositivos móveis ainda assombra muitos profissionais do meio da qualidade de software. Porém, é tão simples quanto escrever testes pra web. Por isso, vamos ver o porque automatizar testes e como iniciar um projeto de automação em minutos, rodando, e pasmem: Android e iOS. E agora a cereja do bolo: COM O MESMO CÓDIGO! Vou mostrar o caminho das pedras, de como iniciar o projeto de automação de testes mobile (Android e iOS), utilizando o framework CodeceptJS + Appium.
Chapter de Testes: Organização de uma equipe de qualidade transversal em ambientes mistos de desenvolvimento.
Thiago Vasconcelos Costa Freire
Apresentação dos desafios encontrados na estrutura de uma “chapter” de teste real. Uma mesma equipe dividida em diferentes ambientes de desenvolvimento, com características, ferramentas e tecnologias próprias. Experiências reais de um “chapter leader”
16:40 às 17:30 Maratona de testes: Como engajar o seu time para alcançar resultados excepcionais
Rodrigo Cursino / Bruna Cruz
No CESAR, nós buscamos criar mecanismos para que os colaboradores aprendam uns com os outros, compartilhem experiências e interajam com outras áreas da empresa. Depois de experiências vividas pela Comunidade de Testes do CESAR durante a Copa do Mundo de Teste de Software de 2014 e 2016, juntamos as boas práticas adotadas nesta competição, com conceitos de hackathon e criamos um framework para realização de Maratonas de Teste. O objetivo desta talk é apresentar este framework detalhadamente, as diferentes formas de usá-lo, os resultados incríveis que alcançamos nos últimos anos. Com base nisso, esperamos que outras comunidades possam aplicá-lo em seus contextos.
Testes de interface ágeis com Cypress.
Alvaro Camillo Neto
Quem nunca sofreu com os imprevisíveis timeouts que ferramentas como Selenium podem gerar por motivos que nem sempre compreendemos... Mas não precisa ser assim! Vamos conhecer o Cypress e como essa ferramenta pode trazer de volta a alegria de criar testes de interface !
17:40 às 18:30 Processos para verificar e validar um projeto de Hardware
Gabriella Alencar

Testes de hardware geralmente são muito detalhados. Os testes são necessários para garantir que todos os componentes de um sistema estejam operando como deveriam e que o sistema esteja funcionando exatamente de acordo com os requisitos especificados. Nessa palestra, serão apresentados alguns dos principais processos a serem seguidos para testar um Hardware recém desenvolvido.

Ambientes descartáveis com Docker
Carlos Ribeiro
Um problema que surge quando temos apenas um ambiente compartilhado, como por exemplo somente um servidor de Staging é que, quando temos mais de uma funcionalidade sendo desenvolvida em paralelo e precisamos realizar validações nelas, temos que fazer isso uma feature de cada vez para testarmos e validarmos isoladamente cada uma. A ideia dessa palestra é apresentar a possibilidade de criar ambientes descartáveis sob demanda para cada funcionalidade utilizando Docker, assim conseguimos descartá-los logo que a funcionalidade for colocada em produção.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 10 de Outubro de 2019

10 às 19h

Universidade Católica De Pernambuco - UNICAP

Rua Almeida Cunha (estacionamento dos alunos)
Boa Vista, Recife - PE

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Os boizinhos e boizinhas que mexe trabaia de Testers, QAs, Desenvolvedores, POs e todos os interessados em Qualidade de Software.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Testes

Alvaro Camillo Neto
Alvaro Camillo Neto
F1rst Santander
Antonio Aureliano
Antonio Aureliano
thoughtworks
Marcelo Sales
Marcelo Sales
Tudo é Acessibilidade
Phellipe Silva
Phellipe Silva
ThoughtWorks

Patrocinadores

Diamond



Silver



Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira

TDC Online