TDC 2019
Recife
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Transformação Digital e Inovação Tendências e Processos de uma Transformação Inovadora

Que tal uma nova abordagem que integra tecnologia digital a todos os aspectos da empresa? A transformação digital exige mudanças fundamentais de tecnologia, operações e muito mais. A cultura da inovação inclui processos claros e ferramentas eficientes. Nessa trilha vamos conhecer mais sobre como ocorre o processo de inovação e transformação digital por diferentes abordagens.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Welcome
Gabriel Chamie / Dani Bezerra
O impacto da transformação digital na Educação e nos Eventos: como a inserção de ações (hackas, martatonas, imersões, capacitações, etc) estão fazendo a diferença.
O processo de tokenização: O conceito abundante do trabalho
Humberto Andrade
Esta palestra levará em consideração a aplicação do conceito de tokenização de serviços e como isto muda as formas de relacionamento e, principalmente, de emprego. O futuro onde você controla seus dados e é remunerado pelo seu esforço está mais próximo com as possibilidades da blockchain. O que é um token? O que eu posso tokenizar? Quais os tokens existentes hoje? São perguntas que procuraremos responder.
11:10 às 12:00 Um mapa para quem quer fazer Carnaval
Antonio Aureliano
A história de Pernambuco desfila no seu carnaval. Remanescentes nagôs, indígenas, infantes, senhoras cantantes e a mistura intensa de marchas militares e negros capoeiras como estrela maior: o Frevo. O bloco, a unidade básica do carnaval, une famílias e tem no Frevo o seu principal expoente de atração; e a vontade de criar uma agremiação é sempre presente no coração de todo carnavalesco. Mas onde achar a orquestra ou quem faça o estandarte? Aqui trazemos o Mapa do Frevo, uma ferramenta criada com o propósito de expandir a cultura de troças carnavalescas que arrastam multidões, facilitando o acesso às ferramentas para quem quer experimentar a incrível emoção de criar um bloco de carnaval
Veja o impacto de integrações de SaaS e como ela acelera o desenvolvimento do negócio
Alberto Cardoso
Quase inevitável que alguma solução na nuvem não seja incorporada, seja de um mini ERP a um serviço de visão computacional na nuvem. Abordaremos temas em como mapear os sistemas críticos ao seu produto/serviço, planejar as suas integrações e validar se está de acordo com a estratégia de inovação vigente ( Se existir uma!). Com seus sistemas e dados alinhados, e uma solução de integração em operação, a validação de hipóteses de negócio serão mais rápidas.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Business Agility: "It´s a long way to the top, if you wanna rock'n'roll"
Ricardo Peters

Agilidade de Negócios é um movimento que leva as transformações ágeis para um nível mais estratégico de maturidade e impacto, criando negócios mais responsivos, adaptativos e orientados por valor. Agentes de mudança estão transformando a forma como as organizações trabalham e precisam de estratégias para facilitar, apoiar e guiar essas mudanças, disruptivas por natureza, da forma mais suave possível. O mais importante, no entanto, é garantir que a gente saiba que está no caminho certo! Entenda como a Pitang está utilizando Educação, Management 3.0 e AgilityHealth para alcançar esse objetivo.

14:10 às 15:00 O Advento Low-Code na Transformação Digital Ágil
André Filipe Siebra
O mercado de desenvolvimento de aplicativos low-code tem crescido rapidamente nos últimos meses devido à uma demanda crescente de maior agilidade na entrega de soluções, junto a uma forte pressão sobre as equipes de desenvolvimento, visando fornecer aplicações o mais rápido possível para as plataformas e dispositivos existentes no mercado. Na era da transformação digital, as plataformas low-code impulsionam a inovação nas empresas de forma mais ágil, através de diversos recursos como: facilidade de integração, implantação automatizada, desenvolvimento multi-plataforma (web e mobile), e uma linguagem que abstrai complexidades aumentando significativamente a produtividade dos desenvolvedores.
Transformação Digital e o Futuro do Trabalho: como se preparar?
JP Coutinho

Com o cenário de Transformação Digital temos visto uma mudança na matriz de papéis e responsabilidades já nas startups e também nas empresas. Novas estruturas, novos cargos, novas responsabilidades, mas acima de tudo, novas competências e habilidades serão exigidas dos profissionais. Que tipo de conhecimento será relevante num mundo onde as máquinas terão mais conhecimento que as pessoas? Como se capacitar e desenvolver as habilidades esperadas do profissional do futuro? Nessa palestra vamos conversar sobre esse contexto.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Transformação Digital e Compliance, como não travar a inovação
Alessandra Monteiro Martins
Muito se tem falado sobre Transformação digital, agilidade, ser inovador, centrar no usuário, mas,surgem as questões, e a segurança? e a conformidade? E agora tem lei, será que consigo ser disruptivo? Se fala sobre focar na experiência do usuário, segurança de software, brechas e vazamentos, mas, além disso, surge uma questão mais gritante a Privacidade, a Segurança das informações, as Leis dentro e fora do Brasil, o Compliance. Então como conduzir uma transformação digital sem esbarrar nas leis e sanções? Como os Conceitos de Security By Design, Usable Security e Privacy by Design podem acelerar seu processo, pensando na experiência dos usuários.
A transformação começa em mim: o papel do desenvolvedor na transformação digital
Renato Nascimento
Toda transformação tem seus agentes. Os desenvolvedores são agentes fundamentais na Transformação Digital de uma empresa. Nesta apresentação vamos compartilhar experiências e comentar sobre os comportamentos, atitudes e habilidades que um desenvolvedor precisa desenvolver para facilitar todo o processo de Transformação Digital.
16:40 às 17:30 Casa de ferreiro, espeto de FERRO – O mesmo design que norteia projetos, conduz o planejamento estratégico da organização.
Willian Grillo / Tarciana Oliveira Mello
Tradicionalmente, o planejamento estratégico das organizações é elaborado por empresas de consultoria especializadas na área de Gestão Estratégica de Negócios. Mas como um bom instituto de inovação, o CESAR experimenta colocar o Design na base do seu processo de planejamento estratégico para o ano de 2019, fazendo uso dos mesmos métodos e processos utilizados nos projetos para clientes e parceiros. Nessa apresentação, iremos mostrar como os métodos e processos do design thinking deram suporte ao processo de planejamento estratégico do CESAR, refletindo o papel que o DESIGN vem assumindo na empresa, a ponto de influenciar de maneira significativa a sua cultura.
17:40 às 18:30 O que é Developer Relations?
Arthur Kenzo Motinaga Sato
Você sabe o que é Developer Relations? Nessa apresentação pretendo falar um pouco sobre essa área que ainda está nascendo no Brasil, quais as vantagens, desvantagens, principais estratégias adotadas e como tenho aplicado esses conhecimentos no mercado B2B na maior empresa de tecnologia do hemisfério sul.
Aspectos culturais na transformação digital, quais paradigmas precisam ser quebrados para realização deste trabalho?
Tadeu Marinho

Trabalhar com transformação digital através do #TrueAgile em organizações dentro e fora do Brasil vem resultando em diversos aprendizados. O principal deles é que lidar com a resistência à mudança em diferentes níveis organizacionais, desde executivos à times e indivíduos, que faz parte do nosso cotidiano.

Venha conehcer como estamos encarando este desafio e quais os principais paradigmas que estamos lidando dentro dos quatro domínios da Agilidade: Negócios (eficácia), Cultura (ecossistema), Organizacional (eficiência) e Técnico (excelência), para que o nosso trabalho possa evoluir com consistência trazendo os verdadeiros benefícios da transformação digital e ágil dentro das organizações.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 10 de Outubro de 2019

10 às 19h

Universidade Católica De Pernambuco - UNICAP

Rua Almeida Cunha (estacionamento dos alunos)
Boa Vista, Recife - PE

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Empreendedores, executivos, gestores, desenvolvedores e curiosos


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Transformação Digital e Inovação

Antonio Aureliano
Antonio Aureliano
thoughtworks
Dani Bezerra
Dani Bezerra
Células Empreendedoras
Gabriel Chamie
Gabriel Chamie
Grite Soluções
Humberto Andrade
Humberto Andrade
Blockchain Research Institute Brasil
JP Coutinho
JP Coutinho
JP Coutinho
Tadeu Marinho
Tadeu Marinho
Knowledge21

Patrocinadores

Diamond



Silver



Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira

TDC Online