TDC 2019
Recife
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha UX e Design Thinking Um lugar para trocar experiências e aprendizados sobre Design

Foca no usuário! Venha conhecer, aprender e compartilhar conhecimento sobre UX e Design Thinking.

Com esta trilha queremos ajudar o público a entenderem como o Design Thinking está sendo aplicado na prática no Nordeste, além de conhecerem técnicas e experiências de design. Também pretendemos trazer insights importantes para os problemas práticos de áreas estratégicas como transformação digital, serviços online, sistemas educacionais, visualizações de dados e tantos outros.


Tópicos:

User experience, metodologias para artefatos digitais e analógicos, processos, design thinking, design de serviço, UX Writing, pesquisa, ideação, prototipação, avaliação, visualização de dados e cenários futuros para a utilização do design.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Design Systems: Unificando o Mindset entre Designers and Devs
Felipe Pires

Como a unificação de um pensamento sistemático compartilhado entre designers e desenvolvedores é fundamental na construção de sistemas de design eficientes.

Design QA - Making sure your UI specifications are always spot on!
Pedro Bacelar
Design Quality Assurance is an important but sometimes unvisited theme. To ensure all designers within a small or large team follow the same patterns within a system UI and UX, some common ground rules and methods must be followed. Fail to do that as a design manager or senior design, and you have a lot of design debt to deal with daily. After years of experience and research, I've created a checklist to help all digital product designers proof check their work before sending specs to the development team.
11:10 às 12:00 Design, técnicas qualitativas e imersão: como aplicar entrevistas exploratórias com usuários
Camille Santiago Caminha
Muito se fala sobre pesquisa qualitativa com usuários, imersão e Design. No entanto, são poucos os guias com descrições detalhadas, provindos de pesquisas estruturadas, sobre qual técnica utilizar, como aplicar e que tipo de dado pode aparecer. Esta palestra, que surgiu de uma pesquisa de mestrado, pretende auxiliar designers, abordando questões relacionadas às técnicas de entrevistas exploratórias. O objetivo é trazer guias para esse tipo de aplicação, na fase de imersão, quando a intenção é a compreensão da experiência do usuário no dia a dia. Para isso, serão apresentadas boas práticas para entrevistas individuais e em grupo, desde o planejamento até o final da aplicação
Arquitetura de Informação: a estratégia por trás da tecnologia
Laura Lemos

Você já teve dificuldade para navegar em algum site ou app? Já tentou procurar por algo muito simples num e-commerce e não achou? Já ficou confusa com a estrutura ou organização de algo? Talvez até um pouco perdida? Tudo isso é problema na Arquitetura de Informação. Quer aprender a construir uma aplicação bem estruturada e estratégica? Vem comigo que vou falar sobre os princípios básico de Arquitetura de Informação e como colocar isso em prática nos seus projetos. Depois dessa talk vai ser difícil não pensar em estratégia, organização e usabilidade!

Realizando Testes de Usabilidade remotos usando Maze + Invision
Jônathas Souza
O contexto de desenvolvimento ágil de software demanda uma maior velocidade na descoberta de novos insights sobre o produto desenvolvido. Testes remotos são excelentes neste sentido pois permitem à equipe testar mais vezes e de forma mais rápida, aumentando a velocidade de iteração do produto e a entrega de valor do mesmo. Nossa proposta é debater a experiencia que tive usando as plataformas Maze e Invision como ferramentas de teste remoto de protótipos de alta complexidade, além de conversar sobre boas práticas e desafios do teste remoto em comparação com o presencial.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Notas para Descolonizar o Design
José Carlos Porto Arcoverde Jr.

Somos apresentados nas aulas de história do design à narrativa de que esse surge com a revolução industrial. Seria assim uma espécie de materialização de um modo de produção que nasce na modernidade, com toda violência e erros que começam com a escravização no continente africano e culminam com o genocídio judeu. Com o Design Thinking há uma mudança: somos todos designers. Slogan de promessa democrática. Mas será que é isso mesmo? Essa apresentação traz o debate ético das reflexões sobre o Design Thinking, a partir de pensadores contemporâneos do descolonialismo e os povos ancestrais da África e diáspora, para nos vermos como colônias que fomos e valorizar a episteme local nesse séc XXI.

14:10 às 15:00 Desafios de design de produto na era da privacidade.
Lívia Maranhão / Flora Lins
Nessa apresentação falaremos dos principais desafios do time de design ao projetar soluções que utilizam dados e como estamos trabalhando diariamente em prol da privacidade do consumidor. Dessa forma, iremos abordar os aspectos práticos da construção de um produto que tem como premissa o privacy by design, tomando como base os erros e acertos cometidos pelo time na construção do nosso produto. Refletiremos, ainda, sobre quais as decisões que um designer pode tomar que simplificam para o consumidor a manipulação das permissões concedidas, fazendo-o perceber como o uso de seus dados anonimizados traz mais conveniência no seu dia-a-dia.
Design Sprint Stories
André Diniz de Moraes
- Planejamento da Design Sprint: como escolher formato ideal? - O Controle do Tempo: Plano A, B e C - Desafios de facilitar Design Sprint para 25, 10 e 5 pessoas. - A curadoria de técnicas e ferramentas para cada perfil de cliente - As Propostas de Valor na venda de uma Design Sprint - Benefícios Indiretos da Design Sprint - A Tríplice Parceria na Design Sprint (você, o seu cliente e o cliente do seu cliente)
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Do fogão a interface. Como estamos melhorando a experiência dos usuários no iFood
Denis Piaia

Entender o usuário é o primeiro passo para desenvolver melhores soluções. Porém quão fundo você mergulha neste oceano? As vezes é preciso sair da cadeira confortável e fritar uns hambúrgueres com o usuário para sentir o que ele sente. E é sobre isso que vamos falar! Sobre como sair do conforto e enfrentar o mundo selvagem de UX!

UX Writing: Conteúdo e Forma no Desenho de Experiências Digitais
Alice Saraiva

Vamos desenvolver o projeto e depois pensamos no conteúdo? - Muitos projetos digitais começam assim: à base de lorem ipsum, sem conteúdo real. A produção é empurrada para o final e é realizada com prazos curtíssimos, no melhor estilo de entrega express, pelas mãos de redatores que não têm uma conexão com o produto. São projetos que perdem a oportunidade de explorar todo seu potencial, por uma simples razão: a falta de substância. 

O UX Writing traz uma nova visão para o desenvolvimento de produtos digitais. O conteúdo é considerado uma dimensão estratégica da experiência do usuário e deve convergir para uma direção: atender as necessidades do usuário e os objetivos de negócio.

16:40 às 17:30 Sai da cadeira e vá falar com seus usuários.
Richard Jesus
Provocação sobre o cenário brasileiro e uma metodologia simples de pesquisa e organização de feedback com usuários.
UX Go Horse... Uma "não metodologia" para ambientes ainda sem cultura de Design mas que precisam urgentemente.
Alessandro Ferreira Lima
Imagine que clientes sinalizam que mudanças precisam acontecer mas existem fluxos e sistemas legados que precisam ser sustentados enquanto criamos novos produtos e melhoramos os existentes... Está se identificando? Esta apresenteção é fruto de uma experiência baseada em ações simples e incrementais para responder questões como: O que nossos clientes sabem ou acham sobre nossos produtos? Como eles enxergam o nosso serviço? E junto a isto, dar o pontapé inicial na criação de uma cultura de Design em uma empresa de métodos de pagamentos, posicionada entre as maiores microfranquias do Brasil e que está investindo em Design como ferramenta de transformação.
Processo de definição de personas a partir de Analytics
Viviane Ellen Barros
O melhor momento para criação de personas é no começo de um projeto: o problema ainda está em descoberta e o cenário de investigação ajuda nessa definição do público-alvo. Mas e se esse momento não acontecer? Como definir ou revalidar personas durante o desenvolvimento do produto? Em minha apresentação, tratarei do processo de extração e desenvolvimento de personas, utilizando dados e quais os fatores que as personas podem agregar no desenvolvimento futuro e na transformação do pensamento da equipe para as necessidades do usuário.
17:40 às 18:30 É possível projetar uma boa experiência do usuário sem abrir mão da segurança?
Manuella Oliveira
Não só é possível, como é necessário. Um overview sobre: Ergonomia; 2FA (autenticação de dois fatores); “Você é um robô?”… Por que tudo isso é importante? Como podemos projetar uma boa experiência do usuário sem esquecer da segurança dos dados? Vem cá que temos dicas!
Design de serviço no setor público: Cocriando um novo lar de acolhimento em Rio do Sul - SC
Pietra Ranucci
Essa apresentação relata a experiência de aplicar o Design de Serviço para o Setor Público: da concepção da ideia à aplicabilidade de ferramentas de Design Thinking.
Efeitos de rede: O papel do design no crescimento da base de usuários e no aumento do valor do produto
Janduí Jorge Silva
O efeito de rede descreve o poder que os usuários e agentes de uma plataforma têm no sucesso do produto ou serviço. Ou seja, quando o efeito de rede está presente, o benefício de um produto ou serviço aumenta conforme o número de usuários também aumenta. Nesta palestra, trago a perspectiva de como o design pode contribuir no desenvolvimento do efeito de rede de uma plataforma, alinhando os objetivos de negócio da empresa com as expectativas dos usuários. Irei demonstrar exemplos de funcionalidades que aumentam o efeito de rede na plataforma que trabalho e como estas funcionalidades ajudam a conectar a pessoas e amplificar o efeito de rede no produto.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019

10 às 19 h

Universidade Católica De Pernambuco - UNICAP

Rua Almeida Cunha (estacionamento dos alunos)
Boa Vista, Recife - PE

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Interessados em inovação e pelos métodos de design. Além de designers, programadores, gerentes de projetos, cientistas sociais e empreendedores.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha UX e Design Thinking

André Diniz de Moraes
André Diniz de Moraes
Trampolim Academy
Flora Lins
Flora Lins
In Loco
Janduí Jorge Silva
Janduí Jorge Silva
Edify Education
Laura Lemos
Laura Lemos
ThoughtWorks
Pedro Bacelar
Pedro Bacelar
Vinta Software
Richard Jesus
Richard Jesus
Volkswagen
Viviane Ellen Barros
Viviane Ellen Barros
Projeto CIn-Samsung

Patrocinadores

Diamond



Silver



Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira

TDC Online