TDC 2019
Recife
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Web e Front-end Vamos redescobrir a web com essas novidades

Se você é um profissional web experiente, um front-end iniciante ou um entusiasta da área, não pode deixar de participar dessa trilha. Várias novidades, temas interessantes e palestras instigantes lhe aguardam.

Ferramentas, tecnologias, técnicas, pessoas? Tudo o que você precisa para se atualizar sobre o universo front-end. Talks divididas para todos os níveis de conhecimento e os mais diversos assuntos ligados a Web.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 PWA: do código à loja
Leandro Kimura
Cada vez mais, grandes empresas adotam aplicações PWA para melhorar a experiência do usuário, aumentar seu engajamento e consequentemente trazer mais rentabilidade ao seu negócio. Nessa palestra, vou te contar um pouco melhor sobre o que é um PWA, suas funcionalidades, vantagens e desvantagens, e vou te mostrar como transformar sua aplicação em um PWA, desde o código até em como disponibilizá-la na loja. (Sim! É possível disponibilizá-lo, pelo menos na Play Store)
11:10 às 12:00 Clean Architecture no Front-end
Igor Luiz Halfeld

Clean Architecture é algo que vemos sempre aplicado no back-end, mas dificilmente no front-end, mas em tempos que o front-end é muito complexo, precisamos sim de uma arquitetura saudavel pra conseguirmos manter e escalar o front-end. Vou explicar nessa talk o que é Clean Architecture, como aplicar no front-end e porquê é util.

ClojureScript - A alegria de usar Clojure para a web
Daniel Oliveira

Anunciado em 2011, ClojureScript é um compilador da linguagem Clojure que tem como linguagem alvo o JavaScript. Usado por empresas como CircleCI, Cognitect e Nubank, ClojureScript aplica a simplicidade de Clojure ao desenvolvimento web. Nesta talk, veremos uma introdução à linguagem e ao ecossistema de ClojureScript do ponto de vista de meus projetos pessoais e do uso da ferramenta dentro do Nubank.

12:10 às 13:00 Funcional CSS: Reusabilidade, escalabilidade e consistência no CSS.
Gileno Oliveira / Rafael Albuquerque

CSS já gerou e ainda gera muita dor de cabeça para todos nós, principalmente quando o seu projeto começa a crescer. Embora algumas metodologias, por exemplo o BEM, tenham minimizado alguns problemas de conflito e especificidade, ainda deixam a desejar em reusabilidade, escalabilidade e consistência. Quantas vezes temos que escrever um componente, e logo em seguida duplicar todo o CSS para um novo componente? Porque nosso CSS bundle cresce a cada nova funcionalidade? Quantas regras repetidas display: none temos no bundle? Vamos demonstrar como mitigar e resolver estes problemas através do Atomic CSS. Como implementamos na In Loco, quais ferramentas utilizamos e quais resultados atingimos.

Biblioteca de componentes multi-camadas
Diego Nascimento

Ao implementar uma biblioteca de componentes a partir de um design system existente passamos por vários problemas. Como lidar com isso e como fazer com que o design system não cause impedimentos durante a fase de implementação de um produto enorme?

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Interfaces com sotaques
Bruno Lima
Uma reflexão sobre localização de interfaces, as diferenças entre localizar e internacionalizar, uma vez que não falamos uma única língua em um país. Boas práticas, ferramentas e ciladas que podem surgir nesse caminho de gírias e sotaques.
Progressive Enhancement Applied in Cross Browser Compatibility
Marcello Oliveira
Cross Browser Compatibility is the ability for a web application, to support all the web browsers. Progressive enhancement is a strategy that emphasizes core webpage content first, then we can progressively add more details. Keeping in mind the progressive enhancement idea, let’s start with a question: it really matters to use a feature that is not supported by all browsers? It is a curious question at first but looking at the user distribution along the browsers it starts to clarify. Does it matter if a partial audience is not getting the full experience? more: https://itnext.io/progressive-enhancement-applied-in-cross-browser-compatibility-7c69b4857f70
15:10 às 16:00 Tizen Web Apps: Desenvolvimento Web para Smartwatches
Ane Caroline Bastos Lima
Nesta talk irei mostrar como funciona o desenvolvimento de aplicações Web para smartwatches com foco na plataforma Tizen Studio. Irei mostrar como é fácil e intuitivo o desenvolvimento utilizando apenas HTML, CSS e JavaScript. Saiba como desenvolver sua aplicação para smartwatch.
A primeira muralha! Segurança no front end!
Alvaro Camillo Neto
Segurança não deve ser apenas uma preocupação do desenvolvedor back-end ou infra. Ela deve ser uma preocupação de todos! Vamos aprender juntos algumas práticas e técnicas para proteger o seu front-end.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Acessibilidade na prática
Mariane Ferroni / Nayara Souza Ribeiro
As páginas web são o contato que muitos usuários têm com o conhecimento. Mas e se este contato não for prazeroso? E se o usuário não conseguir acessar a informação que ele busca devido a página estar confusa, sem padrões de acessibilidade? O objetivo desta palestra é conversar sobre boas práticas de acessibilidade. Quando o site se adequa abre espaço para um novo público. Palestrantes: Mariane Ferroni e Nayara Souza
Diga Bye Bye para as medias queries e Olá Mundo o Css Grid.
GUSTAVO HENRIQUE DE RODRIGUES

O CSS Grid não apenas reformulou a maneira como podemos fazermos o nosso código mas também como desenvolvemos design responsivo sem utilizar media queries independente do tamanho da tela.

17:40 às 18:30 A era dos Micro Frontends
William Grasel

O hype do microservice saiu do backend e agora veio nos dar mais uma opção para estruturar nossas aplicações no mundo do Front End! Mas como todo hype precisamos tomar cuidado para não ser arrastados sem antes entender o que realmente significa esse novo jargão, quais são as alternativas de implantação dessa nova arquitetura, aonde ele pode ser útil, e mais importante ainda: quando NÃO usar.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 12 de Outubro de 2019

10 às 19 h

Universidade Católica De Pernambuco - UNICAP

Rua Almeida Cunha (estacionamento dos alunos)
Boa Vista, Recife - PE

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores front-end, designers, desenvolvedores web, entusiastas.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Web e Front-end

Alvaro Camillo Neto
Alvaro Camillo Neto
F1rst Santander
Igor Luiz Halfeld
Igor Luiz Halfeld
TC (tradersclub)
Leandro Kimura
Leandro Kimura
Paraná Banco
Marcello Oliveira
Marcello Oliveira
Social Miner
Mariane Ferroni
Mariane Ferroni
Thoughtworks
Nayara Souza Ribeiro
Nayara Souza Ribeiro
Developer Consultant

Patrocinadores

Diamond



Silver



Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira

TDC Online