TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Agile Métodos Ágeis não são o futuro, são o presente! Aprofundando em um contexto onde a agilidade se faz extremamente necessária.

"A agilidade é um dos assuntos mais discutidos em treinamentos, workshops, eventos e meetups. Com isso, é notável que muitas empresas têm adotado práticas em seus fluxos de trabalho e o mindset dos que promovem o trabalho tem passado por mudanças. Em um mundo dinâmico se faz necessário para cada um de nós, compreender como devemos encarar e cultivar uma cultura que respira agilidade a cada manhã, visando obter seus mais diversos resultados através das práticas como meio para a desejada agilidade organizacional. Temos o foco em apresentar a agilidade para todos os públicos, dos iniciantes aos mais experientes, com o objetivo de trazer conhecimento a partir de cases e resultados gerados a partir dos valores, princípios e frameworks colocados em prática."

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Precisamos ter ? Skin in the Game? para gerarmos melhores resultados !
Ari do Amaral Torres Filho

Agora mais uma buzzword apareceu como fruto do mais novo livro do Nassim Taleb : ? Skin in the game ? . Mas isso não já existia anteriormente? - O que é de fato Skin the game ? - Quem precisa ter ? - Se eu não tiver Skin the game o que acontece? -Skin the game potencializa os resultados do meu trabalho? - Questionaremos o Skin in the game de alguns pápeis como agile coach, Scrum Master, PO, Consultor, Trainer e a importância ou não de possuir o polêmico Skin in the game.

Coletamos a opinão de vários famosos agilistas sobre o assunto e queremos questionar dúvidar das verdades estabelecidas !

Topam o desafio? Vamos juntos !
11:10 às 12:00 MVP de verdade: não estamos falando de um cascateamento de cascata
Victor Eduardo Cobo
Muitas das apresentações dos modelos comparativos entre desenvolvimento de software "cascata" e MVP estão sob comparações entre a construção de um produto por etapas, estilo quebra-cabeça (na qual você consegue usar o produto somente na última entrega), versus a evolução de produtos por substituição, em que na primeira interação você já consegue usar o produto. A questão é que a proposta deveria ser trocar o método cascata completo por somente o primeiro produto gerado pelo MVP, pois não teremos a visibilidade dos próximos produtos. A importância desta visão é também para planejarmos melhor os pontos principais do MVP: propósito, validação e refatoração. Sem isso não teremos MVP de verdade.
Transformando projetos tradicionais em produtos com Product Backlog Building
Ademir
O desafio de alinhar 3 projetos planejados e iniciados e transformar isso num produto aplicanco a técnica de PBB (Product Backlog building) e trazer resultados para o négocio e também introduzir a gestão de produtos com agilidade em empresas tradicional.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Comunidade de Práticas. A chave esquecida da sua Organização Ágil.
ISABELA GAYNO
Se sua empresa está buscando um modelo de Ágil em Escala, definitivamente ela requer auto organização para escalar! As organizações que buscam expandir sua rede Ágil precisam urgentemente de capacitar sua força de trabalho, e é aí que as Comunidades de Prática (CoP) assumem o controle. Durante os últimos anos vimos as CoPs emergirem e assumirem a responsabilidade pela evolução do Kaizen, mind-set ágil, conhecimento dos problemas e a motivação dos funcionários… Nesta palestra, apresentaremos a você nossas experiências práticas, forneceremos dicas práticas sobre como criar CoPs em sua organização e mostraremos como as práticas conseguiram revolucionar nossa maneira de atuação.
Scrum, ScrumBan e Kanban : Case
Juliana Spanevello Fitz Cainelli
Iniciamos nossa trajetória no ágil utilizando Scrum, fomos calibrando e percebeu-se que além das inovações de produto nosso cenário tinha um número elevado de manutenções, precisávamos de uma maneira de tratar as manutenções com prioridade, decidimos então adotar práticas do Kanban junto com práticas Scrum. O time foi ganhando maturidade optamos por utilizar apenas o Kanban. Quais os erros, acertos e resultados alcançados em um time de alta performance? A mudança da metodologia resolveu? Como calibramos e evoluímos.
14:10 às 15:00 Agilidade na área de pessoas
Roberta Koche
Há pouco mais de dois anos assumi o papel de head da área de pessoas da Trinca, empresa de tecnologia focada na experiência do usuário, podendo acompanhar na prática os benefícios que mindset ágil trás para os times de desenvolvimento. Desde então, tenho aprofundado conhecimento teórico e prático, atuando ativamente junto às comunidades ligadas ao tema, visando aperfeiçoar formas de adequar e aplicar a agilidade na minha área de atuação, melhorar o fluxo de trabalho e me aproximar da realidade dos times. Nesta talk vou compartilhar o que aprendi, as ferramentas e práticas que venho utilizando e o resultado prático de tudo isso.
Agile Marketing: o segredo para um marketing de resultados
Nicássia Zimmermann Kuhnen / Joana Schwabe
Quem atua no marketing, seja em uma agência ou dentro de uma empresa, sabe que a rotina da área é administrar o excesso de demandas, jobs de última hora e prazos sempre apertados. Como garantir as entregas no meio do caos? Como engajar o time e estabelecer um planejamento? É possível criar uma rotina organizada sem perder a criatividade envolvida no processo? Nós conseguimos e vamos mostrar pra vocês quais foram os desafios, como aplicamos a técnica, quais métricas estamos usando e, obviamente, os resultados \o/
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 3 razões por que o modelo do Spotify não serve para você
Thiago Soares Dos Santos Sousa / Raphael Molesim
O modelo Spotify tem ganhado cada vez mais espaço dentro de grandes organizações, em pouco tempo algo que não tinha essa pretensão, como o vídeo do Spotify Engineering Culture, acabou direcionando a maneira como empresas ao redor do mundo enxergam suas iniciativas de transformação. Mas será que este modelo é o melhor modelo? Será que levar o modelo de uma startup para grandes corporações é viável? Será que é um modelo que resolve todos os problemas? Junte-se a nós de cabeça aberta para uma reflexão em profundidade sobre a adoção em massa desse modelo por grandes organizações, a venda de transformações ágeis inspiradas nele e toda essa Hype que se formou em torno do assunto.
Os cases de (in)sucesso de um Scrum Master
Fabio Fioratti Azevedo
Ao assistirmos uma palestra, vemos cases de sucesso que fizeram times "decolar". E tão importante quanto compartilhar estes casos, é ouvirmos sobre eles e tentarmos absorver algo para nosso dia a dia. Mas e os erros, o que aprendemos com eles? Quando tratamos de empirismo, entedemos que o conhecimento vem da tomada de decisões baseadas no que é conhecido. Errar também é gerar conhecimento para futuras tomadas de decisões. Em uma jornada ágil, quem não possui suas feridas de guerra?
16:40 às 17:30 Métrica Ágeis: Estimando o Esforço de Desenvolvimento de Software
Rodrigo Pereira / Renata Cristina Medeiros
Através da métricas ágeis de desenvolvimento de software, o short talk mostrará como lidar com os aspectos de escopo e prazo de projetos no dia a dia. Estime menos, planeje mais.
Radar de Agilidade - Tangibilizando o manifesto ágil através de indicadores!
Rafael Stefano
Existem muitas ferramentas, artigos, processos, blogs, livros e frameworks que nos orientam sobre equipes/organizações ágeis. Mas como de fato sabemos se estamos evoluindo neste sentido? Nesta apresentação, mostro um case de como agregar métricas de performance, felicidade e maturidade dos times, por princípio do manifesto. Além disso, mostro como tornar estas informações parte da rotina de melhoria contínua das equipes.
17:40 às 18:30 A "Hora Kanban" ajudando nos primeiros passos de um Time Ágil
Harlan Santos
A "Hora Kanban", atividade criada e disponibilizada como Open Source pelo Rodrigo Yoshima, foi o que utilizei para trabalhar princípios da Agilidade e do Método Kanban junto à grupo de 7 jovens na Zup Innovation. O resultado foram ciclos curtos e de constante EVOLUÇÃO! A ideia é compartilhar o motivo da adoção dessa atividade nos primeiros passos de um time Ágil!
Do Scrum ao Kanban e do Kanban ao Scrum: 2 caminhos inversos rumo ao mesmo objetivo
ALISSON DECIO FERNANDES
Duas empresas em dois momentos distintos com um objetivo comum: Agilidade. Dá para ser Ágil com Scrum? E com Kanban? Acompanhe comigo esses dois cases que seguiram caminhos inversos, e o que foi alcançado em cada um.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 20 de Julho de 2019

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Scrum Masters, Agile Coaches, Gestores de Projeto, Product Owners, Analistas de Negócio, Analistas de Sistema, Líderes.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

ISABELA GAYNO
ISABELA GAYNO
TempoAcademy
Joana Schwabe
Joana Schwabe
Senior Sistemas
Rafael Stefano
Rafael Stefano
XP Investimentos

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online