TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Análise de Negócios II Análise de Negócios e Gestão de Valor, identificando, analisando e resolvendo de fato e na prática os problemas de negócio.

Seja da maneira tradicional ou ágil, a análise de negócios cada vez mais contribui e nos motiva a melhorar o processo de criação de soluções de negócio baseadas em software, assim como a obtenção de melhores resultados usando como ferramenta a gestão de valor.

É com base nesses temas que esta trilha propõe reunir e desafiar à todos na concepção de soluções para problemas das organizações, com palestras e cases focados na prática da análise de negócios e gestão de valor.

Não fique de fora! Garanta sua inscrição e venha trocar experiências conosco!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 O poder do Business Inteligence com QLik
Guilherme Pacheco
Aprenda sobre o QLik, uma fantástica ferramenta e solução de Business Inteligence. Com ela podemos criar diversas análises que podem ajudar na tomada de decisões. A análise pode ser realizada a partir de diversas fontes. Nessa palestra irei discorrer sobre o que é o Qlik e mostrar exemplos práticos de aplicações, a fim de demonstrar seu funcionamento e como pode ser aplicado na análise de soluções.
Cadeia de Valor para a Transformação Digital . A BIG PICTURE para o analista de negócios.
Edson Shozo Nishi / Angelo Rossi Zarantoniello

A Transformação Digital nas empresas já é uma realidade e o papel do analista de negócio esta cada vez mais desafiador. Acompanhar as mudanças tecnológicas em todas as áreas e saber integrar tudo para gerar uma visão sistêmica. E talvez as duvidas aparecem. O que é Desing Think, Inception, Product Owner, Agil, Scrum , Lean, Kanban, DEVOPS, Pipeline, CI/CD, Cloud, Big Data, IA, DataLake, MicroServices, UX, chatbot, Bug Bash, Data Driven, mobile, custome success e outros termos que estão surgindo ? E como eles se relacionam ?

11:10 às 12:00 Como as 7 dimensões do produto pode te ajudar no entendimento das demandas?
Rodolfo Fernandes Colares de Amorim
7 dimensões do produto é uma técnica (criada por Ellen Gottesdiener e Mary Gorman, no livro ''discoverto deliver') de refinamento de demandas, que estimula a comunicação e a colaboração. Onde ''caminhamos'' sobre todas as possíveis características que uma demanda pode conter (Atores; Interfaces; Ações; Dados; Regra de Negócio; Ambiente e Qualidade), deixando a comunicação da descrição muito mais efetiva.
Priorize com seu cliente as demandas de forma eficaz
Helal Ferrari
Deseja entender de maneira verdadeira a priorização do seu cliente utilizando a matemática? Objetivo dessa palestra vai ser apresentar uma técnica de como tornar isso realidade e de forma simples utilizando uma planilha. Quando você aprender a utilizar essa técnica você não conseguirá mais priorizar com seu cliente somente no "feeling" :-)
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Como validar sua ideia: Do 0 ao Protótipo
Rogerio Rodrigues
Um overview bem descontraído sobre os principais tópicos ligados desde o processo de ideação até ao desenvolvimento do protótipo. Na etapa de ideação falo sobre a concepção, avaliação de público alvo, validação com stakeholders e como entender o real propósito do seu projeto de maneira que você consiga transmitir o seu ideal a outras pessoas. Nas etapas seguintes falo sobre formação de equipes, dinâmica de hackathons e aspectos ligados ao design e à arquitetura de aplicações.
Design e Negócios: acessório ou estratégia nessa onda pela inovação ágil e assertiva?
Luma dos Santos Corrêa

Se você está envolvido com o universo do desenvolvimento de softwares, sendo você, desenvolvedor ou designer (e até mesmo outros papéis), você já se deparou com inúmeros conflitos e desafios de integração, comunicação e colaboração. Considerando esse universo, a proposta deste debate é provocar a troca de aprendizados, ideias e a reflexões sobre o casamento estratégico entre Design e Engenharia de Software. Essas áreas se veem cada vez mais próximas e necessitando navegar na contracorrente da inovação, em prol de soluções mais disruptivas. Vamos refletir: seria o Design, acessório ou estratégia nessa onda pela inovação ágil e assertiva?Como fazer Design e Engenharia caminhar juntos de fato?

14:10 às 15:00 Como entender melhor o problema com o Lean Analysis Canvas
Marcelo Neves
Você conhece o Lean Analysis Canvas? É uma ferramenta que eu criei para a resolução de problemas e que tenho certeza que vai te ajudar a ser mais assertivo no dia a dia. Nem toda solução é software e nem só de software se faz uma solução. Venha conhecer o Lean Analysis Canvas e como utilizá-lo no dia a dia.
Mindset do Analista de Negócios dentro Arquitetura Corporativa, técnicas poderosas na prática like a boss costurar no negócio
Fabio Oliveira de Lima
Precisamos entender o quanto a TI é fundamental para qualquer empresa, afinal ela prover a maior moeda do Século 21 que é a informação, TI promove toda a base de sustentabilidade para o negócio, mas como já afirmamos ela não pode e nem deve direcionar o negócio, para isso existe outros Frameworks que direcionam seus valores e como entregá-los. o Analista de Negócio tem um papel fundamental nessa grande torre de babel, seja ela quem com viés de business strategic ou TI, ele faz a liga e toda a prototipação + elicitação.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 PAINEL - FishBOWL
Networking realizado com os coordenadores
Diário de um Design Sprint: O que faz esse método ser tão eficaz?
Renata Alchorne
Criado pelo Google, o Design Sprint, aplicado milhares de vezes por empresas ao redor do mundo, é realmente um método que traz resultados impressionantes e rápidos. Porém, o Design Sprint requer condições adequadas para que se atinja o sucesso ao final dos 5 dias. Essa palestra propõe compartilhar, através de um exemplo real, como essas condições influenciam todo o processo de realização do Design Sprint: definição do problema, hipótese a ser testada, composição de uma equipe motivada para o desafio, planejamento da agenda, gerenciamento das expectativas sobre os resultados até quais mecanismos serão aplicados para a continuidade do trabalho realizado em uma semana.
16:40 às 17:30 Agile, Lean e Design Thinking integrados dando dinâmica a um modelo de negócios
Suzyanne de Oliveira Queiroz
Se o brasileiro é reconhecidamente empreendedor e criativo, por que tantos negócios falham? O que falta ? A maioria dos negócios e projetos novos falham em demorar a descobrir o mercado que estão inseridas, localizar seus primeiros clientes, validar suas hipóteses, e assim crescer seu negócio. Existem diversos modelos e metodologias que buscam ajudar, ainda assim, o empreendedor se sente perdido tornando-se crítico o uso de um caminho que auxiliem o rápido aprendizado da sua equipe e a qualidade do produto com foco no cliente. Nesta apresentação, vou mostrar os resultados efetivos do MyStartup que é um modelo de inovação baseado em Design Thinking, Lean Startup e Scrum em forma de processo que ajuda o empreendedor iniciante em seus primeiros passos, oferecendo uma estrutura inicial de apoio com sistemática que força a realização dos compromissos assumidos em um Business Model Canvas.
Dividindo as tarefas: Como trabalhar o time de Negócios e UX em conjunto.
Andriéli Pecenin
Ter um time concentrado e produtivo na entrega das soluções é muitas vezes um grande desafio, afinal de contas, são tantas as etapas a serem compridas, não é mesmo? Neste case, relato sobre os ganhos da união do time de UX e Negócios, como realizamos a divisão dessas tarefas e como driblamos as dificuldades enfrentadas durante o processo.
17:40 às 18:30 Porque saber o que você quer pode te deixar menos ágil
Evandro Silvestre

Frequentemente falamos sobre desenvolvimento iterativo incremental. Mas realmente sabemos o que é isso? É comum ver times pensando em MVP (ou features), quebrando em histórias e fazendo entregas pequenas. Só que essas entregas são incrementais pois acreditam que sabem o que querem. Mas no mundo dinâmico que vivemos, saber o que quer é menos eficaz e te deixa enviesado quando analisa o feedback do cliente. Precisamos abraçar a incerteza e pensar em produtos sem saber o que queremos e trabalhar de forma mais interativa do que incremental. Nessa talk, vamos falar sobre como navegar pelo desconhecido, a diferença entre iterativo e incremental, quando usar um, quando usar outro ou quando combinar

Como ficam as minhas soluções de negócio depois da LGPD
Cristiano Hermogenio Heringer
O que isso impacta na forma de se definir Soluções de Negócio baseadas em Software ou não? Quanto isso pode mudar a comunicação com o cliente. Quais os principais desafios e como posso gerar valor?
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 16 de Julho de 2019

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Angelo Rossi Zarantoniello
Angelo Rossi Zarantoniello
Banco Sofisa Direto
Edson Shozo Nishi
Edson Shozo Nishi
C6 Bank / Globalcode
Guilherme Pacheco
Guilherme Pacheco
Gazin / Faculdade Alfa
Luma dos Santos Corrêa
Luma dos Santos Corrêa
Grupo Boticário
Marcelo Neves
Marcelo Neves
CANAL VALOR
Rogerio Rodrigues
Rogerio Rodrigues
Mondelëz International

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online