TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Android Conheça as novidades da plataforma mobile mais popular do mundo!

O Android é a plataforma do Google para dispositivos móveis que se tornou líder absoluta no mercado mundial.

Com uma a quantidade de recursos disponibilizada para os desenvolvedores, é possível criar uma envolvente e estimulante interação do usuário com o dispositivo.

Nessa trilha serão abordados os assuntos mais atuais e relevantes para o desenvolvimento de aplicações Android.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Expanda seu app Android para o Google Assistant
Antonio Marin Neto

E ai desenvolvedores e desenvolvedoras Android, o que acha de tornar as principais funcionalidades do seu app Android disponíveis facilmente no Google Assistente? Então venha ver essa palestra onde falaremos sobre App Actions e Slices, e você vai conhecer essas duas ferramentas que vão ajudar os usuários do seu app a terem as coisas feitas rapidamente pelo Google Assistente.

11:10 às 12:00 Porque navegar no AOSP pode te levar ao próximo nível?
Rodrigo Perazzo / Victor Rattis
Já teve um problema sem resposta no StackOverflow? E quando seu código deveria funcionar de acordo com a documentação da Google? Navegar no código da plataforma Android da Google pode ser o que você precisa e a gente te mostra como.
Insert Koin @ Cookpad
Eduardo Carrara de Araujo
Na Cookpad continuamente buscamos aplicar melhorias em nossa base de código. Um de nossos embates mais recentes é a melhoria da estrutura de injeção de dependência atualmente utilizado em nosso codebase Android. A principal direção foi a mudança para para Koin, um framework de injeção de dependência escrito em Kotlin que se propõe a ser leve e ter uma DSL simples e fácil de usar. Nesta palestra você entenderá o histórico por trás da decisão da mudança, como e porque escolhemos o Koin, como nos planejamos para a implementação, como estamos trabalhando na implementação, principais pitfalls e benefícios.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 ConstraintLayout 2.0 e MotionLayout
Rafael Dion°sio Toledo
Nessa apresentação, vamos conhecer as novidades presentes na versão 2.0 do ConstraintLayout, aprofundando-se no MotionLayout, uma nova forma de criar animações complexas com pouquíssimo código!
14:10 às 15:00 Desenvolvendo aplicativos acessíveis
Diego Malone Seixas Dantas
Muitas pessoas concordam que é importante desenvolver aplicativos acessíveis, mas muitos desses não sabem nem por onde começar. Pensar em deixar seu aplicativo mais acessível pode parecer muito complicado, mas não é. Além disso, será que alguém com necessidade especial utiliza nossos aplicativos? Ou vamos gastar tempo à toa com acessibilidade? O número de pessoas que dependem de recursos de acessibilidade nos seus aplicativos pode ser bem maior do que você imagina. Nessa palestra vamos ver como pode ser simples e fácil desenvolver aplicativos mais acessíveis com poucas linhas de código.
Code Smells: O que são e como eles afetam a saúde do seu código
Jeziel Lago
Nós como desenvovedores, diariamente escrevemos código pensando em atender ao design orientado a objetos, SOLID, design patterns e afins. Porém, nessa jornada por diversas razões, incluímos "smells" em um código novo ou nos deparamos com eles em um código legado. Nessa palestra você vai entender o que são, como identificar e como refatorar para remover os temidos "code smells", aumentando a qualidade e evitando futuros débitos técnicos.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 WifiManager - Qual o impacto das mudanças feitas no Android Q
Haldny Santos / Gabriel Silva
Conforme a cada nova versão do Android, o google vem fechando brechas de segurança e restrigindo o uso das APIs, no Android Q a API mais impactada foi o WifiManager, foram deprecados métodos, criou-se novas abstrações(WifiNetworkSuggestion), e pendindo ao usuário permissão para a criação de redes. Nesta talk queremos mostrar todas essas mudanças e o que fazer para continuar usando esta API.
Utilizando o Google Firestore em aplicações Android com Architecture Components
Paulo César Siécola
O **Google Firestore** é um banco de dados escalável NoSQL que pode ser utilizado por aplicativos **Android** e **iOS**, além de aplicações Web e back-end. Com ele é possível manter os dados sincronizados em tempo real em todos os dispositivos. Nessa apresentação você aprenderá a **construir uma aplicação Android com o Firestore**, utilizando o **Architecture Components**, um conjunto de bibliotecas moderno do Android criado pelo Google.
16:40 às 17:30 Por que e como ter aplicações com mais privacidade e segurança: um estudo de caso do WhatsApp para Android
Marcelo Ricardo Quinta
O que é privacidade e o que isso tem a ver com a segurança da sua aplicação e o protocolo que você está usando? Vamos discutir alguns detalhes de como fizemos isso no WhatsApp e o que você pode fazer no seu aplicativo Android.
17:40 às 18:30 App caching - Melhorando a usabilidade e fallback com cache.
Jean Rodrigo Dalbon Cunha / Júlio César Caires
Usabilidade é uma das melhores maneiras do seu aplicativo se destacar no mercado que temos hoje. Criar uma ótima experiência do usuário para cativar e construir uma marca não é só responsabilidade dos designers e Product Owners, nós desenvolvedores também temos um papel importante. Existem alguns recursos que podem ser usados durante o desenvolvimento que transformam um simples aplicativo em uma experiência agradável para nossos clientes. O cache é um desses recursos. Com a utilização dele podemos por exemplo melhorar a navegação, deixando ela leve. Nessa apresentação iremos mostrar, com exemplos reais, a utilização de cache para aplicações Android.
Criando testes automatizados "like a pro"
Diego Santos
Durante o processo de desenvolvimento, é muito comum que você precise alterar códigos pré existentes, em muitos casos escritos por outros desenvolvedores. Como garantir que suas alterações não quebraram o funcionamento de nenhum fluxo? Os testes automatizados vem para ajudar a dar essa garantia e confiabilidade para que o desenvolvedor possa trabalhar de forma livre e produtiva. Nessa palestra vamos contar como evoluímos nossa arquitetura de forma a tornar possível grandes refatorações no projeto sem consumir horas de QA ou impactar o resto do time mantendo tudo funcionando.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Estudantes e profissionais de tecnologia da informação interessados no desenvolvimento de aplicações Android.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Marcelo Ricardo Quinta
Marcelo Ricardo Quinta
Software Engineer
Rodrigo Perazzo
Rodrigo Perazzo
Senior Software Engineer
Victor Rattis
Victor Rattis
C.E.S.A.R.

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online