TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arduino, Makers e Impressão 3D

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 FPGA para o mundo maker!
Luckas Farias

FPGA é uma tecnologia que tem sido popularizada por conta do valor que tem se tornado mais acessível. nesta palestra iremos abordar o fato de possibilidades infinitas que podem ser feitas utilizando esta tecnologia. Assim gostamos de pensar que para todos os públicos desta trilha e deste evento que trabalham com tecnologia esta palestra poderá ajudar em algum aspecto da vida prática ou da vida pessoal. para aqueles que estão se perguntando o que é uma FPGA, basicamente é uma tecnologia que consegue ser reprogramado e ter suas funções e capacidades alteradas para o usuário tomar a maior vantagem dele.

11:10 às 12:00 Desenvolvimento de bibliotecas para projetos com Arduino
Guilherme de Cleva Farto
A plataforma Arduino provê bibliotecas e funções predefinidas para facilitar o uso de componentes como, por exemplo, displays e sensores. Além das bibliotecas existentes, também é possível implementar sua própria biblioteca, encapsulando variáveis, funções e classes. Desta forma, o desenvolvimento de uma biblioteca customizada contribui com um melhor reuso das funcionalidades, além de isolar e organizar as responsabilidades de cada módulo em seu projeto Arduino. Serão explorados os benefícios de modelar e desenvolver uma biblioteca para Arduino, demonstrando na prática (hands-on) quais os passos e boas práticas para modularizar seu projeto, permitindo melhor reuso das funcionalidades.
Gerenciando uma board Arduino através de aplicações JavaScript
Thiago da Adriano

A ideia dessa talk será demonstrar como nós podemos gerenciar uma board Arduino Uno através de aplicações desenvolvidas em JavaScript como: Chatbot's, painel desenvolvido em Angular com API em Node.js.

12:10 às 13:00 AIY |artificial intelligence yourself - A revolução maker, agora com inteligência artificial
Rafael Arevalo

Cada vez mais programadores autodidata estão resolvendo seus problemas reais sem necessariamente ter um vasto conhecimento acadêmico. Simplesmente é partir de um problema no ponto A e chegar em uma solução no ponto B. Detectar doenças nas plantas em casa, automatizar tarefas em uma pequena empresa familiar ou até propor soluções de transporte urbano para a prefeitura da cidade. Estas são algumas das soluções criadas por amadores empoderados por inteligência artificial. Esta palestra se propõe a não só ilustrar como a AI aliada à cultura maker está se mostrando uma ferramenta poderosa no início do séc 21, mas também quais os passos necessários para quem deseja começar nesta caminhada.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Principais manutenções e upgrades para melhorar a sua impressão 3D
Allan Degasperi

O universo da impressão 3D é mágico, contudo é frustrante quando as suas impressões não ficam no máximo de qualidade que a sua impressora pode proporcionar, como por exemplo, quando ocorre o desalinhamento da impressão, o efeito ghost, subextrusão de filamento, dentre outras situações. E isso pode ocorrer, algumas vezes, não necessariamente devido a configuração "errada" no software fatiador, mas sim por problemas físicos e mecânicos que necessitam de manutenção periodicamente e upgrades que a própria impressora pode proporcionar. Vamos conversar nesta palestra sobre como identificar, solucionar estas situações e melhorar a sua impressão ao máximo.

Hackeando o sistema de arquivos SPIFSS para desenvolvimento com NodeMCU (ESP8266)
Yhan Christian Silva / Lucas de Barros Teixeira
O objetivo da apresentação é mostrar para o público como tirar proveito da memória flash do ESP8266 com o sistema de armazenamento de arquivos, utilizando o sistema SPIFFS (Serial Peripheral Interface Flash File System). Será demonstrado na prática como integrar a IDE do Arduino e como tirar proveito deste sistema de arquivos, que pode ser utilizado para muita coisa como por exemplo: datalogger de dados de um sensor, salvar configurações de rede, páginas html, entre outros. Com o uso da biblioteca via IDE do Arduino, podemos listar, manipular, ler arquivos, dando versatilidade no desenvolvimento com o ESP, além da simplicidade de sua implantação.
15:10 às 16:00 O poder de influência dos Makers sobre a Indústria 4.0
Erick Simões / Thallita Albuquerque
A ideia dessa palestra é falar da importância da cultura maker nos dias de hoje e desconstruir a indústria 4.0 como sendo uma fase restrita às clássicas indústrias, com processos e ferramentas tradicionais, porém usando tecnologias modernas. Defenderemos a ideia de que essa nova revolução industrial está diretamente ligada ao movimento maker, desonerando a produção de inovação por parte das grandes empresas e descentralizando a manufatura para pequenos produtores e o próprio usuário.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Javascript em um Microcontrolador RISC-V
Matheus Castello

JavaScript rodando diretamente em um microcontrolador com arquitetura RISC-V? Isso mesmo! RISC-V é uma arquitetura open-source, open-hardware com set de instruções aberta, pode ser utilizada livremente para desenvolvimento de microprocessadores e microcontroladores. O HiFive1 é a primeira placa de desenvolvimento compatível com Arduino com um microcontrolador RISC-V. O Freedom E310, também, é o primeiro chip RISC-V a ser produzido em massa. Nessa talk apresento como portei o Espruino, interpretador Javascript para microcontroladores, para essa nova plataforma open-hardware.

17:40 às 18:30 PROJETO E FABRICAÇÃO DE MODELOS DE FUNDIÇÃO UTILIZANDO IMPRESSORA 3D
Raquel Araujo

A Prototipagem Rápida é uma tendência no processo de fundição, pois por meio dela pode-se obter modelos com precisão e maior rapidez, quando comparado aos métodos tradicionais de modelagem. A partir de um CAD qualquer peça pode ser projetada (seguindo os parâmetros de fabricação) e impressa, de acordo com as dimensões da impressora 3D utilizada. Nesta palestra será mostrado como é feito o projeto de um modelo de fundição, a fim de adaptar à peça ao processo de fundição e como isso impacta na indústria de Fundição.

A visão maker pelo Brasil
Thallita Albuquerque / Carlos Grahl / FERNANDO DA SILVA VEIGA
The Developer´s Conference São Paulo 2019
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 20 de Julho de 2019

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Carlos Grahl
Carlos Grahl
Ambevtech
Erick Simões
Erick Simões
CESAR School | Mergulho VR
Lucas de Barros Teixeira
Lucas de Barros Teixeira
Keyrus consultoria
Yhan Christian Silva
Yhan Christian Silva
Engenheiro Caiçara

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online