TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura Corporativa Arquitetura Corporativa Suportando a Transformação Digital das Organização

Para uma Transformação Digital de sucesso, é necessário a compreensão da arquitetura da sua organização, considerando seu panorama atual de processos e sistemas, sua estratégia de negócio, a incorporação de novas tecnologias e, até mesmo a transformação do seu modelo de negócio.

Nesta trilha temos o objetivo de desmistificar tudo sobre Arquitetura Corporativa, apresentando todos os domínios de conhecimento que ela abrange: estratégia e modelo de negócio, sistemas de informação e tecnologia, iniciativas e projetos de mudança.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Sobreviver & Prosperar com Métodos Ágeis: Um Guia para Arquitetos Corporativos
Antonio Plais
Você sabia que a arquitetura corporativa e os métodos ágeis podem muito bem conviver em harmonia? E que a união destas duas disciplinas pode aumentar muito e valor de ambas para a sua organização? Nesta palestra, vamos tratar de questões como: - Arquitetura Corporativa e Métodos Ágeis se misturam? - Quais os principais casos de uso para os Métodos Ágeis e a Arquitetura Corporativa - Como eu integro a Arquitetura Corporativa e os Métodos Ágeis? - Agilidade Sistêmica: Fundamental para a entrega de valor para a organização - O Papel das Plataformas & Modelos na Agilidade Sistêmica - O Papel da Arquitetura Corporativa no Desenvolvimento Ágil - ArchiMate e os Métodos Ágeis
Como mitigar os principais gargalos em arquiteturas de aplicações de missão crítica
Ana Kniphoff

Com demandas de negócio e sistemas cada vez mais globalizados, cresce a preocupação com os gargalos inerentes às arquiteturas de aplicações de missão crítica. Quanto antes identificados os gargalos, mais assertiva poderá ser a estratégia de mitigação, tendo em vista a continuidade do negócio, a escalabilidade das aplicações, e a estabilidade da operação.

11:10 às 12:00 EA + Inovação + Agile: abordagens e boas práticas
Arthur Carlos Rodrigues
A abordagem mais atual de Arquitetura Corporativa (EA - Enterprise Architecture) consiste na entrega de valor para o negócio (Business Outcomes) se apoiando na Inovação Tecnológica e aplicando Governança Adaptativa. Tecnologias, negócios e o contexto têm sofrido mudanças cada vez mais rápidas, tendo como aliadas práticas como Lean, Agile, Product Management, Design Thinking e tantas novas abordagens para criação de serviços e modelos de negócio. Com isso, a Arquitetura Corporativa precisa se realinhar, tanto readaptando o framework, quanto apoiando no uso mais correto dessas outras abordagens nas organizações.
Cultura e Poder nas Organizações - O "Ponto Cego" dos Times de Arquitetura Corporativa
Atila Belloquim
O Arquiteto precisa entender o funcionamento de sua organização, identificar problemas e "desenhar" o futuro da empresa , sempre mantendo uma visão holística, contextual da organização. Um dos aspectos mais importantes é frequentemente ignorado: as relações de Cultura e Poder na organização. Sem entender isso, o Arquiteto comete vários erros: envolve os stakeholders errados, não entende o que vê e ouve e acaba propondo "melhorias" que nunca serão implementadas por "baterem de frente" com a cultura ou com os interesses conflitantes dos stakeholders. Não entende seu papel de negociador. Nessa palestra, o Arquiteto aprenderá a lidar com as questões Culturais e Políticas em seus projetos.
12:10 às 13:00 Arquitetura Evolutiva, o segredo da arquitetura ágil
André Paulovich

Ao começar qualquer iniciativa digital, seja um produto ou serviço que envolva tecnologia, a única grande certeza que temos é que tudo que planejamos no inicio fatalmente irá mudar. Neste contexto de grandes incertezas, como fica o papel de um arquiteto de softwares que tem a responsabilidade de garantir que a tecnologia seja sempre bem empregada. Como planejar o futuro de um software que não sabemos exatamente onde irá chegar? Como garantir evoluções seguras para necessidades que ainda não conhecemos? Se você também já passou por situações parecidas... acredite, existem estratégias para absorver mudanças contínuas numa arquitetura de software, vamos conhecê-las.

TI Bimodal: Lá e de Volta Outra Vez - Uma Abordagem com Data Driven Architecture
Rodrigo Felicio dos Santos
A prática de Arquitetura Corporativa nunca foi tão complexa. Com a demanda inegável de uma TI Bimodal nas empresas, conseguir endereçar temas tradicionais da organização e temas modernos, provenientes do mundo digital torna-se cada vez mais desafiador. Nessa sessão pretendo endereçar tais desafios e apresentar uma solução baseada em arquitetura orientada a dados tendo um case da indústria de Financial Services e Insurance como referência para a discussão.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Do zero a Arquitetura de Software
Kleber Rodrigo de Carvalho

Nessa palestra você vai aprender como foi comprado, desenvolvido e entregue um projeto de arquitetura de software de uma das maiores empresas de ensino do Brasil. Você vai aprender a diferença de arquitetura de software e arquitetura corporativa, e como um bom projeto de arquitetura pode te ajudar a definir o futuro das soluções da sua empresa. Vou iniciar na arquitetura AS-IS e vou até o TO-BE, mostrando cada passo nessa jornada.

EA + SRE. Será que essa dupla pode trabalhar conjuntamente?
Leonardo Santos

Muitos acreditam que os métodos ágeis deixaram a arquitetura corporativa no passado. Será? Vou mostrar uma dupla dinâmica entre Arquiteto Corporativo e SRE. Saiba o quão complementares esses profissionais podem ser.

15:10 às 16:00 Papel do Arquiteto de Soluções na transformação digital
Juliano Marcon
Nesta apresentação eu coloco alguns insights e experiências que adquiri em processos de transformação digital nas empresas por onde passei. O shock entre o novo mindset e o legado pode ser um grande desafio para as empresas se modificarem e prepararem para a nova realidade do mercado. Velocidade. O papel do Arquiteto de Soluções vem mudando drasticamente nos últimos anos. O arquiteto carimbador de documentos já não tem espaço. A tecnologia muda constantemente. O que o novo arquiteto precisa ter pra ajudar as empresas? Como ser um arquiteto ágil?
Arquitetura Corporativa e da Informação alinhadas para LGPD
Alessandra Monteiro Martins
Em tempos de LGPD, GDPR, California ACT, Votação sobre Privacidade nos EUA, fica aquela preocupação e lacuna sobre conformidade. Entre os grandes desafios atuais está a conformidade (compliance) com as leis e regulações externas, além das normas internas e padrões de mercado. Então você ta ok, e o que Arquitetura Corporativa tem haver com isso? Como pode influenciar ou não essas questões? De que forma podemos alinhar e endereçamos a Arquitetura Corporativa, da Informação e Compliance? O que esperar disso? É possível, viável, complexo, tem algum retorno? A Arquitetura Corporativa pode acompanhar ou colaborar para a Conformidade Regulatória como a LGPD?
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Técnica de Business Capability Model expressando todas as atividades da empresa, auxiliando na E.A
Leonardo Stringher

As capacidades de negócios são a maneira mais eficaz de expressar todas as atividades que uma empresa realiza

Os recursos de negócios são a estrutura de organização mais durável para uma empresa

A Arquitetura Empresarial os utiliza para mapear as necessidades globais dos negócios, a fim de melhor planejar soluções para atingir as metas de negócios.

Pretendo apresentar também um resumo a respeito de Arquitetura Corporativa.

Arquitetura Corporativa - Background e Aplicações Tangíveis
Roberto Severo

Tendo o TOGAF® como pano de fundo, serão demonstradas situações reais de como a Arquitetura Corporativa pode ajudar tanto uma grande corporação quanto a organizar e guiar situações de nossas vidas particulares.

17:40 às 18:30 Arquitetura Corporativa e Scrum Master
JORGE FABRE

A metodologia de desenvolvimento Ágil esta sendo utilizada em praticamente todas empresas, e teve como impulsionador as suas características de colaboração e autonomia dentro do ciclo de desenvolvimento. Como este metodo se relaciona com a Arquitetura Corporativa? Como devem ser as interações entre os processos e profissionais para garantirmos que a autonomia e a visão estratégica corporativa trabalhem em conjunto.

Fishbowl
Fishbowl com os palestrantes
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquitetos corporativos, arquitetos de domínio, profissionais, gestores e diretores envolvidos na transformação das organizações.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

André Paulovich
André Paulovich
ION Sistemas
Antonio Plais
Antonio Plais
Centus Consultoria
Arthur Carlos Rodrigues
Arthur Carlos Rodrigues
BNP Paribas Cardif
Atila Belloquim
Atila Belloquim
Gnosis Knowledge Solutions
JORGE FABRE
JORGE FABRE
Banco BMG
Roberto Severo
Roberto Severo
The Open Group

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online