TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura de Dados Discutir e compartilhar experiências sobre arquitetura de dados RDBMS e NoSQL

Nos dias de hoje com a infinidade de tecnologias de armazenamento de dados disponíveis, é imprescindível que tenhamos uma arquitetura bem definida para tirarmos melhor proveito de nossas bases de dados.

Utilizar um conceito ou uma classe específica de banco de dados para uma ou outra aplicação dependendo do que ela se trata!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Abordagem prática para modernizar o seu data warehouse
Lourenço Taborda
Vamos falar sobre estratégia para inteligência analítica nas organizações e a evolução dos principais elementos para uma arquitetura de solução de Analytics, Business Intelligence e Data Warehousing. Faremos a proposição de uma abordagem prática para a modernização do seu data warehouse a partir das tecnologias mais recentes disponíveis em nuvem pública, levando em consideração aspectos ótimos de software, hardware e computação em nuvem, tudo isso combinado com o uso de inteligência artificial para a operação e manutenção do seu data warehouse com esforço humano reduzido.
Data Driven Architecture: da Estratégia à Execução
Rodrigo Felicio dos Santos
O que define uma estratégia de negócio orientada a dados? Como executá-la? Por onde começar quando implementamos uma arquitetura com essa complexidade? Quais são os desafios encontrados? O que se espera como resultado? Como gerenciar expectativas? Como entregar valor de maneira consistente ao cliente durante a jornada Data Driven? Durante a sessão vou narrar a trajetória do nosso time de conhecimento em um trabalho conjunto com um cliente da indústria de Financial Services e Insurance brasileira apresentando o case, detalhando os problemas encontrados, como foram endereçados e os benefícios percebidos pelo cliente quando um desenho dessa complexidade é realizado de forma estruturada.
11:10 às 12:00 Evoluindo a Plataforma de Dados do Nubank
André de Lannoy Tavares / Felipe Sabino

No Nubank estamos devolvendo a mais de 8 milhões de clientes o controle sobre seu dinheiro. Isso só é possível porque construímos uma poderosa plataforma de dados, que é utilizada por toda a empresa para automatizar e escalar decisões.

Nessa palestra apresentaremos os principais componentes da arquitetura de dados do Nubank, e o que aprendemos com a criação de cada um deles: - Como ingerimos dados de milhares de bancos datomic - Como utilizamos spark para democratizar a criação e processamentos de datasets - Como dados de modelos são usados no ambiente de produção - Que ferramentas utilizamos para empoderar os nubankers a tomarem decisões melhores usando dados

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Um pipeline análitico com Azure Stream Analytics com Spark em Databricks
Tatiana Nascimento
Um pipeline análitico unindo a arquitetura usando Azure Stream Analytics SQL com Azure Databricks e processar dados disponíveis eu um data lake usando Apache Spark. Assim veremos a possibilidade de criar uma pipeline análitico escalável, performático e desacoplado.
7 passos para o Dataops
Rafael Barbosa

Vivemos na era do Big Data, mas você já entende quais os controles que fazem tudo isso possivel e escalável? Venha ver quais são os passos que permitem você e sua empresa a ficarem sempre a frente da evolução garantindo bons resultados. E ainda por cima tem uma demo live no final.

14:10 às 15:00 Diferentes sabores de uma arquitetura orientada a eventos
Gustavo Monarin de Sousa
Existem vários sabores de uma arquitetura orientada a eventos. De atalhos, como o uso de CDC até event sourcing. De eventos minimalistas ou de notificações a eventos de domínio. Será apresentado uma visão geral das opções e seus trade offs para auxiliar na escolha da opção certa para a sua situação. Baseado em anos de adoção e evolução da arquitetura orientada a eventos na takeaway.com, como diferentes abordagens foram utilizadas em diferentes projetos que formam o sistema que processa centenas de milhares de pedidos de comida por dia e milhões de eventos, do checkout até o acompanhamento em tempo real do motorista à sua casa.
Como manter a consistência dos dados nos serviços?
Luine Gallois / Thaiane Ferreira Braga

Algumas transações abrangem vários serviços, de modo que você precisa de um mecanismo para garantir a consistência dos dados nos serviços. Para resolver este problema, iremos apresentar o conceito de sagas, uma abstração usada para garantir a consistência de um sistema que tenha o desafio de gerenciar transações distribuídas em microsserviços.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Arquitetura de dados pra Power BI. O que é? Aonde vive? O que come?
Claudio Bonel da Silva / Fernando Garcia

Neste Talk, os MVPs Fernando Garcia e Claudio Bonel apresentarão como uma arquitetura de dados bem implantada pode trazer diversos ganhos de performance, manutenção e gestão do dado.

Será 99% prática, utilizando o Azure SQL DB, Azure Analysis Services e o Power BI, de modo que ao final da palestra tanto Bonel, quanto o Garcia, quanto você possamos descobrir o maravilhoso e fantástico mundo da Arquitetura de dados para Business Intelligence! Te aguardamos na trilha!

16:40 às 17:30 Como um projeto de Cadastro de Produtos na indústria se beneficia de novos métodos e tecnologias orientadas a MDM.
André Villamar / Danilo Iurovski

Gostaria de compartilhar um pouco sobre o projeto de cadastro de produtos na visão indústria, trabalhando com sistemas legados, ERP e PLM, onde apresentarei toda abordagem e jornada para o mapeamento sistêmico, dores na gestão de dados mestre, até a proposta de implementação do MDM - Master Data Management com todos os benefícios e demais módulos acoplados na solução, PIM, DAM e o orquestrador BPMN.

Também fará parte da apresentação o desenho da Arquitetura de Dados [AS IS e TO BE] para jornada de implementação multi domínio e Governança de Dados.

17:40 às 18:30 ORMs heróis ou vilões dentro da arquitetura de dados?
Otávio Santana

Com a evolução dos aplicativos nascem novas técnicas, frameworks, linguagens de programação, porém, existe um fato consolidado dentro da arquitetura de software corporativo que é a integração com alguma tecnologia necessária para armazenar as informações inerentes ao sistema. Seja NoSQL ou NoSQL um ponto importante é que o paradigma das linguagens difere da tecnologia do banco de dados. Com o intuito de facilitar o desenvolvimento surgem as ferramentas que realizam a interpretação entre a camada da aplicação e os bancos. Essa palestra cobrirá como lidar com essa importante ferramenta para que os programadores e os desenvolvedores vivam em paz e harmonia novamente.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 16 de Julho de 2019

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquitetos, DBAs, Desenvolvedores, Cientistas de Dados


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Felipe Sabino
Felipe Sabino
Data Engineer
Fernando Garcia
Fernando Garcia
Planilheiros

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online