TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura .Net Desenvolvimento, design e estratégias de arquitetura .NET

A arquitetura é um pilar para o crescimento sustentável do software, visto que quando desenhada de forma inadequada pode acarretar em complexidade acidental e atrasar ou limitar o desenvolvimento, resultando em esforço precoce com refactoring, ou "um novo projeto legado".

Nessa trilha cobriremos modelos de arquitetura distintas para atender cenários distintos, cobrindo arquitetura emergente, microsserviços, containers e nuvens híbridas.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Desconstruindo sistemas legados: mindset, padrões, tecnologias e práticas
Carlos Augusto Alves
É muito comum empresas mais antigas ter aquele sistema legado que faz jus a frase: ruim com ele, mas pior sem ele, pois apesar de ser velho, feio e ninguém querer tocar a mão, o sistema é extremamente essencial para organização e funciona razoavelmente bem. Veremos como desconstruir um legado, o mindset necessário, passos importante para causar menos impacto possível para cliente, padrões, tecnologias, lições aprendidas e o mais importante, como não fazer um novo legado instantaneamente.
DDD & EF Core, sim é possível !
Leonardo Prange

DDD vem sendo uma técnica utilizada por diversas equipes para melhorar a arquitetura de seus produtos juntamente com o membros de negócio, fazendo com que todos se envolvam para construir um software melhor.

Porém, a persistência muitas vezes pode atrapalhar na forma com que construímos nosso software, nesta palestra vamos ver as soluções para que possamos fazer um DDD com dignidade espalhando o mínimo do ORM pelo nosso codebase.

11:10 às 12:00 Menos docker, mais serverless!
Andre Baltieri

Docker assumiu um papel importante no cenário atual, inclusive para desenvolvedores, mas você já parou para pensar como será o futuro das infras de nossas aplicações? Com a popularização do Serverless, ainda terá espaço para o Docker no futuro?

12:10 às 13:00 Processando 40 milhões de mensagens com alto desempenho em tempo real
Albino Lima / Marcos Venezuela de Araujo
Com o número cada vez maior de pessoas conectadas em nossas aplicações, os sistemas precisam cada vez mais processar informações com eficiência. No nosso case precisávamos divulgar em tempo real para nossos clientes as informações geradas na bolsa de valores, um mercado onde são realizados cerca de 14 milhões de negócios por dia e movimenta aproximadamente R$ 12 bilhões. Para isso criamos uma solução utilizando o change stream do MongoDB, que simplificou nossa arquitetura, e um websocket utilizando SignalR para possibilitar a escalabilidade
Desenvolvimento de sistemas distribuídos com Akka.Net
Alexandre Brandão Lustosa

Contruíndo aplicações distiribuídas com cenários de processamento concorrente de maneira facil e simples garantindo alta performance e tolerância a falha. Serão explorados conceito de Remoting, Cluster, Deployment e Processamento em Grid.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Clean Architecture com ASP.NET Core
Rodolfo Fadino Junior
Quer começar um projeto? Está pensando em como organizar ele? Veja nesta apresentação uma maneira de desenvolver que irá facilitar e trará vários benefícios para sua aplicação.
Generalização prematura e complexidade acidental, a raiz do mal de todo software
Letticia Nicoli / Lucas Teles
Nessa apresentação iremos discutir um dos grandes males do desenvolvimento de software de mercado, a generalização prematura, como somos péssimos em prever o futuro e como isso afeta nossas decisões no código do dia a dia. Vamos olhar os males da generalização prematura, como talvez seja melhor deixar com que a duplicação de código apareça e cresça antes de tentarmos generalizar. Somos horríveis em prever o futuro, então a solução é não prever! Além de discutir o reflexo direto desse efeito, vamos abordar a complexidade acidental, desenvolvimento em camadas, frameworks corporativos, etc… E como é fácil focar nisso antes do que realmente importa, fazer o mínimo pra entregar valor!
15:10 às 16:00 Tratando fluxos complexos e transações distribuídas em microsserviços com padrao Saga em .net core.
Marco Aurelio S. Oliveira / Carlos Lemes
Grandes aplicações monolíticas possuem fluxos complexos tratados com transações distribuidas utilizando 2PC (two phase commit) para garantir a atomicidade dos dados em duas ou mais partes, porém ao criar um ecossistema de microservicos, onde temos um banco de dados para cada serviço e uso de eventos, nos deparamos como garantir que um fluxo aconteça ou seja desfeito. Para este cenário surgiu o padrão Saga, e neste palestra irei demonstrar como aplicá-lo em uma arquitetura de microserviços em .net core. Será descrito um case feito de uma grande instituição financeira.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Arquitetura de segredos com Vault no Kubernetes
Giovanni Bassi

Vault é uma ferramenta que faz a gestão de segredos, e funciona muito bem quando integrada ao Kubernetes. Nesta palestra você vai aprender como utilizar o Vault para criar as credenciais de um banco de dados sob demanda, fazer a rotação dessas credenciais, acessá-las de uma aplicação, tudo integrado ao Kubernetes.

ASP.NET Core + Containers: implementando aplicações escaláveis de forma descomplicada na nuvem
Renato Groffe

Saiba nesta apresentação como o uso de containers Docker pode simplificar a implementação de aplicações ASP.NET Core escaláveis e na nuvem, reduzindo a complexidade em questões de infraestrutura e assegurando com isto uma alta disponibilidade e uma excelente performance em seus projetos.

17:40 às 18:30 CQRS com MediatR e .Net Core
Thiago gambarra

Nessa palestra irei abordar uma visão geral do padrão arquitectonico CQRS, onde veremos o que é, como utilizar e porque utilizar. Além da sua Relação com DDD e domínios ricos. Para complementar o assunto será demonstrado o frameworh MediatR e como ele encasula o padrão Mediator e como esse framework facilita a implementação do CQRS.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, arquitetos e gestores de soluções envolvendo .Net e/ou Azure


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Albino Lima
Albino Lima
Easynvest
Carlos Augusto Alves
Carlos Augusto Alves
Itaú Unibanco
Renato Groffe
Renato Groffe
Microsoft
Thiago gambarra
Thiago gambarra
MundiPagg(Stone CO)

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online