TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha ChatBots Aprenda sobre interfaces conversacionais, inteligência artificial, conteúdos e processos de design para construção de chatbots.

A simplicidade de se criar interfaces conversacionais somado ao poder computacional que temos disponível hoje no mercado vem chamando a atenção de muitas pessoas e empresas. Hoje, estas interfaces são chamadas de chatbots, mas há muito tempo estudamos e projetamos essas interações.

Esta trilha, além de apresentar uma visão geral sobre o mercado atual, visa também casos de usos, aplicações de inteligência artificial, desenvolvimento, processos de design e construção de conteúdos para chatbots.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Let's go: 10 passos para implantar um chatbot
Isabelli Gonçalves

No momento de implantar e gerenciar um chatbot, existem diversos pontos que condicionam o resultado final, entres eles: a marca e o tom da voz da empresa, o objetivo do projeto, o gosto do freguês, a experiência do usuário, a integração de sistemas, análise de processos e diversas outras situações. Desta forma, ter uma jornada para guiar todas as necessidades do projeto é um ponto fundamental para empresas e profissionais da área de TI.

A palestra tem como objetivo compartilhar as experiências e cases relacionados ao serviço para construção de bots e sua evolução.

Chatops - Zero to Hero
Dhiego Piroto / Evandro Franco
O foco principal é demostrar os benefícios da automatização de processos de negócio para operações de TI, através do uso de ferramentas de chatbot, integradas com soluções de ITSM em ambiente cloud.
11:10 às 12:00 Natural Language Processing - A inteligência Artificial por trás dos Chatbots
Letícia Pedroso

Por trás de diversos Chatbots famosos, existe a inteligência artificial que o torna capaz de interagir de forma mais próxima da linguagem humana, essa inteligência artificial é conhecida como NLP, Natural Language Processing. Vamos entender o processo de desenvolvimento de uma inteligência capaz de interação por linguagem humana, quais são as etapas para sua construção, e quais são os tipos de análises que podemos fazer com esses dados.

Criando um ChatBot no Telegram utilizando Dialogflow
Fernando Migliorini Tenório
Já pensou em ter o seu próprio chatbot inteligente no melhor mensageiro do universo?? Brincadeiras a parte, quero mostrar como pode ser simples você criar um robozinho muito esperto :D Vem comigo!
12:10 às 13:00 Quanto custa meu bot?
Bruno Fazoli
Com os serviços cognitivos conseguimos criar soluções cada vez mais inteligentes, mas e a nível de negócio, tudo isso é viável? Uma análise profunda sobre negócios e o mundo cognitivo.
Chatbots e Growth Hacking: Conversas que geram crescimento exponencial
Vinicius Leonardo de Oliveira
Num mercado onde se diferenciar é um desafio constante, com inovação acelerada e disruptiva, se destacar ao ponto de gerar um crescimento exponencial é uma missão próxima do impossível. Então, como que o simples ato de dialogar, tão inerente a existência humana pode gerar uma experiência personalizada o bastante para criar uma identificação imediata no seu público? É neste sentido que podemos usar os chatbots para criar este rapport, gerando uma experiência única para uma marca ou uma organização e, com isso, aumentar engajamento e tráfego de forma exponencial. A ideia é que todos saiamos com uma inspiração para criar uma conversa que gere resultados.
Novas profissões: Chatbot Designer
Rafael Rodrigues da Cunha
Todos os dias novas oportunidades surgem com o avanço da tecnologia e com elas várias necessidades do mercado. Os chatbots estão em alta! Vamos conversar sobre a nova profissão Chatbot Designer. Vou te mostrar tudo o que você precisa saber para criar fluxos de conversa utilizando chatbots.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 BERT: Fine-tuning + Predicting with Cloud TPU
Pedro Lelis
BERT is a method of pre-training language representations, meaning that we train a general-purpose "language understanding" model on a large text corpus (like Wikipedia), and then use that model for downstream NLP tasks that we care about (like question answering). BERT outperforms previous methods because it is the first unsupervised, deeply bidirectional system for pre-training NLP. Unsupervised means that BERT was trained using only a plain text corpus, which is important because an enormous amount of plain text data is publicly available on the web in many languages.
Mensurando chatbots da perspectiva do usuário - Um case de pesquisa do Chatbot do Banco Original
Rafaela de Souza da Silva
Esta palestra fala sobre o desafio de avaliar a eficácia de um chatbot indo além dos números de eficiência. Embora as métricas de avaliação de um chatbot sejam importantes, o quanto que elas representam em eficácia real de resolução de problemas para o usuário? Foi com esta pergunta que iniciamos uma pesquisa e teste com o chatbot do Banco Original. Durante esta pesquisa encontramos barreiras ferramentais e de métodos pensados para interfaces. Estes métodos necessitaram de adaptações para serem aplicados a chatbots de forma a trazerem resultados concretos e confiáveis.
15:10 às 16:00 Como se faz uma VUI? Do briefing ao mão na massa.
Janaina Pereira / Ariana Dias
E agora, José? O cliente pediu uma interface totalmente invisível. Janaína Pereira, VUI Specialist, e Ariana Dias, UX Writer, explicam os três principais atributos das interfaces de voz: locução conversacional, design e tecnologia. Tudo o que você precisa aprender para projetar bem uma das interações mais desejadas do momento.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 A importância de um código de ética na construção de chatbots!
Laura Damaceno de Almeida
Atualmente muito se fala sobre IA e chatbots, mas como fazer algo que seja saudável e atenda seu objetivo?
Isso (realmente) é muito Black Mirror: robôs que imitam sua personalidade
Eduarda de Oliveira Gama / Ruan Rossato

De todas as coisas "do futuro" e que parecem fantasias, há pelo menos uma que pode ser feita de verdade: um robô que imita a sua personalidade. No processo de criação de chatbots, uma das grandes preocupações é a sua personalidade: como vão ser escritas as respostas, se vai ser piadista ou se vai ser sério, como vai ser o ícone, como vão ser os emojis e tanto mais. Desde a análise da persona e o desenvolvimento do chatbot, como replicar da melhor maneira o jeito que alguém conversa, seus maneirismo, interações?

17:40 às 18:30 Whatsapp.zip: Tudo que você precisa saber para criar um bot usando a API oficial do Whatsapp.
Rafael Pacheco

Em agosto de 2018 o WhatsApp disponibilizou, oficialmente, a possibilidade de construir bots em sua plataforma. De lá pra cá diversas empresas têm utilizado este canal para melhorar o processo de comunicação com seus clientes.

Mas e você, sabe como funciona essa integração? Sabe as diferenças entre os produtos WhatsApp Business App e WhatsApp Business API?

Nesta apresentação discutirei tudo o que você precisa saber para comçar a utilizar esse canal de forma 100% oficial. Através de um bot de exemplo vamos testar algumas possibilidades, entender as limitações, desvendar mitos e verdades e esmiuçar todos os detalhes da documentação.

IoT, Lego e Chatbots: Hackeando um Robô Assistente
Felipe Guerra / Eduardo Basso
Nessa sessão mostraremos um robô assistente virtual capaz de compreender o mundo físico usando processamento de linguagem natural. Demonstraremos x o passo a passo da criação da Faustina (e abriremos o código), nosso protótipo de robô assistente criado no BeyondLabs, laboratório de inovação da EY. Além disso, vamos discutir sobre evoluções futuras e casos de uso decorrente deste projeto, que envolve Lego, RaspberryPI e Machine Learning, todos de código aberto.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas interessadas em chatbots, interfaces conversacionais, inteligência artificial e assuntos relacionados ? sejam designers, desenvolvedores ou de negócios.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Dhiego Piroto
Dhiego Piroto
Snowflake
Rafaela de Souza da Silva
Rafaela de Souza da Silva
Gerente de UX Design

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online