TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Cloud Computing II Boas práticas e casos de falha na nuvem

Neste ponto do tempo todos nós já sabemos o quão intrínseca a computação em nuvem se tornou em nossas rotinas. Computação em nuvem está lá na sugestão de filme, naquele aluguel de imóvel, em nossos meios de transporte, nossas casas, . Estamos cercados e não tem volta!

Esta trilha é dedicada à profissionais de TI que queiram ter a oportunidade de estar em contato com casos de uso e exemplos de boas práticas e casos de falhas de quem já utiliza computação em nuvem.

Coordenação


Patrocínio Trilha


Conta Azul

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Migração para Cloud, quando dizer não.
Diogo Guedes
A utilização de Cloud Computing é uma realidade para algumas empresas, mas, será que sempre vale a pena fazer a migração? E se tudo aquilo que te disseram for "papo de vendedor"? Nessa palestra você irá entender os motivadores para adoção (ou não) de Cloud. Entendendo o melhor dos dois mundos: ambiente on-premises (datacenter tradicional) e ambiente de computação em nuvem. Conhecerá os modelos de utilização de um provedor de nuvem, terá um overview de serviços, vantagens e desvantagens da sua adoção. Aprenderá também como realizar uma migração bem-sucedida, caso seja esse modelo escolhido por sua empresa.
11:10 às 12:00 Attack vs. Defense: real time security protection
Thomás Capiotti
Ano após ano a onda de ataques cibernéticos aumenta. Em um momento extremamente importante para defesa de ataques cibernéticos, a palestra traz os principais temas que estarão em pauta no ano de 2019 em cloud security. Ataques cibernéticos estão mudando o posicionamento das marcas na internet. Segundo o Gartner, mais de 80% dos sites possuem alguma falha de segurança. Para empresas que se posicionam em ambientes digitais, proteger suas aplicações no intenso dinamismo cibernético é um desafio diário.
A jornada do SiDi no desenvolvimento de uma plataforma de serviços e sua migração para a Cloud
Rafael Simionato / Alan Corrales

Sistemas web encontram na nuvem um ecossistema de serviços para sua evolução natural. Contudo, alguns sistemas essencialmente web ainda são desenvolvidos visando sua execução na infraestrutura local dos clientes.

Foi o que aconteceu durante o desenvolvimento dessa plataforma de serviços. A primeira versão de um dos módulos da plataforma em ambiente de produção, evidenciou problemas graves que viríamos a ter caso a estratégia de execução on-premises fosse levada à frente. Então nos fizemos uma pergunta: por que não disponibilizar a plataforma completamente na nuvem?

Essa experiência chancelou nosso passaporte e assim iniciamos nossa jornada para a nuvem a ser detalhada nessa palestra.

12:10 às 13:00 As vantagens de ter um Plano de Continuidade de Negócio!
Ruy Ronaldi Machado De Oliveira Junior
Boa parte das empresas não estão preparadas para enfrentar eventuais paradas, indisponibilidades e até mesmo a perda de seus dados. Esse perfil se encaixa com a realidade da sua empresa? Nessa palestra vamos abordar - Quais os principais fatores dentro da infraestrutura hoje podem ocasionar essas situações - Quais as melhores práticas que podem ser utilizadas para mitigar esses eventos - Abordar as recomendações segundo a ISO 27002 da ABNT.
Cloud Native Computing Foundation - A Mantenedora do Kubernetes
Paulo Alberto Simões

Nessa sessão vamos conhecer a CNCF - A Cloud Native Computing Foundation - a Fundação Open Source mantenedora do Kubernetes e de diversos outros projetos muito importantes para as solução nativamente projetadas para Cloud.

Monitorar, Orquestrar, GO! Melhores práticas de Cloud Híbrida e como a Orquestração e Monitoração alavancam seu parque.
Alberto Cardoso
Em uma empresa com serviços on-premise e na nuvem, refletimos se realmente se uma solução na “casa” do cliente é detratora de velocidade e flexibilidade. Provocamos em como aplicar inovação não somente por meio de IaaS (infraestrutura como serviço) mas também como PaaS (plataforma como serviço) orquestrando isso em multinuvem e on-premise. Refletimos sobre desafios sobre melhore práticas para soluções Cloud no mundo on-premise (não virtualização) e como solucionar esses desafios
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 KEDA ? Kubernetes-based Event-driven Autoscale
Thiago Custódio

As arquiteturas orientadas a eventos são uma evolução natural dos microsserviços, permitindo um design flexível e desacoplado e estão sendo cada vez mais adotados pelos clientes corporativos. As ofertas serveless totalmente gerenciadas, como o Functions do Azure, são orientadas por eventos por definição, houveram falhas nesses recursos para soluções baseadas no Kubernetes. O escalonamento no Kubernetes é reativo, baseado no consumo de CPU e memória de um contêiner. Por outro lado, serviços como o Azure Functions estão bem conscientes das fontes de eventos e, portanto, podem ser dimensionados com base nos sinais provenientes diretamente da fonte de eventos, mesmo antes que a CPU ou a memória

Cloud Native Banking: como o Nubank usa imutabilidade na nuvem para atender milhões de clientes
Alexandre Cisneiros / Diogo Vecchiati Beato

Nascido na Nuvem, o Nubank atende 6 milhões de clientes alavancando microsserviços, ambientes conteinerizados, observabilidade e, na base de tudo isso, imutabilidade.

Vamos discutir por que tratamos infraestrutura como um problema de software e como imutabilidade pode ser aplicada em todos os níveis, da infra mais básica às aplicações, quais o ganhos dessas práticas em ambientes de computação em nuvem, e como isso nos permite não ter uma equipe dedicada a infraestrutura. Faremos isso contando casos reais de evolução do nosso ambiente, e mostrando como esses princípios podem tornar as equipes de desenvolvimento mais ágeis e com menos medo de tomar riscos.

15:10 às 16:00 O backend da cloud e containers, você conhece?
Carol Valencia

Vamos conhecer os principais componentes, procedimentos que usamos ao usar uma maquina e/ou containers para identificar problemas comuns de segurança.

É hora de pensar em soluções portáveis na cloud!
Isaac Felisberto de Souza
A Cloud é uma realidade e diante de tantas opções agora é necessário pensar em soluções portáveis entre elas. Assim como no passado foi necessário pensar em modelos Multi Plataformas para SO’s, browsers e celulares, agora é a vez da Cloud. Questões como: build, packaging, deploy, health checks, agendamento de processos, uso de banco de dados, mensageria, cache, dentre outros, precisam ser tratados com atenção. Venha ver como tratar essas questões fazendo uso de metodologias como o Twelve-Factor App e estratégias como uso de containers para construir soluções compatíveis com as diversas Clouds existentes.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Programando a Internet do Futuro por meio das Redes Definidas por Software
João Maia
A área de redes de computadores é bem tradicional e bem provável mesmo que não sendo da área você conheça roteadores Ciscos e tenha noção de preços e o quão são fechados esses hardwares. Esses aparelhos de mercado são verdadeiras caixas misteriosas que não permitem grandes modificações e não temos garantias de privacidade. Software-defined networking (SDN) é a tecnologia que promete mudar isso e já é uma realidade no mercado com o OpenFlow permitindo programar redes tanto na camada de plano de dados quanto na de controle. Além disso, essa abordagem nos da outros benefícios como mudar a forma de roteamento da rede, soluções melhores de balanço de carga, monitoria e muito mais.
17:40 às 18:30 Observando as nuvens
Eduardo Neves
Como você faz hoje para detectar comportamentos indesejáveis em produção de forma rápida? Ou buscar a causa raiz de um problema em produção no menor tempo possivel e de forma efetiva? Nesta sessão mostrarei os conceitos necessários para você ter um sistema observável e abraçar a cultura da observabilidade.
Tudo o que você precisa saber sobre Azure Web Apps
André Dias

O que você precisa hoje em dia para hospedar a sua aplicação Web? Que suporte Java, .Net core, PHP, Node, outros? Que suporte containers? Que ofereça autenticação integrada com Facebook, Azure AD, Google Account, Microsoft Account? Fazer Testes A/B? Suportar ambientes de dev, homologação e produção? Auto scaling, domínios personalizados, SSL, testes de performance, que facilite o diagnóstico de problemas, monitoração? Ahh, e claro e que seja fácil de administrar. Ok, então venha ver como fazer tudo isso e muito mais utilizando simplesmente o Azure Web Apps.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 16 de Julho de 2019

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

André Dias
André Dias
Andre Dias
Carol Valencia
Carol Valencia
Solution Architect
Diogo Guedes
Diogo Guedes
Webfor Treinamentos
Eduardo Neves
Eduardo Neves
Papo De Sysadmin
João Maia
João Maia
Pagar.me
Rafael Simionato
Rafael Simionato
Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática
Thiago Custódio
Thiago Custódio
MNEO Ensino e Consultoria
Thomás Capiotti
Thomás Capiotti
XLabs ON Security

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online