TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Delphi Um código, todos os dispositivos: Rapid Application Development para desktop, mobile e IoT.

Construa aplicações nativas para Android, IOS MacOS, Linux e Windows com muita agilidade.

Nesta trilha abordaremos o suporte a múltiplos banco de dados, BIGData, IOT e a utilização de API's REST.

Tudo isso com um único código.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Aplicando testes unitários com DUnitX e Code Coverage em sistemas legados
Samuel David
Sabemos que utilizar testes unitários é uma das maneiras de garantir a qualidade do código fonte, principalmente se esse fonte sofre modificações constantes. Mesmo assim a adoção de testes unitários não é uma realidade na maioria das equipes de desenvolvimento Delphi, principalmente quando estamos falando de sistemas legados, onde suas classes não foram projetadas pensando em testes unitários. Nesta palestra iremos aprender como criar nossos testes com o DUnitX, e como integrar com a ferramenta Code Coverage para medirmos o percentual de cobertura de código. Vamos abordar as principais dificuldades e os erros mais comuns ao se criar testes unitários e como aplicá-los em sistemas legado.
Integrando sua aplicação ao WhatsApp
Rafael Araujo

Caminho das pedras para consumir a API do WhatsApp exemplificado através da construção de um pequeno exemplo de chatbot com Delphi.

11:10 às 12:00 Como convencer seu chefe a refatorar
Valquiria Silva
O maior questionamento de um desenvolvedor de software é: "procuro o erro ou reescrevo o código?" Se por um lado decidimos procurar o erro a correção pode causar outra falha em outro ponto nada óbvio do sistema. E se escolhermos a segunda opção, como convencer o gerente a refatorar?
12:10 às 13:00 De Volta Para o Futuro: Dos 20 anos de legado a uma arquitetura de microsserviços em uma gigante da logística
Kelver Merlotti

Esta apresentação vai mostrar como o uso de tecnologias capazes de sobreviver e adaptar-se às novidades pode resultar na economia de grandes quantidades de recursos financeiros, preservar o conhecimento do negócio e o capital humano. Do monolito com arquivos locais, passando pelo client/server e chegando aos microsserviços, mantendo o investimento, a produtividade e a elegância.

Para isso, contaremos a trajetória de um grande player do setor de logística ao modernizar seus sistemas construídos ao longo de 20 anos, adaptando-se a um cenário em constante transformação, onde software e hardware são atualizados e se tornam obsoletos em um piscar de olhos.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Delphi e Blockchain
William Duarte

Assunto em alta no momento, blockchain é o futuro dos meios de pagamento, segurança e contratos? Venha aprender nesta talk de 25 minutos como implementar Blockchain utilizando até mesmo sua versão Community do Delphi. Aprenda com exemplos práticos o que é blockchain, sua aplicabilidade e como desenvolver seu sistema suportando esta tecnologia. Delphi e Blockchain <3 tudo a ver!

Mobile ? Porque usar Delphi.
Jaques Nascimento Júnior

Abordaremos os desafios no desenvolvimento do App que hoje está no topo das pesquisas para seu segmento nas lojas oficiais: "JusImperium O App do Advogado."

  • O desafio de sair do desktop e ir para o mobile;
  • Uso de layouts para a apresentação das telas;
  • Criação de componentes customizados para o projeto, como: Calendário com indicadores visuais, botões personalizados, menu flutuante, editor de fotos, filtros GLSL, entre outros.
15:10 às 16:00 Internet das coisas: Projetos e Aplicações
SILEIDE SANTANA CAMPOS

Nesta palestra veremos como controlar e monitorar diversos processos do universo da Internet das Coisas que estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano, em diversos segmentos e como o Delphi pode reger todas essas coisas de uma forma totalmente RAD.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Utilizando Múltiplas Tecnologias em Aplicação VCL de Missão Crítica: VideoLive - O Case Transmissão de Lives para o SBT PR
Jorge Fernandes
O palestrante apresentará sua experiência no desenvolvimento de aplicação de missão crítica para transmissão de lives simultâneas, geração de grafismos e automação. Apresentará o motivo da escolha do Delphi e como a ferramenta tornou possível criar uma solução em tempo recorde para atender o cliente SBT-PR. Apresentará as diversas tecnologias que foram utilizadas com o bom e velho VCL (Visual Component Library) e abordagens que foram decisivas para o sucesso do projeto. Exemplos: REST, Paralelismo, OCR e Telemetria. Finalmente, discutirá erros e acertos e vai desafiar os participantes da trilha a desenvolverem aplicações Delphi que possam ir além das tradicionais aplicações comerciais.
Delphi a sua (re)volução da web, entenda qual a diferença entre as principais tecnologias
Fabio Biasi Mello Rubim

Apresentar as tecnologias existentes para construir aplicações web corporativas utilizando o Delphi.

17:40 às 18:30 Paralelismo na prática: Threads de uma vez por todas e sem medo!
MARIO GUEDES / Carlos Agnes
Por vezes considerado um recurso obscuro pelos desenvolvedores Delphi, esta apresentação visa mostrar situações cotidianas que podem ser otimizadas pela aplicação de threads no Delphi, as armadilhas e erros comuns na adoção do paralelismo, e as soluções para contornar estas situações .Podemos tornar nossos aplicativos mais fluídos bem como tornar o processamento de tarefas mais rápidos. Nesta palestra veremos algumas boas práticas acerca do assunto partindo da classe TThread chegando à recente PPL (Parallel Programming Library). É um recurso importante no desenvolvimento Win32, Mobile e backend nos ajudando a tornar as aplicações assíncronas e, portanto, escaláveis.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 20 de Julho de 2019

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores que queiram aprimorar seus conhecimentos, levando valor aos seus produtos


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Fabio Biasi Mello Rubim
Fabio Biasi Mello Rubim
Embarcadero do Brasil
Jaques Nascimento Júnior
Jaques Nascimento Júnior
Imperium Software
Jorge Fernandes
Jorge Fernandes
YoungArts Sistemas
Kelver Merlotti
Kelver Merlotti
Embarcadero do Brasil
Rafael Araujo
Rafael Araujo
Embarcadero Professional Services
Valquiria Silva
Valquiria Silva
Fagron Tech
William Duarte
William Duarte
Galáxia Treinamentos

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online