TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Design Thinking Design Thinking é estratégico para a inovação

Design Thinking já é realidade no mercado brasileiro e é estratégico para inovação.

Com esta trilha queremos ajudar os nossos líderes a entenderem como o Design Thinking está sendo aplicado na prática.

Queremos co-criar insights sobre como escalar sua prática neste universo Ágil de Transformação Digital de serviços baseados na Cloud, na Internet das Coisas, na Computação Cognitiva e em todas as tecnologias que usamos e amamos para entregar inovações estratégicas centradas no usuário.

Queremos envolver todas as áreas e especialidades da estratégia, da user experience e da criação de produtos para mostrar de que forma o foco nas pessoas para as quais criamos pode acontecer e impactar positivamente nos processos e resultados.

Aguardamos vocês nesta jornada onde juntos construímos o amadurecimento do Design Thinking frente nossos desafios de escalar em mundo de entrega contínua e onde cada vez mais precisamos conquistar quase que pessoalmente cada cliente.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Como usar o Challenge Based Learning para criar produtos inovadores
Eduarda Scharnhorst
Criado pela Apple através de projetos colaborativos com o meio acadêmico, o Challenge Based Learning é uma metodologia que incentiva os alunos a usar a tecnologia como forma de solucionar problemas reais do dia a dia com ferramentas baseadas em desafios que eles se propõem a resolver. Os professores atuam como mentores, apoiando o aluno em suas pesquisas. Na palestra, vamos falar sobre como criar um projeto com o Challenge Based Learning e, assim, desenvolver produtos e serviços inovadores.
Design Thinking: O projeto antes do projeto
Guilherme Sester Araujo
Nesta palestra, serão abordados: - História do Design Thinking - Design Thinking: O que é? - 5 etapas do Design Thinking - Fase 01 - Empatia - Fase 02 - Definição - Fase 03 - Ideação - Fase 04 - Prototipação - Fase 05 - Teste - Conceitos e Definições - Métricas - Design Thinking na prática - Lego Serious Play - Convergência entre metodologias - Dicas de livros e sites para estudo
11:10 às 12:00 Deu match, e agora? Como o Design se encaixa na TI.
Manoela Nascimento

O Design tem ganhado um importante espaço no setor de TI. Em um cenário que a experiência do usuário é dada como fator competitivo, a relevância do Design torna-se ainda mais significativa. Dessa forma, pretendo com esta palestra apresentar como o processo de Design se encaixa ao processo de fábrica de software, favorecendo o desenvolvimento de soluções mais assertivas, bem como o fomento da Cultura do Design como ativo estratégico para potencializar o setor de TI.

Facilitação Visual - indo além dos resumos criativos
Alessandra Peguim Rosa

O excesso de informação a que estamos expostos nos faz pensar e repensar em novas maneiras de utilizar nossas folhas de cadernos, só anotar não adianta mais! Mapas mentais, resumos ilustrados, sketchnotes e gestão visual - Nesta palestra exponho o potencial criativo ao se utilizar e unir novas e velhas ferramentas no dia a dia de profissionais que trabalham com co-criação, design, UXers e gerentes de projetos.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Design Thinking & Kanban na criação de estratégia de negócios e projetos - Uma combinação perfeita
Samuel Thome

Que tal utilizar o Design Thinking para mapear as principais estratégias de equipes multidisciplinares ou novos projetos e ainda acompanhar tudo isso através de um Portfolio Kanban? Isso é super possível e se tornou uma boa prática, através de alguns exemplos e técnicas, iremos mostrar como a utilização de processos claros e simples podem trazer resultados surpreendentes, criando estratégias e projetos bottom-up, com formas diferentes de se aplicar o Design Thinking e mostrando a utilização do Portfolio Kanban incentivando assim, a sinergia entre times multidisciplinares.

Emergindo comportamento: das entrevistas com usuários para as personas
Rodrigo Luiz Carneiro de Souza

Pesquisas com usuário envolvem dias de preparação, execução e tabulação. Mas após coletar esse material, como resumi-lo em personas? Como fazer emergir das pesquisas personas representativas? Tive esse desafio após 30 entrevistas aprofundadas, páginas de anotação e quase 48 horas de conteúdo em áudio. Para resumir a pesquisa utilizei o artigo sobre criação de personas do fluidproject.org, uma plataforma open source. O ganho dessa abordagem foi "a escala de afinidade", uma lista de 8 a 15 itens, utilizados para classificar comportamentos dos entrevistados. Cada item foi avaliado de 1 a 4. Ao final desse processo foi criado um ?caminho visual? que foi a base do compartamento das personas.

14:10 às 15:00 Culture Signs: mapeando a cultura organizacional com Design Thinking e ferramentas de Management 3.0
Thalita Melo
Entender e manter a cultura de uma organização é um dos grandes desafios de empresas que estão crescendo em ritmo acelerado. Como perpetuar os nossos valores e trabalhar para que eles não se percam? Ferramentas do Management 3.0 ajudam muito no processo de mapeamento, mas até que ponto ele é profundo o suficiente para entendermos como está a cultura dentro dos times, no dia a dia? Esse é um case sobre como somamos a abordagem do Design Thinking as ferramentas do M3.0, possibilitando a imersão nos valores compartilhados pelo time e como os insights gerados estão orientando as decisões para criação do nosso Culture Code.
Design Thinking para o dia a dia
Camila Belmonte
Design Thinking enquanto framework pode ser usado por todos, não só por designers e em qualquer situação, não só antes do desenvolvimento de um software/serviço e em qualquer área da sua vida dentro e fora do trabalho. Vamos ver como usar essas técnicas no dia a dia e entender melhor a beleza e o valor de divergir, convergir e playback.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Como as ferramentas de Design Thinking complementam um Plano de Marketing
Sami Dubena

O palestrante criou um Canvas de Marketing e analisou as ferramentas de Design Thinking que auxiliam no preenchimento de um plano de marketing. Ele trabalha em uma área de desenvolvimento de novos negócios e parcerias estratégicas do SESI/SENAI de SC e apresentará o fluxo de trabalho a equipe criou levando em conta Gestão de Projetos, Marketing, Design Thinking, Lean UX e Growth Hacking.

Clientes dentro da estratégia: o Value Proposition Design
Pedro Vargas / Nicolas Martínez Sala
Você tem convicção de que sua empresa é customer-centric ou ainda fica alguma dúvida? Como são tomadas as decisões relacionadas ao produto? Alguém levanta a bandeira do cliente? Melhor dizendo... O cliente faz parte da criação de estratégias? São várias perguntas, como essas, que nos levaram a concluir que a aplicação da metodologia Value Proposition Design foi um "divisor de águas" dentro da Nuvem Shop. Nesta palestra iremos compartilhar quais foram nossos desafios, erros, acertos, consequências e quais foram as ações que executamos com nossos clientes em nosso escritório. Sim, é isso mesmo: clientes e equipe juntos e comprometidos com a evolução do produto. E não, não é impossível.
16:40 às 17:30 Pensamento de design como estratégia de novos negócios
Wander Lúcio Vieira

Muito se fala sobre design thinking, produtos digitais, transformação digital e experiência do usuário. No entanto, conciliar todas as possibilidades, priorizar o que deve ser feito, aprender enquanto se faz e após o lançamento de um MVP é uma tarefa muitas vezes complicadas. Atualmente, planejamento de longo prazo é algo inacreditável, visto que agilidade já está na veia não apenas de empresas digitais, mas das pessoas conectadas e ansiosas pela próxima novidade no mercado. O pensamento estratégico não é uma prática relacionada a um papel, é uma transformação cultural para quem está atento ao aprendizado coletivo.

Como Desenvolver suas Habilidades em Facilitação Visual
Leonardo Monteiro de Miranda

Em um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico, o tempo é um bem valioso. Como usá-lo a seu favor para planejar ações, comunicar idéias, gerar interesse no time e cativar os stakeholders? A resposta esta no Visual Thinking.

Assim como há uma gramática por trás da palavra, existe uma gramática por trás da exibição visual de informações. Uma vez compreendida, permite criar representações visuais claras e concisas do pensamento.

Nesta palestra vou apresentar os elementos básicos da representação visual, aplicados à gestão de produtos e projetos.

17:40 às 18:30 Como o Design Thinking Auxilia Estudantes de Graduação a Solucionar Grandes Problemas
Priscila Alcântara / Thayssa Lacerda
Estudantes de diversos cursos, de diferentes lugares do mundo, com pouca ou nenhuma experiência profissional, podem, durante 6 semanas, solucionar problemas reais proposto por grandes companhias patrocinadoras, através do Design Thinking? ?Nós vamos mostrar que sim, apresentando cases e experiências, sob o ponto de vista de duas mentoras de design de um programa de estágio de férias, promovido duas vezes ao ano e que já passou por cinco edições.
Pensar ou Correr? Quando utilizar o Design Sprint ou o Design Thinking
Rodrigo Narcizo

"Design resolve um problema" e tanto a abordagem do Design Thinking quanto o método do Design Sprint têm sido cada vez mais utilizados para resolver problemas com foco nas pessoas. Ainda que o próprio Design Sprint, criado por Jake Knapp, utilize o Design Thinking como uma de suas bases, existem diferenças fundamentais entre a abordagem e o método e que são cruciais na hora escolher qual forma é mais adequada para o projeto que está sendo proposto.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 16 de Julho de 2019

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Interessados em inovação by Design Thinking


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Leonardo Monteiro de Miranda
Leonardo Monteiro de Miranda
Webera Technology Services
Pedro Vargas
Pedro Vargas
Nuvemshop
Rodrigo Luiz Carneiro de Souza
Rodrigo Luiz Carneiro de Souza
UX Design and Professor
Rodrigo Narcizo
Rodrigo Narcizo
Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)
Samuel Thome
Samuel Thome
Globo.com
Thalita Melo
Thalita Melo
DB1 Global Software
Thayssa Lacerda
Thayssa Lacerda
CESAR - Centro de Estudos e Sistemas Avançados de Recife

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online