TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DevOps II Maximizando a integração entre equipes para entregar valor

DevOps é um dos tópicos mais discutidos do momento. DevOps engloba um conjunto de práticas, ferramentas e interações entre pessoas para aumentar a colaboração, comunicação e integração entre Desenvolvimento (Devs) e Operações de TI (Ops) para entregar software de modo mais eficiente, freqüente e confiável.

Venha conhecer nesta trilha diversas ferramentas, casos de sucesso e dicas práticas de como DevOps pode lhe ajudar e ser aplicado na sua carreira e empresa.

Coordenação


Patrocínio Trilha


sumup

Apoio Trilha


DBServer

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Construindo uma cultura de observabilidade e resposta a incidentes que escala
Alexandre Cisneiros / Eric Shigueo Yoshimura

Para atender milhões de clientes e evoluir nossos produtos precisamos manter a estabilidade dos nossos sistemas. No Nubank, tratamos isso como problema de software e de cultura: Software para evitar incidentes , entendê-los e resolvê-los; e Cultura para transformar problemas em crescimento, num ambiente que proprociona liberdade para tomar riscos e respaldo para lidar com problemas que acontecerão ao longo desta jornada.

Vamos mostrar o que usamos para detectar incidentes e agir, como fizemos todos usarem essas ferramentas sem precisar ser especialistas em monitoramento e como criamos oportunidades fascinantes de aprender e garantir que todos se sintam confortáveis para evoluir o Nubank.

Facilitando a vida dos Devs durante o deploy
Fernando Pereira / Victor Santos
Embora seja um assunto bastante abordado no mundo DevOps como um To-Do a ser realizado, traremos o case de como foi na prática implementar uma estratégia 'cluster-agnóstic' de deploys chaveados (bluegreen & canary releases) em produção usando Istio com a nossa Stack de Jenkins + K8s dando mais ênfase aos processos e lições aprendidas do que na ferramenta implementada em si.
11:10 às 12:00 Se DevOps é cultura, porque todo mundo só fala de ferramentas?
Fernando Ike
Há um consenso de que DevOps é uma cultura e não ferramentas A, B e/ou C. Se é uma cultura, por que dizemos e não explicamos quais sãos as formas de aplicá-la nas organizações? Esta apresentação é uma tentativa de entender as relações das diversas ferramentas, metodologias e funções sobre DevOps aplicado nas organizações e tentar definir nos dias atuais como é a Cultura DevOps e as dificuldades de aplicá-las em toda a organização.
As aventuras de um Dev em uma squad de Ops
Janderson Silva
Nesta palesta será apresentada um pouco da experiência de um desenvolvedor no cotidiano de um time de operações. A troca de conhecimentos, desafios e como a cultura DevOps proporcionou que dois universos completamente distintos e que até pouco tempo atrás, andavam separados, conseguiram se unir em prol de um propósito maior: agregar valor ao negócio das empresas.
12:10 às 13:00 DevOps: An Architect point of view
Alexandre Daccas
Uma visão de arquiteto sobre o conceito de DevOps, explicando a necessidade de entrega rápida aliada ao desenvolvimento rápido. Na apresentação serão abordados os seguintes temas: - DevOps as part of new ALM - Value Stream - ALM framework for DevOps - The three ways - First way: flow - Second way: feedback - Third way: Experimentation - Architect considerations: The ´ilities´
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Como as ferramentas e governança em DevOps podem auxiliar uma estratégia de compliance para LGPD
Jhonatas De Faria
Conheça algumas referências sobre como a cultura e as práticas DevOps podem acelerar a maturidade no contexto técnico e de negócios em relação a LGPD
Como aplicar práticas de DevOps em um sistema monolítico de mais de 15 anos
Anderson A Silveira / Gustavo Brandão
Esta querendo aplicar conceitos de DevOps no seu sistema e acha que isso é coisa para arquiteturas modernas? Saiba como conseguimos implementar automation pipeline stages em um monólito de mais de 15 anos de existência e como reduzimos o custo de transação em umas das fases da entregas em mais de 90%. Como fizemos isso? Engenharia no fluxo de trabalho. Foi possível e vamos te contar como. Além disso, vamos contextualizar e definir sobre os todos os conceitos e técnicas envolvidos nesse trabalho.
15:10 às 16:00 Post-mortems: aprendendo atráves de falhas
Riad Vargas
Todo sistema está sujeito à falhas, desde pequenos aumentos de latência até downtimes catastróficos, exposição de dados e prejuízos à imagem e a empresa como um todo. O que qualquer uma dessas falhas, independente da gravidade, têm em comum? Todas têm muito a ensinar e podem te ajudar a construir um sistema mais robusto e confiável, que é o sonho de todo engenheiro de software! Para isso existem processos como os de post-mortem, amplamente usados no Nubank e outras grandes empresas, que permitem verdadeiramente dissecar um incidente tentando extrair o máximo de informações, ajudando a guiar melhorias e backlogs.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 DevOps Mobile VS DevOps Web
Thiago Oliveira
Hoje a maioria das empresas de desenvolvimento web estão construindo e aplicando a cultura DevOps por meio de toolchains completamente automatizadas, de forma a realizar entregas ágeis com apenas um push do código no repositório. Isso é possível devido ao grande conjunto de ferramentas de automação web e principalmente ao nosso poder de controle e de customização nos ambientes web. Mas para o desenvolvimento mobile, funciona da mesma forma? Infelizmente não... Nesta palestra será discutida as diferenças e dificuldades encontradas na aplicação de DevOps para mobile, e algumas dicas de como devemos trabalhar para também aplicar com sucesso a cultura DevOps nesse cenário.
DevSecOps, sua seguranca tão ágil quanto sua empresa
Eduardo Neves

Tivemos a nossa primeira "revolução" do mundo moderno da tecnologia com o manifesto ágil. Dessa forma o desenvolvimento passou a entregar valor ao negócio, ajudando a remar no mesmo rumo. Depois tivemos uma "segunda revolução" com a área de infra precisando se adaptar e também começando a ser ágil e entregar valor ao negócio. E aí, como sempre - em quase tudo, a segurança ficou por último, mas não é menos importante! Hoje temos que pensar em segurança alinhada ao negócio e tão ágil quanto todo o resto, e por isso o conceito de DevSecOps vem para nos explicar como a segurança pode entregar valor para o negócio e ser parte de toda essa "revolução ágil".

17:40 às 18:30 Como chaos engineering garante a resiliência dos seus serviços
Elder Moraes
Uma coisa é fato: uma hora, algo dá errado. Seus serviços estão preparados para este momento? Não se trata apenas de prever falhas de todo o tipo, mas como lidar com o imprevisto. Pergunte a si mesmo: meus serviços são de fato resilientes? Nesta sessão aprenderemos sobre como a engenharia de caos fornece as abordagens para deixar o seu sistema pronto para o que der e vier! Junte-se a nós para discutir sobre como o caos pode trazer ordem aos seus serviços.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 16 de Julho de 2019

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Sysadmins, Gestores, Arquitetos de solução, Analistas de Infraestrutura, Analista de Suporte e outras áreas afins


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Eduardo Neves
Eduardo Neves
Papo De Sysadmin

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online