TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Devops Tools Cultura e automação, ingredientes que fazem o DevOps

A trilha DevOps Tools tem o intuito de apresentar uma série de ferramentas que buscam integrar mais os times de desenvolvimento e operações entregando agilidade e aceleração ao negócio.

Nela teremos apresentações de diversas ferramentas e processos como, Kubernetes, Cloud, Pipelines, Terraform, Ansible, Puppet, Chef, Sonar, entre outras. Além disso, as apresentações visam mostrar detalhes técnicos e os resultados obtidos em ambientes diversos.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 De Gitlab a Kubernetes: Serviços públicos com entrega ágil de sistemas de TIC sustentado por plataforma de orquestração
Adriano Vieira
"TIC está em todo lugar"! O que dizer então dos departamentos integrantes da TIC? Além disso, Scrum, XP, Agile, Kaban, PDCA, ITIL, DevOps entre outras metodolodias, referências teóricas ou práticas para uma TIC que entregue valor ao negócio e apoie uma empresa ágil e de alta performance também precisam de tecnologias de ponta. Assim, apropriar-se de ferramentas de SCM, QA, automação e gestão de projetos desenvolvimento/operações potencializará melhor obter métricas e construções de indicadores para possíveis ajustes de rotas. E como Gitlab, SonaQube, Docker, Kubernetes e Rancher se relacionam com tudo isso ai? Venha conversar um pouco e conhecer um caso Federal aplicado!
11:10 às 12:00 IaaC - Autonomia, rastreabilidade, agilidade com Terraform e Pipeline
Diego Ragazzi / Smailli Moraes
Dar autonomia para mudanças na infraestrustura para várias pessoas pode ser um desafio ou um pesadelo em muitos lugares. A ideia dessa talk é apresentar como alcançamos isso utilizando Terraform e a lógica que criamos com pipeline libraries (Jenkins) para promoção de criação da infra como código passando pelos ambientes de sandbox, staging e produção. Apresentarei como demos essa autonomia em conjunto de controle para que os próprios desenvolvedores possam fazer alterações em um ambiente controlado, com aprovações e registros de cada ação.
12:10 às 13:00 Gestão de segredos com Vault no Kubernetes
Giovanni Bassi

Vault é uma ferramenta que faz a gestão de segredos, e funciona muito bem quando integrada ao Kubernetes. Nesta palestra você vai aprender como utilizar o Vault para criar as credenciais de um banco de dados sob demanda, fazer a rotação dessas credenciais, acessá-las de uma aplicação, tudo integrado ao Kubernetes.

Zero Downtime Migrations
Edson Yanaga

Você faz Continuous Delivery/Deployment, Blue/Green ou Rolling Upgrades? Mas e o seu banco de dados? Exato. Com o código é "fácil", mas tratar dados persistentes com múltiplas versões diferentes de schema é mais complicado.

Participe dessa palestra e veja como é possível resolver este problem de modo eficiente. E como não adianta só falar, vamos demonstrar como fazê-lo num demo iterativo em que múltiplas versões diferentes serão colocados em produção!

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Openshift/OKD - Aproximando o Dev do Ops
Hector Vido Silva

Openshift

Visão Geral

Uma visão geral sobre o OKD/Openshift e suas funcionalidades. Seu papel em relação ao Kubernetes.


Dev - Desenvolvendo aplicações para Openshift

Uma simples aplicação sendo atualizada em um repositório e sua construção remota através de um webhook genérico. Mostrar para os programadores que não é necessário mexer com nada além da própria programação para ter seu aplicativo rodando através de contêineres.


Ops - Limitando as imagens dentro do Openshift

Construir uma simples imagem com S2i - source to image - assegurando-se de que a imagem não possuí nada adicional além do código da aplicação. Construir uma rota com terminação TLS.

15:10 às 16:00 Práticas de CI/CD com AWS Developer Tools
Marcelo Palladino

Nesta apresentação veremos como utilizar algumas das ferramentas de desenvolvimento da AWS para realização de integração contínua, assim como entrega contínua. Também vamos falar sobre como minimizar downtime durante um deploy e meios de limitar os deploys à uma parcela dos seus usuários, utilizando AWS CodeCommit, CodeBuild, CodeDeploy e CodePipeline.

Construindo uma esteira de build e deployment do zero com Azure DevOps
André Dias

Nesta palestra vamos ver como implantar técnicas de CI / CD (Continuous Integration / Continuous Deployment) como automação de builds, automação de testes, cobertura de código, análise de código estático, etc. Veremos também como controlar a promoção de builds entre ambientes tanto de forma manual, quanto automática. Por fim veremos alguns assistentes para facilitar a criação desta esteira para diversas linguagens/frameworks.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Monitore e garanta a qualidade da sua aplicação
Allan Klaus

Você consegue visualizar a saúde da sua aplicação? Consegue detectar erros, antes mesmo do usuário reclamar? Quando ele reclama você consegue entender o cenário com facilidade para aplicar a correção?

Ferramentas de Error Tracking & Exception Handling são uma mão na roda para isso e veremos na prática como implementar de forma rápida e simples.

Robotizando Testes - Automatizando sua aplicação Web com Robot Framework
LUAN LINARES
Após o "boom" da automação de testes, várias técnicas, ferramentas e serviços vêm auxiliando os QA's a migrarem seus testes manuais para automatizados. Essa também é a missão do Robot Framework, que surgiu como objetivo de automatizar testes de aceitação e hoje vêm crescendo e ganhando destaque na comunidade por sua facilidade de aprendizado e implantação. Nessa palestra iremos apresentar o Robot Framework e realizar uma breve demonstração do que essa nova e poderosa ferramenta pode fazer para auxiliar os profissionais de QA a modernizarem os seus testes
17:40 às 18:30 Foreman e Ansible: one-click deploy totalmente open-source e escalável
Gabriel Diab
Era uma vez uma processo de provisionamento de máquinas realizado com um pen-drive usando o clássico Clonezilla. Foi então, que o time de Infraestrutura do Nubank descobriu o poder do uso do Foreman em conjunto com o Ansible, e então desenvolveu e implantou um processo de one-click deploy de todo o ambiente dos Nubankers, desde o SO até as aplicações de Backoffice. Após o deploy, o parque de quase 1k máquinas, é rastreado, monitorado, e atualizado conforme novas configurações. Este processo permite hoje que o ecossistema de infraestrutura do Nubank consiga acompanhar a escalabilidade do crescimento exponencial do Nubank, garantindo um ambiente homogêneo, compliance e seguro.
O que é Infraestrutura Imutável e como aplicá-lo
Fernando Ike
Infraestrutura Imutável é um dos mais fundamentais e importantes conceitos aplicados para ambientes resilientes e de alta disponibilidade. É referência base para orquestração de containers, como também, para qualquer serviço que necessite SLAs cada vez mais alto. Estes conceitos aplicados exigem mudança cultural e técnico para equipes de desenvolvimento, infraestrutura e segurança para funcionar mas permitem cada vez a diminuição do Lead Time, antecipação de potenciais vulnerabilidades e principalmente: testes mais completos de toda stack de uma aplicação.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, SysAdmins, SREs, Líderes


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Adriano Vieira
Adriano Vieira
Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
André Dias
André Dias
Andre Dias
Hector Vido Silva
Hector Vido Silva
4Linux, Dragonfly Creative
LUAN LINARES
LUAN LINARES
Beta Learning
Smailli Moraes
Smailli Moraes
Sitio do Mandaqui

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online