TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Gestão de Produto Para quem é apaixonado por criar produtos que encantam clientes e usuários...

É através da gestão de produto que são identificados os produtos que deverão ser construídos para endereçar as necessidades e dores de clientes e usuários.

Muitas são as responsabilidades de um gerente de produtos: entender as necessidades de negócio e dos sponsors e stakeholders, criação da visão do produto, quem são os clientes/usuários, a experiência, as limitações técnicas, priorização de backlog, definição de roadmap de entrega de produto, gerência situacional, uso de métricas e data analytics no suporte à decisão e direcionamento, para tracionar, crescer e escalar. Tudo isso, com a colaboração de um time multidisciplinar de desenvolvimento, UX, negócio, atendimento, suporte.

O papel de um gerente de produtos é o de orquestrar todos os envolvidos em cada momento do ciclo de vida do produto e extrair o melhor de todos para entregar produtos sensacionais. Isso tudo em meio a muito aprendizado e descobertas. Ferramentas, dinâmicas, técnicas, erros e acertos.

Há um mundo de possibilidades na gestão de produtos. Então vem compartilhar tuas experiências com a gente?


Esta trilha foi duplicada devido à grade procura. Veja a grade de palestras da outra sala

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Aplicando JTBD no seu Produto
Pedro Vargas / Felipe Cardoso Barbosa
Qual é o progresso que seus clientes querem ter comprando seu produto ou serviço? A teoria de Jobs-to-be-done (JTBD) vem para ajudar a descobrir quais são as reais necessidades dos seus clientes. Entendendo isso, você consegue criar uma comunicação mais assertiva e eficaz, além de determinar as principais situações, motivações e resultados esperados para formatar uma solução genial. Esta palestra não abordará tanto a parte instrumental de JTBD, mas sim ferramentas, práticas de pesquisa, sugestões e processos e experiências que podem auxiliar sua equipe de Produto no consumo de descobrimentos feitos em entrevistas com clientes.
11:10 às 12:00 PLG, Crescimento guiado por produto, como começar?
João Marcus Alves

PLG, Product-led growth, é a nova paleta mexicana de gestão de produto. Essa palestra oferece insights em como começar essa prática no seu produto, com uma visão do caso do Movidesk.

Usando Dados para Analisar Adoção de Produto
Huxley Dias

Neste talk veja como definimos uma estratégia de coleta e análise de dados para definir score de adoção de um produto SaaS que está migrando para o modelo PLG (Product Led Growth)

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Quero trabalhar com produto, e agora?
Martina Scherrer
Todos sabemos que (ainda) não existe faculdade para PO/PM, e os cursos na área estão apenas começando. No entanto, o mercado está aquecidíssimo, precisando urgentemente de profissionais na área. E então, como conseguir migrar do seu trabalho atual para a área de produto? Compartilho com vocês o meu caso — migração de marketing para produto — contando como foi e dando dicas.
A importância de uma cultura forte na construção de produtos
Marcos Thomas Anthony Lavin / Eric Nogare Chaves

A cultura não é apenas aquilo que está no seu site ou escrito nas paredes da sua empresa, é aquilo que é vivido diariamente por todos times a todo momento, é o que nos move para reinventar e criar produtos incríveis.

Nessa talk falarei sobre como a cultura está presente no dia a dia e tem uma grande influencia na forma como construimos produtos.

14:10 às 15:00 Feature Flags: sexta-feira também é dia de lançamento
João Cunha
Você sonha em lançar novas features do seu produto de maneira instantânea, com um clique no dashboard? E se além disso você pudesse controlar a porcentagem de usuários que terão acesso a essas features de maneira progressiva? Big-Bang deploys, staging desatualizado, rollbacks emergenciais, releases que quebram o produto… conheça o conceito de Feature Flagging e deixe tudo isso pra trás. Nessa talk eu explico como usar o Feature Flag-Driven Development para criar modelos de subscription, testes A/B, allowlist/denylist de usuários, opt-in de novas funcionalidades, e muito mais.
Seu Produto está preparado para o mundo VUCA ?
Vera Cristina Castellões Otelac / Carlos Rosembergue dos Santos
Em mundo cada vez mais competitivo e conectado, torna-se praticamente obrigatório que as organizações aprendam rápido, e, nisso surge a necessidade de uma mudança na estratégia, onde deve-se pensar grande mas começar pequeno, para testar e aprender com maior velocidade. Estratégias tradicionais combinadas com maus hábitos de gerenciamento de projetos, geralmente resultam em produtos ignorados pelo cliente O alinhamento estratégico da organização aos seus produtos e uma abordagem adequada em sua criação, são algumas das chaves de sucesso para uma empresa. Vamos compartilhar nossa experiência na criação de produtos que encantam o cliente, ao mesmo tempo que atingem os principais objetivos.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Plataforma de Derivativos: Como ressuscitar um produto?
Daniel Catarcione / Nicolas Vinicius

Em 2015, percebemos que nossa maior dificuldade era escalar um produto complexo para investidores que estavam migrando da poupança para um shopping financeiro.

A experiência do produto foi muito ruim. Construimos uma plataforma com opções demais , interface pouco intuitiva e instável, portanto, os usuários não se engajaram.

No final de 2018, adotamos uma nova estratégia e conseguimos reformular o produto.Colocamos as necessidade do usuário em primeiro lugar, mudamos o processo de desenvolvimento e tornamos o produto mais simples e leve.

Hoje ele representa 30% da receita de Produtos Estruturados, mas queremos muito mais!

Compro um fusca sem roda ou uma bicicleta? O seu produto está pronto pronto pronto?
Gabriela Vargas
O que o consumidor compra? É preciso muito mais para lançar um produto do que um software, uma tela. E pasme, muitas vezes o software é a parte mais simples. Quais são todos os componentes que compõem um produto afinal?
16:40 às 17:30 O que Game of Thrones e Jornada do Usuário podem ensinar sobre produtos acessíveis?
Marcelo Sales
Todo produto tem uma jornada. Primeiro ele é imaginado, em seguida planejado e a partir daí é produzido, talvez passe por testes e em seguida finalmente é lançado e divulgado. E então vem a pergunta que muita gente tem medo... será que qualquer um consegue usar este produto? Será que esse produto, seja ele qual for, pode ser utilizado por qualquer pessoa, seja ela quem for? Todos querem criar produtos acessíveis, mas poucos querem enfrentar a jornada para torná-lo verdadeiramente acessível. Nem mesmo a HBO pensou nisso... :)
Gerando insights a partir de dados em produtos B2B complexos
Cristiano Dalbem / Alessandra Anyzewski
Como medir o sucesso de produtos de larga escala e que são ferramenta de trabalho de operações de comércio das mais diversas? Nesta palestra vamos compartilhar como encaramos o desafio de estudar como milhares de clientes usavam os complexos sistemas de promoções e precificação de uma das maiores plataformas de ecommerce do mundo e os insights que tiramos disso. Vamos mostrar que ferramentas muito simples unidas com uma profunda curiosidade de entender como os usuários se relacionam com o produto são capazes de gerar insights incríveis para definir prioridades em projetos.
17:40 às 18:30 Technical Project Management at Nubank
Vinicius Andrade

Venha descobrir como é praticado Technical Product Management no Nubank. Entenda porque criamos equipes que atendem a engenharia como cliente interno, e os desafios de gerenciar produtos de alta complexidade técnica. Vamos compartilhar exemplos reais dos nossos times, práticas e ferramentas, ilustrando como é possível alinhar as necessidades técnicas e de negócio.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Gerentes de Produto (Product Managers - PM), Product Owners - (PO), Analistas de Negócio, Empreendedores, Scrum Masters, Agilistas, Customer Success, Agile Coaches, Estudantes


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Daniel Catarcione
Daniel Catarcione
XP Investimentos
Huxley Dias
Huxley Dias
PunkMetrics
Marcelo Sales
Marcelo Sales
Tudo é Acessibilidade
Nicolas Vinicius
Nicolas Vinicius
XP Investimentos
Pedro Vargas
Pedro Vargas
Nuvemshop

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online