TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Go Your Next Enterprise Programming Language

Go, a linguagem de programação projetada para desenvolvimento de software em larga escala e que fornece uma experiência de desenvolvimento robusta e evita muitos problemas que as linguagens de programação existentes têm.

Esses fatores fazem com que seja um dos candidatos mais prováveis a ter sucesso como a plataforma de software corporativo dominante no futuro.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Por que Go?
Diego Bernardes Gaulke

Segundo pesquisa da hackerrank, Go é a linguagem que os desenvolvedores mais querem aprender em 2019. Nesta talk vamos conhecer as principais características da linguagem e suas vantagens. Vamos conhecer quais projetos utilizam a linguagem e quais empresas escolheram Go para resolver seus problemas. Vem com a gente!

Iniciando em Go
Diego Santos

Vamos falar um pouco sobre Go, e fazer um projeto simples que é bem caracteristo para quem está iniciando.

11:10 às 12:00 Case: Projeto SHIVA do Grupo Bandeirantes de Comunicação
Marcela Sisiliani

Vamos compartilhar a solução que demos a necessidade do gerenciamento de mídias para o Portal da Band ? O SHIVA. E esse nome não foi dado atoa! O SHIVA usa tecnologias super atuais, como REDIS, RABBITMQ, API RESTfull e claro, a linguagem de programação Go. E é integrado com o Youtube, UOL Mais, REC e Ardome.

12:10 às 13:00 Criando CLI's com estilo
Guilherme Caruso

Apresentar como podemos criar ferramentas de linha de comando com GO, mostrando que nao precisamos de conhecimentos e/ou tecnicas avançadas para criarmos uma ferramenta poderosa.


Show how we can create command line tools with GO, showing that we do not need advanced knowledge or techniques to create a powerful tool.

Reactive Programming on the Go
Igor Luiz Halfeld

Vemos bastante gente falando de programação reativa com javascript, mas pouca gente sabe que isso não é uma realidade especifica só de uma linguagem, e sim um conceito que dá para aplicar em qualquer lugar. Quero mostrar aqui como o desenvolvimento de software com Golang fica com a adoção desse paradigma, e como traz um nível de abstração saudável pro dia-a-dia de código :D

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Como manter seus projetos em Go sempre monitorados
Marco Ollivier
Com o passar do tempo e a evolução das soluções, tem sido cada vez mais necessário que nossas aplicações e serviços estejam bem monitorados para garantir a qualidade do resultado que entregamos para os clientes. Nesta apresentação buscaremos ver boas práticas de monitoramento e como podemos coletar o maior número de dados possíveis das nossas aplicações Go em diversas soluções existentes no mercado.
15:10 às 16:00 Como migrar do GoDep para o Go Modules sem medo
Julio Lustosa
Você irá aprender na prática como usar o Go Modules e também como migrar seus projetos do GoDep para o Go Modules sem medo.
Testes idiomáticos com Golang
Hussani Oliveira

A linguagem Go e os projetos da comunidade são ótimos para guiar os programadores em como escrever um código limpo e idiomático. No entanto, existe pouco material que nos ensine como fazer testes utilizando o melhor da linguagem. Apresentarei alguns padrões e boas práticas para desenvolvimento de testes com Go.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Testes em GoLang - Asserts, Mocks, Benchmarks e Multithread
Bruno Damasceno Martins
Sabemos que a maioria das linguagens tem um bom suporte para testes: Java possui JUnit, Javascript possui Jest..**Mas e GoLang**? O que a linguagem oferece na biblioteca padrão? Como podemos atingir **100% de cobertura de código**? Além disso, como podemos testar a performance do nosso código e como ele vai operar sobre múltiplas threads? Esses são alguns dos tópicos que veremos nessa apresentação!
17:40 às 18:30 Action Flow, agilidade e simplicidade com go routines
Guilherme Macedo Esteves
MVC tem sido uma ótima maneira de fazer CRUDs, mas nem só de CRUD vive a pessoa desenvolvedora de software. O projeto Aclow apresenta uma forma diferente, dinâmica e simplista de desenvolver software event driven focando em lógica de negócio e usando o melhor de go routines.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 20 de Julho de 2019

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Todos os profissionais interessados em conhecer essa fantástica linguagem


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Guilherme Caruso
Guilherme Caruso
QuintoAndar
Hussani Oliveira
Hussani Oliveira
Software Engineer
Igor Luiz Halfeld
Igor Luiz Halfeld
TC (tradersclub)
Julio Lustosa
Julio Lustosa
Engenheiro DevOps

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online