TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Inteligência Artificial O futuro já e mais realidade di que imaginamos, maquinas inteligência, robôs e veículos autônomos, já são uma realidade e a inteligência artificial e a grande percursora dessa revolução.

Inteligência artificial, um grande campo de pesquisa que engloba vários outros, como machine learning, sistemas especialista, robótica, visão computacional, processamento de linguagem natural, processos automatizados, uma área ampla e em crescente desenvolvimento onde vamos discutir seus avanços, novidades e como podemos nos adaptar e trabalhar em uma das área mais inovadoras do momento.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Utilizando Machine Learning para Feedback Instantâneo em Apresentações
Michel Fernandes / Eduardo Basso
Cativar o público de uma apresentação é sempre uma tarefa árdua. Ainda que com muito planejamento as coisas podem sair um pouco diferente do que esperamos. Para medir engajamento do público desenvolvemos uma aplicação utilizando um dispositivo IoT para escutar as discussões e gravar a reação associado a uma linha do tempo. Os dados são processados em tempo real oferecendo para os responsáveis da apresentação uma noção dos principais tópicos discutidos e o gráfico de atenção do público. De acordo com esses dados, em sessões mais longas, ações de intervenção podem ser feitas. Além disso, durante as reuniões de retrospectiva, os dados são analisados para constante aperfeiçoamento.
Drag and drop machine learning tool
Thaissa Bueno Sanches

Com a evolução tecnológica , muitas ferramentas tem evoluído, até mesmo em machine learning , onde é possível desenvolver modelos com pouca ou nenhuma programação usando o azure machine learning studio, onde é possivel criar um modelo e utiliza-lo como um webservice rest, implantado em contêiner ou em um servidor web, o que facilita o desenvolvimento de aplicações utilizando machine learning seja para uma POC ou para colocar em produção.

11:10 às 12:00 Levando Machine Learning a Sério com Kubeflow
Igor Conrado Alves de Lima

Construção de modelos e treinamento são apenas uma pequena parte do fluxo de trabalho em aplicações de Machine Learning (ML). Além disso, também precisamos lidar com tarefas como pré-processamento de dados, versionamento de modelos, implantação de modelos treinados, e outras, muitas vezes garantindo que todo o fluxo seja portável e reproduzível. Por isso, nessa apresentação falaremos sobre Kubeflow, uma ferramenta open source dedicada a tornar implantações de aplicações de ML em Kubernetes simples, portável, e escalável. Veremos ainda na prática como podemos levar nossos modelos à produção com Kubeflow.

Inteligência não é nada sem controle - Conheça a MLflow, plataforma de gerenciamento do ciclo de vida de Machine Learning
José Yoshiriro / Cristian Paixão
Com a consolidação das tecnologias de Machine Learning veio uma variedade de produtos, comerciais e livres, que as implementam. Para um melhor uso dessas tecnologias, um bom gerenciamento de seu ciclo de vida é muito importante. E a MLflow oferece essa funcionalidade, sendo uma plataforma de código aberto usado e/ou mantido por empresas como Decolar.com, Microsoft, WiX.com e University of Washington. Nessa palestra, essa ferramenta será apresentada e demonstrada.
12:10 às 13:00 Como Preparar as Crianças para o Futuro - Inteligência Artificial para as Crianças.
Teteus Bionic
Descrição: Nessa palestra falo sobre "Crianças Artificiais", crianças no mundo da IA e IA no mundo das crianças, ou até mesmo no nosso mundo atual. A revolução 4.0 é o tema que está em alta, mas poucas pessoas mostram a direção para as profissões do futuro, e Eu estou sendo pioneiro em falar sobre essa revoluçao para as crianças, além de mostrar como elas podem aprender a usar IA, de uma forma bem divertida. Dentro desse assunto falarei 3 tópicos diferentes: 1- Algumas das possibilidades que teriamos com a IA; 2- Crianças criando inteligências artificiais e os empregos que serão adicionados com e entrada de IA; 3- a ferramenta que ele usa para programar a IA;
A caixa preta da Inteligência Artificial
Carla Vieira
Os algoritmos de Inteligência Artificial trazem possibilidades de otimização do trabalho e personalização de experiência, mas também trazem riscos e desafios que precisam ser conhecidos e considerados antes de sua adoção. Os algoritmos que nos avaliam, deveriam sujeitar-se aos critérios de avaliação justa que buscamos. Mas isso não é bem o que acontece, seja porque consideramos que eles são mais precisos do que realmente são, seja porque permitimos que sigam nos julgando obscuramente. É fundamental questionar, assim, se é esse o objetivo que esperamos encontrar nas inovações. Devemos automatizar pela simples automação? Ou cabe aqui uma reflexão ética sobre injustiças algorítmicas?
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Visão computacional no agronegócio
Guilherme Folego
Vamos fazer uma leve introdução às possibilidades de aplicação de tecnologias de visão computacional no agronegócio, além de indicar alguns desafios e oportunidades.
Inteligência Adaptável para Manufatura
Leonardo de Barros
Nesta sessão, demonstraremos como os Aplicativos Inteligentes Adaptativos para Manufatura empregarão aprendizado de máquina e inteligência artificial para processar grandes quantidades de dados para identificar problemas antes que eles ocorram e, ao mesmo tempo, servir para melhorar a eficiência operacional geral através de dados estruturados, semi-estruturados (como arquivos de logs) e não-estruturados (como imagens e voz).
Fazendo sua própria Amazon Go open source
Luis Hansen / Michael Schardosim
A Amazon Go surgiu há pouco tempo e surpreendeu a todos por seu funcionamento: apenas entre, pegue o que quiser e saia - tudo será cobrado automaticamente na sua conta da Amazon. Nessa palestra, discutiremos como podemos fazer a nossa própria Amazon Go utilizando tecnologias open source. Utilizaremos Python, OpenCV e alguns frameworks de machine learning.
15:10 às 16:00 Classificação de imagens com frameworks e um paralelo em Google Cloud e Azure
Tatiana Nascimento

Classificação de imagem usando Azure e Google Cloud e algums frameworks para reconhecimento de imagens e também aplicar um paralelo com frameworks trazendo cases e projetos que foi aplicado.

O que a IA pode extrair dos arquivos de áudio
Diego Augusto
Transformação de áudio em texto não é mais suficiente para tirar “insights” de uma conversa. Nesta palestra, vou apresentar novos aspectos (casos de uso) do universo: Áudio + Inteligência Artificial (IA) e o que um cientista de dados deve saber antes de mergulhar em um “Data Lake”.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Como embarcar uma Inteligência Artificial?
Luiz Fernando Calaça Silva
O crescimento da Inteligência Artificial (IA) é notória, mas, já percebeu que está na palma da mão? IA nos smartphones, pendrive Movidus, Raspberry Pi com os frameworks Keras e Tensorflow, NVidia Jetson e vários outros. Esses são os sinais, não de um futuro, mas, do presente. A Inteligência artificial está na palma da mão e caminha para, cada vez mais, estar embarcada, pervasiva e ubíqua. Mas, como embarcar uma rede neural? Como realizar o treinamento de um grande volume de dados em Sistemas Embarcados? Quais as dificuldades e facilidades? Descubra as possibilidade e para onde estamos caminhando.
AI at the Edge - Plataformas e Casos de Uso
Fulvio Mascara
Apresentar uma visão geral sobre as principais plataformas de Edge Computing voltadas para a utilização de redes neurais pré-treinadas, rodando inferências de forma local. Serão demonstradas algumas aplicações de Visão Computacional utilizando Raspberry Pi + Intel Movidius e NVidia Jetson Nano.
17:40 às 18:30 Criando uma IA de tomada de decisão do zero: um caso utilizado jogos
Daniel Baptista Dias
Como pessoas desenvolvedoras de software, muitas vezes ao jogar video games pensamos "como é feita a programação do nosso oponente?" ou mesmo "será que dá pra montar um algoritmo que jogue este jogo?". Nesta palestra irei mostrar como surgiram e como montar alguns algoritmos de resolução desses jogos utilizando técnicas de IA como Machine Learning e Automated Planning para "jogar" alguns jogos.
Em busca do Estado da Arte em Inteligência Artificial - Quais as novas possibilidades?
Ahirton Lopes
A inteligência artificial (IA) é um campo multidisciplinar da ciência cujo objetivo é criar máquinas inteligentes; mais especificamente, IA é um multiplicador de forças no progresso tecnológico, tendo em vista nosso mundo cada vez mais digital e orientado a dados. A verdade é que tudo ao nosso redor hoje, desde a cultura até os produtos de consumo, são produtos da inteligência. Nesta apresentação pretende-se demonstrar um pouco do progresso exponencial em IA atual ??com foco nos desenvolvimentos mais recentes tais como como Transfer Learning, Real Scene Understanding, Deep Reinforcement Learning e muito mais, de forma totalmente compreensível e facilitada.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 18 de Julho de 2019

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Programadores,Cientistas de dados,Engenheiro de dados,Engenheiros de machine learning


Investimento

presencial:R$ 290,00

online: gratuito

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Carla Vieira
Carla Vieira
Coordinator
José Yoshiriro
José Yoshiriro
Faculdade Bandtec Digital School
Teteus Bionic
Teteus Bionic
Teteus Bionic SS

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online