TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Internet das Coisas Que tal se conectar ao futuro? Conheça hoje a Internet das Coisas de amanhã.

Internet das coisas é um conceito tão disruptivo, que em breve, não será mais necessário falar que uma coisa tem conexão à internet, será algo tão normal, que deixará de fazer sentido ressaltar essa conexão. Então em um futuro próximo poderemos voltar a nos referir às coisas conectadas, como simplesmente "coisas".

Coordenação


Patrocínio Trilha


EUGENIO

Apoio Trilha


CESAR

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Valor nos dados, ROI na veia. Tire valor do seu IoT!
Alberto Cardoso

Ter um uma ideia inovadora de projeto de IoT está cada vez mais comum. Agora apresentar essa ideia com um plano de custo, ROI e payback, ai está a dificuldade. Reflito aqui sobre questões como Qual é o Business outcome do projeto IoT? Qual é o dado (e quanto ganho com ele)? Custos gerais como de processamento, conectividade e periféricos e pessoas. Técnica de como vender internamente ou externamente seu projeto de IoT.

O poder da TI na Industria 4.0
Fabrício Ronchi
A apresentação o poder da TI na indústria 4.0 tem como objetivo mostrar os diversos papeis na TI no ambiente industrial e como ela se adequa através do avanço tecnológico das industrias, denominado de industria 4.0. A palestra irá abordar temas como: IoT, Desenvolvimento, Tecnologias, Metodologias, Arquiteturas entre outros.
11:10 às 12:00 Os perigos da insegurança digital na internet das coisas
Luckas Farias

Nesta palestra iremos abordar sobre como os projetos de internet das coisas podem expor e prejudicar as pessoas. Também iremos abordar meios de como corrigir e meios de como se proteger em diversos cenários ainda mais considerando a nova lei geral de proteção dos dados que inclusive podem ser coletados através da internet das coisas.

12:10 às 13:00 Descomplicando o desenvolvimento de soluções de IoT com a meta plataforma KNoT
João Neto
O desenvolvimento de soluções de Internet das Coisas é considerado por muitos uma atividade nem um pouco trivial. A complexidade e a heterogeneidade das tecnologias são alguns dos fatores que desmotivam os desenvolvedores durante o processo. Considerando esse cenário, esta apresentação discutirá por quais motivos enfrentamos esses desafios nos dias de hoje e como contorná-los. Para isso, apresentarei o que são as soluções de IoT e como desenvolvê-las por meio da utilização do KNoT, uma meta plataforma open-source, criada pelo CESAR para facilitar o desenvolvimento de soluções de IoT.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Inferência de IA em edge devices - A câmera é o novo sensor universal
Jomar Silva

Diversas implementações de soluções de IOT nos últimos anos foram severamente limitadas pelas limitações de largura de banda para a transmissão dos dados, e pela inviabilidade técnica ou econômica de utilização de todos os sensores necessários. A fusão de Inteligência Artificial, Visão Computacional e Internet das Coisas, permite que imagens possam ser processadas com IA em edge devices - transformando imagens em informação - permitindo a implementação de soluções que seriam ficção científica há um ano atrás. Vamos apresentar o projeto OpenVINO, que permite a inferência de IA em edge devices de forma otimizada.

15:10 às 16:00 Resolvendo os gargalos do edge: FPGAS, de monstros a solução
João Dullius
Cada vez mais artigos demonstram que o processamento em IoT terá que migrar do cloud para o edge. Disponiblidade de rede, largura de banda, segurança de dados e latência são desafios que o cloud não está dando conta. Com isso o processamento no edge tem que ser mais inteligente, rápido e otimizado para ter uma boa relação de performance vs consumo. As soluções mais comuns não estão dando conta. FPGAs e SoCs com FPGAs tem sido visto por muitos como uma solução distante frente a microcontroladores e processadores. Mas hoje em dia não são mais monstros e resolvem muitos dos gargalos presentes no processamento no edge, inclusive em machine learning e computer vision.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Desafios de criação de uma plataforma de IoT end-to-end
Danilo Val
Entender a sopa de letrinhas de vários protocolos, micro serviços, escala, orquestração, etc, foi só o começo. Quando resolvemos cuidar da camada de hardware e embarcar nossos softwares, é que começou a ficar legal. Hoje já estamos fazendo drones voarem por plantações rurais realizando monitoramento de pragas e aplicação de pesticidas, traqueando veículos, cuidando do deslocamento de amostras de exames e transformando cidades inteligentes. O próximo desafio é mostrar para todos como é muito fácil fazer tudo isso.
Nunca foi tão fácil fazer cerveja artesanal: Do protótipo a produção de cerveja utilizando Raspberry PI e Atmega328
Wagner Titon / Guilherme Ceroni

Nessa palestra, vamos apresentar a construção e desenvolvimento da automação de brassagem e fervura de cerveja. Vamos explicar como foi a jornada de automatizar o processo mais árduo da produção de cerveja, procurando utilizar materiais de baixo custo e utilizar a tecnologia ao nosso favor. O sistema permite o produtor definir as temperaturas corretas para o processo e os tempos necessários, através de um app, onde a automação faz o controle dessas variáveis. Como tecnologias utilizou-se hardware parcialmente livre e software livre, como o Raspberry PI 3B, ATMega328, Python e Ionic. Ao final da palestra teremos degustação de cerveja produzida através do sistema computacional apresentado.

17:40 às 18:30 CasaEXperience - monitoramento de ambientes e localização indoor para visitas autoguiadas
Rafael Simionato / Bruno Silva Ribeiro
A solução de localização indoor CasaEXperience (resultado de uma parceria entre SiDi, Samsung e BASF) foi desenvolvida para melhorar a experiência dos usuários em visita à casa ecoeficiente da BASF (CasaE): um ambiente de exposição de produtos da empresa e de seus parceiros. Nessa palestra, falaremos sobre a arquitetura da solução, tecnologias utilizadas e abordaremos os principais desafios que encontramos e superamos durante a construção e implantação dessa solução IoT que engloba entre outros, localização indoor através de beacons e monitoramento dos índices de bem-estar nos ambientes.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 16 de Julho de 2019

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Engenheiros, técnicos, hobistas, estudantes em geral, etc...


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Danilo Val
Danilo Val
Gerente de Software
Guilherme Ceroni
Guilherme Ceroni
SanVenceslau Cervejeiras
João Dullius
João Dullius
BP&M Representações
Rafael Simionato
Rafael Simionato
Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online