TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Java Venha conhecer as principais novidades da linguagem e da plataforma Java

Desde o seu surgimento, a evolução do Java como linguagem e como plataforma tem sido acompanhada ativamente pela comunidade brasileira.

Renova-se continuamente, sempre incorporando novos paradigmas e recursos selecionados pela comunidade a cada novo lançamento.

A trilha apresentará palestras sobre a evolução da linguagem e da plataforma, ciclo de atualizações, bem como experiências de mercado sobre a utilização da versão atual reunindo profissionais reconhecidos pelo mercado.

Coordenação


Patrocínio Trilha


sumup

Apoio Trilha


DBServer

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Quer manjar tudo sobre Virtual Machines? Comece fazendo a sua!
Francisco Isidro Massetto

Muitos programadores tem idéia clara que suas aplicações rodam sobre uma Virtual Machine. Mas muitos ainda não fazem idéia do que é uma Máquina Virtual. Nesta palestra, vamos explorar a aplicação prática de Sistemas Operacionais e Máquinas Virtuais mostrando os resultados de um projeto de implementação de um emulador para o 6502 (sim o mesmo processador do NES). Além de explorar aspectos de Sistemas Operacionais, Arquitetura de Computadores, Gerenciamento de Memória, E/S, as grandes vantagens de se implementar este emulador em específico são: - é um processador simples (em torno de 100 instruções) - você tem uma coleção de programas prontos (jogos!)

Docker for Java Developers
Otávio Santana

Docker is the developer-friendly container technology that enables creation of your application stack: OS, JVM, app server, app, database and all your custom configuration. So you are a Java developer but how comfortable are you and your team getting started with Docker? Docker provides PODA (Package Once Deploy Anywhere) and complements WORA (Write Once Run Anywhere) provided by Java. It also helps you reduce the impedance mismatch between dev, test, and production environment and simplifies Java application deployment.

11:10 às 12:00 Supersonic, Subatomic Java with Quarkus
Rafael Benevides
Uma aplicação Java inicializando e pronta para atender requisições em menos de 10ms e ocupando menos de 40MB no disco? Com Hibernate ORM conectado a um banco de dados, servidor web Undertow, Resteasy, CDI e JTA? Venha ver como o Quarkus torna isto possível em cima do Graal/SubstrateVM. Além disso, o Quarkus ainda oferece uma excelente experiência para o desenvolvedor, blindando-o da complexidade do GRaal VM. Você não precisa aprender uma nova tecnologia por quê o Quarkus suporta os melhores padrões como Hibernate/JPA, JTA, CDI, JAX-RS, Eclipse MicroProfile e muito mais! Uma demo de 5 ms está inclusa
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 IA com Java? Sistema de recomendação em Java com o Apache Mahout
Kamila de Fátima Santos Oliveira
Trabalha com Java, tem curiosidade pela área de IA mas não quer aprender em Python? Nessa talk vou demonstrar como desenvolver um simples sistema de recomendação de livros e filmes em JAVA utilizando o Apache Mahout, uma estrutura de álgebra linear para algoritmos de machine learning com desempenho escalonável e utilizaremos algoritmos que relacionam a proximidade entre os usuários para fazer as recomendações.
SDKMAN! Múltiplas versões da plataforma Java de forma simples e descomplicada!
RODRIGO D PELEIAS
Você acha trabalhoso e complicado a instalação e atualização do SDK Java todas as vezes quando há novas atualizações ? O SDKMAN é a ferramenta indicada para ajudá-lo nesta tarefa. Nesta apresentação, vamos mostrar como podemos instalar e gerenciar múltiplas versões da plataforma Java. Vamos também mostrar que, com o SDKMAN, podemos instalar e gerenciar outras tecnologias, como Maven, Gradle, Groovy e Spring Boot, tudo de forma bem simples e transparente.
14:10 às 15:00 The quest to the language Graal: one JVM to rule them all
Elder Moraes
É, Frodo... não é fácil ter que trabalhar em projetos com múltiplas linguagens que não se integram nativamente. É como uma jornada rumo a Mordor: cheia de perigos, ciladas e batalhas épicas contra hordas de Bugs (pode chamar também de Orcs). Nessas horas, todo programador gostaria de ter amigo igual ao Sam. Alguém que lhe desse interoperabilidade entre Elfos, Anões, Java, Python, Scala, Node.js... e que ainda permitisse você criar uma nova linguagem! Esse amigo existe. E não é o Sam. O Sméagol o chamaria de Precioso, mas seu nome é Graal VM. E nessa sessão mostraremos como ele vai revolucionar a forma como você pensa e constrói software.
Conhecendo e aplicando um outro paradigma sem sair de sua linguagem favorita
Rafael Nunes Vieira
Muito se tem falado sobre o paradigma de programação funcional, linguagens com este paradigma tem se popularizado por fornecerem ao software uma melhor legibilidade, torná-lo menos suscetível a erros e permitir de forma mais fácil seu processamento em paralelo. Nesta palestra iremos entender os conceitos por trás deste paradigma e como esta nova forma de pensar pode tornar você desenvolvedor um melhor profissional, escrevendo códigos mais legíveis e coesos, menos suscetíveis a falhas (less error prone) e não menos importante mais performáticos. E tudo isso sem sair de sua linguagem favorita, o Java é claro!
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Mineração de Textos com Java
Carla Vieira
A Mineração de Textos é uma das subáreas da Inteligência Artificial que tem como objetivo  extrair padrões e conhecimento útil em textos. Para isso, utilizamos uma série de técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN). O objetivo do PLN é fornecer aos computadores a capacidade de entender esses textos, criar resumos e até aprender conceitos com os textos processados. Nesta palestra, irei apresentar um case em que apliquei técnicas de machine learning e PLN para minerar notícias da BBC utilizando o algoritmo k-means (implementado por mim em Java) e python para o pré-processamento dos dados.
16:40 às 17:30 Logging: Você sabe tudo o que precisa?
Charles Willian Coco
Você já ouviu falar em logging? Provavelmente já! Está atualizado sobre o que há de mais atual? Talvez não! Nesta palestra terá a oportunidade de aprender um pouco mais desde as más práticas que podem afetar a performance da sua aplicação como novas funcionalidades do Log4j2 baseadas no SLF4J. Além disto vou falar sobre o Graylog e Zipkin que ajuda na tarefa de rastreamento em microsserviços! Aproveite esta oportunidade!
Crie seu Smart Contract com Hyperledger Fabric em Java sem complicações
JC Bombardelli
Aqui você entenderá os principais elementos sobre a construção de um Smart Contract (chaincode) para Hyperledger Fabric e aprenderá como desenvolver soluções de forma simples e evolutiva através de uma aplicação
17:40 às 18:30 Criando back-end para Actions do Google Assistant usando Java
Antonio Marin Neto

As Actions para o Google Assistant precisam de ter um webhook para receber as chamadas vindas dos servidores do Google, e assim poder processar o pedido do usuário. Toda a comunicação é baseada em objetos JSON, e até pouco tempo contávamos apenas com uma biblioteca Node.JS, mas agora existem também a opção Java! Nessa palestra será mostrado como: 1. Iniciar seu projeto 2. Tratar Actions do Google Assistant 3. Deploy e teste usando Google App Engine e SpringBoot

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 16 de Julho de 2019

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, arquitetos e líderes técnicos


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Carla Vieira
Carla Vieira
Coordinator
JC Bombardelli
JC Bombardelli
Atlas Quantim
RODRIGO D PELEIAS
RODRIGO D PELEIAS
Zup Innovation

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online