TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Kanban e Lean II Da filosofia do Lean ao pragmatismo do Kanban através de mudanças evolucionarias.

Um ato de liderança do Sakichi Toyoda que realizou melhorias na máquina de tear da sua mãe, se tornou a base para o pensamento evolucionário que transformou a indústria de manufatura e serviu de inspiração para pensamento ágil.

O outro ato de liderança, agora do David Anderson, expandiu este pensamento através do Método Kanban para todas as indústrias existentes hoje ajudando as empresas a se tornarem eficientes e eficazes.

O que os participantes irão encontrar nessa trilha:
- Como dar os primeiros passos com esses métodos
- Ações pragmáticas com Lean e Kanban
- Relato de experiência de pessoas aplicando Lean e Kanban
- Métricas e gestão de fluxo


Esta trilha foi duplicada devido à grade procura. Veja a grade de palestras da outra sala

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Do Scrum para o Kanban: os desafios dessa transição e como superá-los!
Reinaldo Simizu
Você que utiliza Scrum e tem a intenção de adotar o Método Kanban, deve estar se perguntando o que poderia dar errado. Embora cada contexto tenha sua peculiaridade, identificamos alguns pontos importantes de mudança de mindset, que se ignorados podem até colocar em risco essa transição ou gerar uma implementação “tipo Kanban”. Nessa palestra gostaria de compartilhar problemas que constatamos ao aplicar um método menos prescritivo como o Kanban e principalmente indicar alternativas para que você identifique rapidamente as armadilhas e tenha sucesso na fluidez do seu sistema.
Kanban em projetos SAP? Sim, funciona!
André da Silva Lima
Provavelmente você já observou implementação Kanban em projetos de TI mas você tinha algum case para projetos SAP? Vou te contar a minha experiência, os problemas que tinhamos que resolver e alguns insights a respeito dessa experiência. Também contarei como a maturidade do time foi evoluindo e algumas situações que passamos!
11:10 às 12:00 Adotando Kanban em uma instituição financeira: dos problemas ao roll-out
Vinícius Pereira

Essa apresentação contempla alguns cases de adoção de Kanban por times de TI/negócio, sendo eles ágeis ou tradicionais, de um banco privado brasileiro. Serão apresentados alguns desafios encontrados ao longo do caminho, assim como o processo utilizado para fazer o roll-out do Kanban nos times. Esse processo envolve um treinamento em Kanban por meio de um jogo (GetKanban), seguindo da execução do STATIK para entender as insatisfações e o workflow de cada time. No final do processo, cada time tem seu board e começam a aplicar Kanban no seu dia a dia. Assim, os times passaram a entender melhor o próprio fluxo de trabalho, realizando melhorias contínuas e oferecendo feedback para este processo.

Crescendo o time de devs Mobile do Nubank em busca de mais autonomia
Vinicius Andrade

Essa apresentação mostrará o case do NuBank de crescimento do time de desenvolvedores mobile. Com o crescimento da empresa e lançamento de novos produtos enfrentamos dificuldades com um time de mobile centralizado. Serão discutidas as dificuldades desse modelo centralizado e as ferramentas utilizadas para evidenciar as dificuldades. Discutiremos as soluções implementadas e como nossos squads estão organizados hoje, os problemas que temos encontrado nesse novo modelo de trabalho, e as perspectivas pro futuro.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Como o cone da incerteza ajudou na gestão de portfólio da Dafiti
cleiton martins borges / Diego Ulrich Zegaib

Nessa palestra vamos mostrar como estamos lidando com as iniciativas dentro do ecossistema da Dafiti, utilizando o conceito do cone da incerteza e muitas métricas no Kanban de portfólio para escolher as melhores iniciativas e com maior previsibilidade.

Sistema Kanban como gestor da transformação organizacional
Michelle Teodoro
Um dos grandes desafios da implementação ágil é a mudança da cultura organizacional. Como mudar práticas já enraizadas? Como não ferir a identidade das pessoas e dos times? Vamos apresentar o caso de sucesso da implementação ágil em uma organização centenária de TI, mostrando o uso do Kanban como o grande gestor da transformação. Como líderes começaram a usar o Kanban para tomadas de decisões e melhorias de processos. Por fim, falar como o Kanban como sistema de gestão trouxe a mudança evolucionária, tornando-se um modelo de sucesso da transformação ágil em um nível global.
14:10 às 15:00 O que um Engenheiro Químico veio fazer em um time de Agile Coaches?
Antonio Gaspar Gerent Júnior
No ano em que completei 11 anos de experiência profissional com o uso de práticas Lean, um convite para mudar para um contexto completamente diferente fez uma reviravolta no rumo do meu trabalho. Vim de uma indústria tradicional, acostumado a reduzir desperdícios e melhorar a eficiência, para uma fintech, ajudando a dar visibilidade e mapear o fluxo de valor de áreas funcionais. Mas o que uma coisa tem a ver com a outra? As origens! Muito do que utilizamos hoje, em agilidade, estão baseados em conceitos e filosofias que nasceram no Sistema Toyota de Produção. Por isso, nesta palestra irei trazer um paralelo dessa visão na minha mudança de contexto.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Porque é tão difícil usar o modelo evolucionário em equipes e organizações
Samuel Moro Bergamo Cavalcante / Lula Rodrigues

As palavras Kaizen e Kaikaku, provavelmente você já ouviu falar. Mas se Kakushin e Kaiaku? Vamos falar um pouco sobre os 4 Ks que permeiam o sistema organizacional entrando no porque aceitamos tanto a ideia de fórmulas prontas (Squad).

16:40 às 17:30 Upstream Eficaz + Downstream Eficiente: Gerindo Demandas de Ponta a Ponta
Tiago N. Pinto Silva
Você consegue medir o fluxo das suas demandas, de ponta-a-ponta, desde a concepção até a entrega? Do que adianta uma operação eficiente com uma triagem ineficaz? Como é a sua entrega para o cliente final? Já mediu o seu customer lead-time? Para que a vazão das demandas ocorra de forma mais fluida, ou seja, com o menor número possível de incertezas de negócio, bloqueios técnicos e dependências externas, é necessário ter um olhar sistêmico sobre como as ideias são concebidas e se desenvolvem, até virarem opções factíveis de serem puxadas para o desenvolvimento técnico. Também é fundamental dar atenção às etapas de entrega, para que o ciclo do trabalho realizado se encerre adequadamente.
Kanban everywhere! - O uso de Kanban nos níveis estratégico, tático e operacional.
Thulio Ultramari Rosa Prudente

A popularização do uso de Kanban em times de desenvolvimento (downstream) tem sido maior a cada dia e tem ajudado a resolver o tão famoso problema de eficiência (velocidade).

Uma vez que você conseguiu atingir esse nível, como seria o próximo passo rumo a eficácia?

Nesta palestra falarei sobre PDCA e apoio a gestão empresarial usando o método Kanban nos níveis Operacional, Tático e Estratégico na Vagas.com e como isso tem nos ajudado na busca por eficácia (fazer a coisa certa).

17:40 às 18:30 Os principais desafios na adoção de métricas de processo
Wesley Zapellini
Um sistema de trabalho previsível se traduz em um ritmo sustentável para os times e em tranquilidade e confiança para clientes e stakeholders. Um dos primeiros passos para alcançar a previsibilidade é a adoção de métricas de processo. Pode paracer simples, mas não é fácil. Nesta sessão pretendo compartilhar os maiores desafios ao introduzir métricas de processo em times de desenvolvimento de software, bem como as principais recomendações para superá-los. Se você deseja iniciar a adoção de métricas em sua organização ou aperfeiçoar uma já existente, me acompanhe!
Aplicação do Sistema Toyota de Produção na Industria de Software
Luís Aguirre
Soluções para promover a qualidade do software vêm sendo empregadas desde o surgimento do próprio software, com a finalidade de minimizar ou eliminar perdas no processo de desenvolvimento. Neste sentido, esse estudo analisou a aplicação do Sistema Toyota de Produção em uma linha de desenvolvimento de software, com intuito de ser uma solução para esse problema. Para isso foram utilizados os pilares que o Sistema dispõe, sendo eles o Just-in-Time e o Jidoka. Como resultado, obteve-se uma lista das ferramentas que podem ser aplicadas na indústria de software agregando qualidade ao produto final.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Tiago N. Pinto Silva
Tiago N. Pinto Silva
AutoDoc Tecnologia
Vinícius Pereira
Vinícius Pereira
everis Brazil
Wesley Zapellini
Wesley Zapellini
Plataformatec

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online