TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Kotlin Aprenda mais sobre esta linguagem baseada na JVM que está invadindo diversas plataformas.

Kotlin é uma linguagem de programação que tem ganhado muito espaço nos últimos anos e sua evolução está direcionada a ser uma linguagem multiplataforma abrangendo os mundos mobiles, back-end e front-end. Baseada na JVM a mesma foi projetada no intuito de ser uma evolução da linguagem Java.

Com os paradigmas OO e funcional, Kotlin tem conquistado popularidade na comunidade de desenvolvimento de software. A trilha apresentará palestras introdutórias para quem deseja conhecer a linguagem e também palestras mais avançadas e casos de uso da mesma em aplicações no mercado.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Kotlin Coroutines - Entendendo o Conceito
Angélica Oliveira
Coroutines são uma ótima forma de escrever código assíncrono de um jeito muito simples e fácil, tanto para ler quanto manter. Nesta palestra irei abordar os conceitos básicos de Coroutines e Suspend Functions explicando sua abordagem por meio de exemplos de código. Não será uma palestra aprofundada em conceitos muito avançados. O objetivo será compartilhar de forma geral o conceito, e o entendimento do motivo dessa ferramenta do Kotlin estar ganhando tanto espaço no mundo de desenvolvimento atual.
Actions on Google Kotlin client library: desenvolva actions para o Google Assistant.
WAGNER MESSIAS CAVALCANTI
Google anunciou recentemente a Kotlin Client library para Actions on Google. Nessa palestra vamos falar como os desenvolvedores podem usá-la para desenvolver um webhook que responder actions no Google Assistant.
11:10 às 12:00 Renovando sua stack Spring com Kotlin
André Ignacio
Nessa palestra será apresentada uma stack comum com Java, Spring Boot, Spring MVC e Spring Data, migraremos com live coding para Kotlin utilizando amplamente as features da linguagem e mostrando os principais problemas e como resolve-los.
12:10 às 13:00 Kotlin: compartilhando código entre Android e iOS
Rafael Dion°sio Toledo
Com o amadurecimento do Kotlin Native, as possibilidades de compartilhamento de código nativo entre as duas principais plataformas mobile só crescem. Nesta apresentação, veremos como configurar um projeto para Android e iOS visando compartilhar lógica entre dois aplicativos.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Arquitetura evolutiva: Evoluindo até a linguagem
Luram Archanjo
Ao longo dos anos a arquitetura de microservices vem sendo amplamente adotada, por prover inúmeras vantagens como: heterogeneidade tecnológica, escalabilidade, desacoplamento etc. Nesse sentido a arquitetura de microservices atendem as definições de uma arquitetura evolutiva, ou seja, uma arquitetura projetada para mudanças incrementais até mesmo mudanças de linguagens. Nesta palestra irei abordar as características do Kotlin, motivações de sua adoção nos microservices ao invés de linguagens já consolidadas e lições aprendidas durante sua adoção e migração.
Automatizando documentações de APIs em Kotlin
Caio Waquil
Ao levar em conta que a estrategia Code First de geração de documentações de APIs é a mais tradicional e utilizada, como então conseguimos automatizar esse processo em Kotlin + OpenAPI e utilizando um lightweight framework como Javalin.
15:10 às 16:00 Estendendo os poderes de Kotlin: Usando FP com Arrow
Jose Eduardo Castro
Kotlin é uma linguagem poderosa e ao mesmo tempo fácil de usar. Isso tem feito a adoção desta tecnologia aumentar. Entretanto, em alguns cenários é possível estender as funcionalidades de Kotlin usando certas bibliotecas. É neste caso que entra Arrow, uma biblioteca que traz ao mundo Kotlin um conjunto de funções e abstrações de programação funcional permitindo mudar a forma como planejar e construir sistemas. Nesta apresentação será apresentado conceitos de programação funcional e o uso de abstrações conhecidas de FP em Kotlin como Option, Try, Either, IO, Functor e Applicative.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Reuso de código com Kotlin Multiplatform
Felipe Costa
Nessa palestra, você irá aprender sobre o conceito de multiplatform do Kotlin, como ele difere de soluções cross-platform e, por fim, você verá como reutilizar código entre web, Android e iOS.
17:40 às 18:30 Kotlin+MicroProfile: Teaching 20 year old tricks to a new language
Víctor Orozco
Currently shining on Android, Kotlin is also gaining traction on server side applications, however and contrary to Android, the JVM backend space is more conservative, being heavily dominated by traditional stacks like Java EE and Spring for historic and compatibility reasons. In this presentation we will discuss the creation of cloud native applications with Kotlin and MicroProfile, as convention over configuration framework, explaining why Kotlin could be your next language in the backend/microservices and/or why Jakarta EE/MicroProfile could be your next Kotlin framework, combining stable standards like JPA and CDI with new language constructions that are Kotlin exclusive
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais, estudantes e interessados na linguagem Kotlin


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Felipe Costa
Felipe Costa
OLX Brasil
Luram Archanjo
Luram Archanjo
Mercado Livre

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online