TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Mobile Melhores práticas no desenvolvimento de aplicativos móveis

Desenvolvimento Mobile possui vários desafios que dificultam o foco na entrega de um ótimo aplicativo ou experiência para dispositivos móveis, venha ver as melhores práticas para desenvolver aplicativos móveis superando esses desafios para que você possa focar no que importa para que o seu aplicativo seja um sucesso nas lojas.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Por que você deve escolher o Xamarin para desenvolver o seu próximo app?
Ione Souza Junior

Xamarin é nativo? Xamarin é produtivo? Muitos ainda tem essas dúvidas, mas não tem problema, vamos esclarecer! Nessa palestra vamos sanar essas questões mostrando um exemplo bem simples de um app para Android desenvolvido com Java, outro para iOS desenvolvido com Swift e o mesmo app para ambas as plataformas desenvolvido com Xamarin em linguagem C#. Duvido que depois dessa palestra você continue com dúvidas!

11:10 às 12:00 CD Mobile no Nubank: do commit até loja
Miguel Lemos / Marcus Fonseca
Como o app do Nubank é shipado? Falaremos sobre como funcionam os repositorios, build, deploy e release dos apps. Quais dificuldades enfrentamos com o crescimento da equipe e da variedade tecnologias utilizadas em cada plataforma, e das soluções que implementamos que permite qualquer mudança chegar na loja de forma confiável, sem comprometer a qualidade dos apps.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Flutter: from Rookie to Rock Star ou o que aprendi em 20 dias
Felipe Gonçalves da Rocha
Foi dado um desafio que era reescrever parte de uma aplicação Android em Flutter e ele foi aceito! Aqui eu conto um pouco sobre o que é o Flutter, apps que a estão utilizando, conceitos básicos da tecnologia, como fiz a integração com o codebase já existente e sites que foram importantes nesta breve jornada.
14:10 às 15:00 Nativo, Híbrido, PWA, MSite - como saber qual a melhor estratégia para minha aplicação?
Julia Botan Machado
Hoje temos milhares de possibilidades tecnológicas quando o assunto é disponibilizar conteúdo para os usuários de smartphones, mas como definir a estratégia mais assertiva para que sua aplicação alcance o público alvo e seja relevante para os clientes? A proposta é olhar para seus objetivos e seu publico alvo e comparar com os diferentes aspectos de cada tipo de aplicação para conseguir entender a melhor estratégia mobile para seu projeto.
Desenvolvendo Apps Acessíveis com React Native no Nubank
Erick Mattos / Ana Luisa Bavati

Acessibilidade: Primeiros passos

  • Entendendo acessibilidade
  • Design acessível
  • Design universal

Acessibilidade e Projetos

  • Importância
  • Técnicas

Mapa de acessibilidade

  • O que é
  • Como usamos
  • Benefícios

React Native

  • Desenvolvendo apps acessíveis
  • Exemplos de códigos
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Mobile DevOps: O caminho do sucesso para desenvolvimento de aplicativos
Letticia Nicoli

Entenda como a cultura DevOps no mundo Mobile pode nos ajudar a antecipar problemas e alcançar uma melhoria contínua desde o desenvolvimento até após o lançamento do seu aplicativo.

Building your own ride share app
Richard Sueselbeck
When was the last time you were truly lost? Thanks to the maps and location technology in our phones, a whole generation has now grown up in a world where getting lost is truly a thing of the past. Location technology goes far beyond maps in the palm of our hand, however. Today it is at the heart of a broad range of applications, from logistics to games, from social networks to ridesharing. In this talk, we will explore how a ridesharing app works. How do we discover our destination? How do we find the closest driver? How do we find the best route to the destination? To answer these questions, we will be learning about a variety of location APIs, including Maps, Positioning, Geocoding etc.
16:40 às 17:30 Testando a sua app com Xamarin UI Test e Specflow
Cleiton Felipe de Moraes
Todos sabemos que devemos testar os nosso softwares então porque não testamos nossa app´s também? Que tal entender como fazer testes de interfaces em nossas app´s com o Xamarin UITest dentro do conceito de BDD, com estes frameworks podemos escrever e automatizar nossos testes para nossas app´s e manter nossas documentações vivas..
17:40 às 18:30 Testes de segurança em mobile apps
Luiz Lohn
Muito se fala hoje sobre vazamentos de informações, perda de dados e com o crescimento exponencial do uso de smartphones testes de segurança passaram de testes de luxos para testes extremamente necessários, vamos ver quais os 10 ataques mais recorrentes em mobile e como podemos evita-los.
App - como eventos críticos impactam o cliente
Tatiane Paya
Ter a possibilidade de buscar serviços disponíveis na ponta dos nossos dedos é algo incrível, a mobilidade gerada pelo uso dos Apps é indiscutível. A revolução gerada e o modo como mudamos nosso comportamento diante das inúmeras possibilidades, de fato é a comprovação da revolução digital batendo à nossa porta. Mas e quando ocorre uma indisponibilidade, qual o impacto gerado na vida de milhares de usuários, afetados pela era da transformação digital? Como garantir que o cliente impactado se mantenha fiel a sua marca? Com o objetivo de revolucionar o universo da alimentação, vamos falar um pouco como tratamos este assunto no Ifood.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 20 de Julho de 2019

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas que desenvolvem aplicativos móveis


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Felipe Gonçalves da Rocha
Felipe Gonçalves da Rocha
PagSeguro Internet S/A
Julia Botan Machado
Julia Botan Machado
Itaú Unibanco
Luiz Lohn
Luiz Lohn
Central Ailos

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online