TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha PHP Práticas e ferramentas modernas

PHP é a linguagem de programação mais presente na web, mas que também está presente em diversos outros cenários e que chegou esse ano a sua versão 7.3 e com cada vez mais foco em qualidade e performance.

Essa trilha visa apresentar práticas e ferramentas modernas de desenvolvimento PHP que visam aumentar a produtividade das equipes e elevar a qualidade e manutenibilidade do software.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Symfony - sua aplicação em fortes alicerces
Anderson Casimiro

O Symfony 4 trouxe inúmeras melhorias para a comunidade e essa palestra apresentará o ecossistema do framework: - A estrutura - Flex e Receitas - Componentes - Como e onde utilizar - Comunidade - Como colaborar

11:10 às 12:00 Microserviços com PHP e Swoole
Hector Vido Silva

Apresentar o microframework de alta performance Swoole - com servidor HTTP embutido - e compará-lo com outros microframewoks dependentes de webservers como Apache ou Nginx. Tudo isso em um ambiente de contêineres. Serão utilizados exemplos estáticos e de conexão com banco de dados em um ambiente Swarm, Kubernetes ou Openshift/OKD.

Princípios SOLID: Conversa de gente grande
Mariana Gomes

Os princípios SOLID, são cinco princípios básicos de programação e design orientados a objetos facilitam o desenvolvimento de Software, para tornando -o coeso e compreensível, reutilizável e amplo. Nessa conversa de gente grande mostraremos como esses princípios podem ajudar o programador escrever códigos mais limpos, separando responsabilidade, diminuindo acoplamentos, possibilitando a refatoração, impulsionar o reaproveitamento do código.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Ecossistema PHP - O presente, o passado e o futuro da linguagem back-end mais utilizada na web
Rodrigo Pokemaobr

No passado, muitas pessoas reclamavam do PHP devido a falta de organização na escrita de códigos, falta de padrões e pelos ditos "sobrinhos", a linguagem amadureceu, vieram os padrões, os frameworks, gerenciador de dependências e algumas pessoas continuam falando mal da linguagem. Estamos na era dos componentes e de tecnologias como webassembly, machine learning, graphql, bem como na reestruturação da linguagem para a versão 8.0. Nessa palestra iremos ver onde o PHP se posiciona atualmente, o que vem na linguagem na próxima versão e como utilizar a linguagem para trabalhar com as tecnologias em alta.

14:10 às 15:00 PHP Legado: The good, the bad and the ugly
Vanderson Lopes
É ótimo trabalhar com as tecnologias mais recentes do mercado, mas nem sempre é disso que seu contratante precisa. Saiba como lidar com essa "dor de cabeça" e tirar o maior proveito da situação para demonstrar seu potencial. Vou mostrar, com um caso real, como implementar as tecnologias mais modernas em um sistema de 8 anos atrás, que rodava PHP 5.2. Como mudar o storage para a nuvem sem alterar o código, implementar o framework de sua preferência de forma gradativa e mais.
Revolucionando as APIs Web, muito prazer GraphQL!
Guilherme Pacheco
Cada vez mais sendo comentado, requisitado e utilizado, o GraphQL é uma linguagem de consulta, desenvolvida pelo Facebook, ela é uma linguagem de consulta que permite a realização de consultas e manipulação de APIs Web através de requisições e retorna somente os dados que realmente precisam ser exibidos. E o mais interessante de tudo isso é que o GraphQL pode ser utilizado com qualquer linguagem de programação e por este motivo o objetivo desta palestra é apresentar a utilização desta ferramenta com o PHP!
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Implementando GraphQL com PHP
Alefe Souza
Nessa palestra aprenderemos os conceitos básicos da query language GraphQL, do Facebook, debateremos as principais vantagens sobre o REST e como implementa-lo em um projeto utilizando tanto PHP puro quanto com Laravel.
Segurança além do óbvio
Vinícius Campitelli

Como cerca de 80% dos web sites rodam PHP, as aplicações nessa linguagem são alvos corriqueiros de ataques. Veremos como aplicar as melhores medidas para protegermos nossos sistemas, trazendo os principais itens do OWASP Top Ten de uma forma mais profunda, indo além dos exemplos mais comuns encontrados, que muitas vezes são resolvidos pelos próprios frameworks. Pontos que serão abordados: enumeração de usuários, CSRF, gerenciamento de sessão, melhores práticas de validação de entradas, runtime application self-protection, armazenamento e políticas de senhas.

16:40 às 17:30 Arquitetando sistemas PHP utilizando boas práticas de engenharia de software
Eduardo Cesar

A proposta dessa talk é levantar pontos arquiteturais de sistemas PHP, pois até mesmo um sistema legado se bem organizado pode evoluir e ser mantido ao longo do tempo. Como conceitos de Domain Driven Design , Rest Maturity Model podem ajudar a ter sistemas mais concisos e coerentes com o domínio de negócio da aplicação. Quando pensarmos em aplicações PHP assíncronas serão apresentadas soluções arquiteturais e de serviços para processamento de filas e real time com PHP. Enfim serão discutidos padrões e conceitos arquiteturais, concluindo porquê a ausência deles são tão nocivas quanto o excesso, e o valor que uma boa arquitetura pode agregar ao software e à seu domínio de negócio.

17:40 às 18:30 PHP as a Service
Paulo Victor Gomes

Função como serviço (FaaS) é um modelo criado pensando na entrega do negócio pois é focado somente no código e não na infraestrutura, basicamente não sabemos e não nos preocupamos em como o nosso código será executado, infraestrutura, ambiente e escalabilidade da aplicação é por conta do provedor de Cloud, com isso, além de garantir um custo efetivo esse modelo faz com que a execução seja orientada a eventos e que sua estrutura seja componentizada, o PHP é uma linguagem que tem um modelo de execução perfeito para esse modelo. Essa palestra irá abordar os conceitos do PHP como serviço(PHP as a Service) em exemplos reais de uso e o que a comunidade mundial tem feito.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 20 de Julho de 2019

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas que desenvolvem com PHP ou outras linguagens, estudantes e entusiastas.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Alefe Souza
Alefe Souza
iMasters / AS.dev
Eduardo Cesar
Eduardo Cesar
ZARPSYSTEM
Guilherme Pacheco
Guilherme Pacheco
Gazin / Faculdade Alfa
Hector Vido Silva
Hector Vido Silva
4Linux, Dragonfly Creative
Vanderson Lopes
Vanderson Lopes
DB1 Global Software
Vinícius Campitelli
Vinícius Campitelli
Consultor de TI e instrutor de treinamentos

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online